sábado, 12 de julho de 2014

A primeira imagem de um átomo de hidrogênio!

Ciência, amigo. CIÊNCIA.


Mais informações? Aqui -> http://io9.com/the-first-image-ever-of-a-hydrogen-atoms-orbital-struc-509684901

--------------

Certa vez estava eu tendo uma agradável conversa com um fundamentalista religioso que possuía o mínimo de educação necessária para tanto.
Lá pelas tantas ele me veio com o argumento "tu não pode ver o ar e acredita nele". Eu disse que poderia medir a existência do ar indiretamente de muitas formas. E essas medições eram evidências de que o ar EXISTE. Diferentemente do ser superpoderoso invisível que este meu amigo acredita, cujas medições propostas nunca conseguem ser replicadas satisfatoriamente.
Não convencido com a minha resposta, ele foi enfático: "MAS VOCÊ NUNCA VIU O AR".
Como pessoa bem condicionada a ser educada (através de muitas chineladas dadas pela minha mãe, obrigado), calei-me. Se a prova científica não foi suficiente, meu esforço de argumentação estava fadado ao fracasso.

Já havia algum tempo que imagens de moléculas haviam sido publicadas. Algumas até de átomos mais pesados. Mas eu sabia que, apesar de estarem presentes em quantidades mínimas no ar, esses átomos não eram "ar".

Bem, o hidrogênio é o átomo mais simples e mais abundante do Universo. Logo, ele é a maior parte de praticamente tudo o que é composto e natural. É o elemento mais abundante na água e participa de inúmeras moléculas encontradas no ar (apesar da nossa atmosfera ser composta principalmente por nitrogênio, oxigênio e carbono).

E aí está a primeira imagem REAL de um átomo de hidrogênio.

Se conseguimos observar o menor dos átomos, é mera questão de trabalho para posicionar os átomos maiores (nitrogênio, oxigênio, carbono, etc...), ajustar o foco e tirar a "foto".

Pronto, amigo fundamentalista. Eu consegui "ver o ar". Você conseguiu "ver o ar". Está aí. Qualquer um pode ver. Se tu pegares o estudo que resultou nessa foto e utilizares todos os equipamentos na ordem certa do processo utilizado, você também conseguirá tirar uma "foto do ar". Qualquer um, em qualquer lugar do mundo, conseguirá. Basta seguir os passos corretamente.

Agora é sua vez. Estou esperando pelo seu método para podermos "ver Deus". Descreva tudo com exatidão e riqueza de detalhes. Enumere todos os equipamentos necessários. Mande o passo-a-passo. Quero ver o seu Deus.

Your Move.

7 comentários:

  1. Mecanica Quantica pode lhe ajudar a ver, sugiro que começe pelo livro ''O TAO DA FÍSICA'', as palestras do professor Hélio Couto e o livro ''O univero autoconsciente'' do professor Amit Goswami.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. TA DE BRINCADEIRA ???? "NOVA REPROGRAMAÇÃO MENTAL" Schrödinger, Einstein, Planck e todos outros grandes nomes da mecânica quântica estariam chorando ao ver seu comentario. Recomendo pesquisar oq é física quântica e deixar de acreditar em charlatões que fingem reprogramar sua mente, honestamente...

      Excluir
  2. Realmente, nem seu amigo fundamentalista nem qualquer outro ser jamais lhe mostrará Deus, pois essa percepção é uma experiência pessoal e intransferível. Também busco esse contato, mas já consigo diferenciar o efeito da causa. Enfim, cada um com seu modelo de crenças, que já aprendi a respeitar... só quis deixar minha opinião.

    ResponderExcluir
  3. poise, esse argumento do ar ja chegou a virar meme kkkkkk, enfim, não tem como provar a existência de Deus (nem como desmenti-la nos parâmetros defendidos pelas religiões). Se trata de uma fé, uma crença, se sua existência for provada deixará de ser fé, se tornará conhecimento. Olha, cada um com sua crença, isso é algo q deve ser respeitado, mas não devemos misturar religião com ciencia. Ciência é um instrumento da filosofia criado para buscar a verdade dos aspectos da natureza, e sendo esta uma que usa dados empíricos e factuais, não deve ser confundida com religião. Já vi muita gente dizer q ciencia tbm é uma religião, uma crença... de acordo com o dicionario, crença é ter certeza de que algo é real mesmo sem provas de sua existencia. A ciência não trabalha assim, só afirmamos oq sabemos que é verdade e desmentimos oq sabemos que é mentira, não acreditamos em nada, nós apenas sabemos. "Ah, mas vcs tbm tem suas teorias, vcs ACREDITAM no big bang sem provas"... não amigo, nós não tomamos teorias como verdades, apenas como teorias, nós temos convicção de que tal teoria possa ser ou não verdade, mas nunca AFIRMAMOS nada até que não esteja empiricamente comprovado. Sendo a definição de acreditar tomar algo como verdade sem provas, posso afirmar que a ciencia não acredita em nada. quanto as coisas já provadas, não é que acreditamos nelas, nós SABEMOS delas, é um conhecimento.

    ResponderExcluir
  4. mas enfim, bela foto essa do hidrogênio, não sabia q ja dava pra ter esse tipo de foto

    ResponderExcluir