domingo, 26 de agosto de 2018

Fearless Girl Vs Chargin Bull - porque a escultura da menina é ridícula

É pra ser um texto rápido.
Anos depois do problema porque eu só lembrei agora de escrever sobre ele.

As esculturas em questão são as duas da foto:


Elas ficam em Wall Street, centro financeiro do mundo.

A "Chargin Bull" desde 1989.
A "Fearless Girl" desde 2017.

A escultura do touro é significativa. Mostra uma cultura interessante e está inserida no contexto do local.
Sendo bondoso, a escultura da menina está deslocada e descontextualizada. Sendo realista, a escultura da menina é estúpida, ignorante e perversa.

Calma. Eu explico.

O mercado financeiro tem dois "mascotes": O urso e o touro.

Quando ataca, o urso golpeia de cima pra baixo, fazendo um movimento descendente. Um movimento de QUEDA. Os economistas usaram esse movimento para exemplificar quando o mercado está EM BAIXA.
Recessão, inflação, gastos mais altos que receitas, moedas estrangeiras valendo mais do que a moeda nacional, títulos prefixados mais valiosos do que ações de empresas... quando o mercado vai mal, diz-se que está em "Bear" (urso).

E mercado ruim significa economia ruim. E economia ruim significa menos empregos, menor consumo, cintas apertadas, economias forçadas, muito trabalho e pouca diversão.
Economia ruim são tempos difíceis.

Em contrapartida, quando o touro ataca ele chifra de baixo para cima. O touro faz um movimento ascendente. Um movimento CRESCENTE. Os economistas usaram esse movimento para exemplificar quando o mercado está EM ALTA.
Lucros, novas empresas abrindo, empresas inovando, mercado progredindo, criação de empregos, moeda nacional forte, juros baixos, ações das empresas valendo mais do que PIBs de dezenas de países... quando o mercado vai bem, diz-se que está em "Bull" (touro).

Cada mercado se acostuma a operar de acordo com a realidade do seu país. 

Nova York - e os EUA como um todo - tem a filosofia de buscar as operações de BULL MARKET. Eles acreditam que ganhar dinheiro é fazer toda a economia ir para frente. Somente quando todos estão ganhando dinheiro que alguém pode ganhar dinheiro.

O conceito de Bull Market é fantástico. Ao comprar uma ação, você não está protegendo o seu dinheiro ou apenas especulando na bolsa. Em um Bull Market, comprar uma ação é acreditar no projeto daquela empresa. É usar o seu dinheiro como voto de confiança que as ações tomadas no dia a dia da empresa farão com que o título de ação valorize em pouco tempo. Quem compra uma ação em um Bull Market está financiando sonhos, financiando o futuro. Acreditando que, no final do ano fiscal, quando a empresa partilhar o resultado dos seus lucros, acabará recebendo um bom dinheiro por ter feito parte do projeto.

O "Chargin Bull" é uma obra que representa o espírito de quem sua trabalhando, se abstém para economizar, estuda a finco qual o melhor projeto e ajuda a financiar sonhos. É a pessoa que aguarda o momento em que receberá a recompensa por ter sido tão austero.

O "Chargin Bull" representa todo um país indo para frente, junto. Pessoas trabalhando para a economia melhorar. Para construir um futuro melhor para todos.

Posto isso...

Colocar uma "menina sem medo" na frente do touro do progresso é... estúpido.
No mínimo, ignora a representatividade do touro.

Qual a intenção de quem quer enfrentar sem medo um mercado em alta?
Estaria a pessoa indo contra a economia de desenvolvimento?
Ou simplesmente quer destruir a bolsa, falir empresas, fechar postos de trabalho, criar uma recessão, gerar inflação, aumentar juros e, assim, destruir a economia?

A única coisa que eu concordo com a escultura "Fearless Girl" é que ela é representada por uma criança. Não por ser uma menina, mas por ter pouca idade.
Frágil. Sem memória e sem conhecimento. Manipulável.

E, como ocorre com a maioria das crianças, existe a esperança de que ela cresça e entenda como foi usada por pessoas que têm interesses escusos. Pessoas maldosas. Gente que torce pelo mal de todo um país para tomarem o poder e instituir a sua agenda. Colocar amigos no poder e controlar todo o país. Criar ditaduras, como Venezuelas, Coréias do Norte, etc...

A estátua da menina sem medo representa interesses ridículos.

E ela só não foi retirada do lugar porque está em um país que respeita a liberdade individual de expressão das pessoas. Um país livre, aonde mesmo uma pessoa com uma ideia tão imbecil tem o direito de se expressar. Mesmo afrontando a lógica e a razão.