quinta-feira, 5 de janeiro de 2023

Encontrei três tipos de falhas


Estava pensando com os meus botões.

Conversa vai, conversa vem, comecei a categorizar "falhas".

Encontrei esses três tipos:


1) O investimento

Você está investindo no desenvolvimento de uma pessoa. Você já passou por aquela experiência, você já ajudou outras pessoas a passarem por aquela experiência. Você já testou algumas opções, já viu outras pessoas testando outras opções. Já sabe quais opções dão mais resultado e quais opções simplesmente falham em resolver o problema.

Mesmo assim você está apresentando o problema para essa pessoa. E essa pessoa apresenta uma solução que você sabe que não dará resultado. Mesmo assim você deixa a pessoa falhar para que ela aprenda com a própria falhas.


2) O teste;

Um problema aparece. E você até pode usar soluções já testadas antes para solucioná-lo. Porém, decide usar uma nova abordagem, nunca antes testada em seu contexto. Não há registros prévios de resultados porque essa solução nunca foi testada. E agora é um momento propício para verificar se esse caminho pode trazer bons resultados.

O time testa a solução e ela... falha.

O time documenta o problema, a hipótese, o teste efetuado e o resultado negativo. Cria planos de ação para evitar que a falha ocorra novamente. Cria lições aprendidas para serem divulgadas para a organização.


3) O teimoso;

O mesmo problema que já ocorreu antes, volta a ocorrer. Sem saber ou mesmo sabendo que a solução não resolve o problema, você usa uma solução que já falhou antes.

E, para surpresa de zero pessoas, a solução que não resolveu o problema anteriormente não resolve o problema dessa vez, novamente.

Bem, na próxima vez que o problema aparecer, quem sabe essa mesma solução funcione, né?

Nenhum comentário:

Postar um comentário