sábado, 12 de julho de 2014

A primeira imagem de um átomo de hidrogênio!

Ciência, amigo. CIÊNCIA.


Mais informações? Aqui -> http://io9.com/the-first-image-ever-of-a-hydrogen-atoms-orbital-struc-509684901

--------------

Certa vez estava eu tendo uma agradável conversa com um fundamentalista religioso que possuía o mínimo de educação necessária para tanto.
Lá pelas tantas ele me veio com o argumento "tu não pode ver o ar e acredita nele". Eu disse que poderia medir a existência do ar indiretamente de muitas formas. E essas medições eram evidências de que o ar EXISTE. Diferentemente do ser superpoderoso invisível que este meu amigo acredita, cujas medições propostas nunca conseguem ser replicadas satisfatoriamente.
Não convencido com a minha resposta, ele foi enfático: "MAS VOCÊ NUNCA VIU O AR".
Como pessoa bem condicionada a ser educada (através de muitas chineladas dadas pela minha mãe, obrigado), calei-me. Se a prova científica não foi suficiente, meu esforço de argumentação estava fadado ao fracasso.

Já havia algum tempo que imagens de moléculas haviam sido publicadas. Algumas até de átomos mais pesados. Mas eu sabia que, apesar de estarem presentes em quantidades mínimas no ar, esses átomos não eram "ar".

Bem, o hidrogênio é o átomo mais simples e mais abundante do Universo. Logo, ele é a maior parte de praticamente tudo o que é composto e natural. É o elemento mais abundante na água e participa de inúmeras moléculas encontradas no ar (apesar da nossa atmosfera ser composta principalmente por nitrogênio, oxigênio e carbono).

E aí está a primeira imagem REAL de um átomo de hidrogênio.

Se conseguimos observar o menor dos átomos, é mera questão de trabalho para posicionar os átomos maiores (nitrogênio, oxigênio, carbono, etc...), ajustar o foco e tirar a "foto".

Pronto, amigo fundamentalista. Eu consegui "ver o ar". Você conseguiu "ver o ar". Está aí. Qualquer um pode ver. Se tu pegares o estudo que resultou nessa foto e utilizares todos os equipamentos na ordem certa do processo utilizado, você também conseguirá tirar uma "foto do ar". Qualquer um, em qualquer lugar do mundo, conseguirá. Basta seguir os passos corretamente.

Agora é sua vez. Estou esperando pelo seu método para podermos "ver Deus". Descreva tudo com exatidão e riqueza de detalhes. Enumere todos os equipamentos necessários. Mande o passo-a-passo. Quero ver o seu Deus.

Your Move.