segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

Jóias do Infinito

Os filmes do Universo Cinematográfico Marvel (MCU) estão interconectados, girando em torno da história das Jóias do Infinito.

Em cada filme vemos conflitos que, de alguma forma, são criados direta ou indiretamente por uma das jóias do infinito. Mesmo o Hulk, Homem de Ferro ou o Homem Formiga, que não tiveram jóias do infinito em seus filmes, têm suas origens diretamente relacionadas com um pai, mentor ou a própria SHIELD que estiveram envolvidos com Jóias do Infinito.
Embora a fase 1 tenha apenas raspado na história do Tesseract, já na fase 2 vemos o Eter, o Orbe e a Joia da Mente e na fase três já fomos apresentados à Joia do Tempo. Portanto nos falta ver apenas a Joia do Espírito.

Vindo dos gibis e já apresentado nos filmes, Thanos precisa das seis jóias para completar a Manopla do Infinito. Com ela o titã louco poderá fazer o que quiser. Talvez entregar o Universo à sua amada, a Morte?



1 - A Joia Espacial
Vista em: Capitão América o primeiro vingador e em Os Vingadores.
Poderes: A Joia Espacial possui energia suficiente para permitir ao seu portador viajar por enormes distâncias e até mesmo se teletransportar.
No MCU, ela é conhecida como Tesseract. Nós a vimos aparecer no filme do Capitão América, aonde o Caveira Vermelha queria utilizá-la como fonte de energia para as armas da Hydra. Depois de toda a batalha, o Tesseract afundou no oceano. Anos depois Howard Stark conseguiu recuperá-la para a SHIELD, que tentou construir o próprio arsenal a partir da energia do Tesseract. Após a visita de Thor à Terra, Loki encontrou o Tesseract e utilizaria o poder da joia do infinito para abrir um portal para a invasão dos Chitauri. Os Vingadores detiveram a invasão e Thor levou o tesseract para Asrgad, aonde ele se encontra até hoje.



2 - A Joia da Realidade
Vista em: Thor o mundo sombrio.
Poderes: A Joia da Realidade permite ao portador alterar o tecido da realidade no seu nível mais fundamental, transformando em realidade qualquer coisa que imaginar.
A Joia da Realidade foi apresentada no filme Thor o mundo sombrio, aonde ficou conhecida como Éter. Ponto central de uma guerra entre asgardianos e elfos negros, o avô de Thor a tomou dos elfos e a escondeu. Milênios depois, Jane Foster encontrou a joia, mas a joia entrou no corpo da cientista. Depois de toda a batalha para retirar a joia do corpo de sua amada e para retomá-la dos elfos negros, Thor a entregou para O Colecionador. Segundo o filme, não era seguro manter duas jóias do infinito no mesmo lugar e o Tesseract já estava em Asgard.



3 - A Joia do Poder
Visto em: Guardiões da Galáxia.
Poderes: Como o nome propõe, a Joia do Poder dá ao seu portador... poder. Permite energizar sistemas, destruir galáxias, obliterar armadas, etc... É a Joia do Poder que dá energia para as outras seis jóias funcionarem.
A Joia do Poder foi encontrada pelo Star Lord e depois foi roubada por Ronan que a entregaria para Thanos. Em vez disso, Ronan ficou com a joia para destruir Xandar. Os Guardiões da Galáxia com a ajuda dos Ladrões Espaciais e da Nova Corps conseguiram recuperar a joia. A joia era para ter sido entregue a Yondu, mas o Star Lord o enganou e deixou a joia com a Nova Corps.



4 - Joia da Mente
Visto em: Os Vingadores Era de Ultron e Capitão América Guerra Civil.
Poderes: Ampliação da cognição mental, ler mentes, controle mental, controle de matéria com o pensamento, unificação mental.
A Joia da Mente foi vista primeiramente em Os Vingadores no cetro dado pelos Chitauri a Loki. Ela foi capaz de controlar o Gavião Arqueiro e o cientista Erick Selvig. Uma vez recuperado pelos Vingadores, o cetro foi aberto por Tony Stark e Bruce Banner para estudos e revelou-se conter a Joia da Mente. O plano dos heróis era usar a joia para controlar o sistema de defesa Ultron. Como vimos no filme, Ultron corrompeu seu propósito e a missão dos heróis foi impedir o robô de dominar o mundo. Uma vez recuperado o corpo de vibranium e a joia, Stark e Bruce tentaram novamente usar JARVIS para controlar a joia e criar o sistema de defesa. Os outros heróis tentaram impedir, mas Thor interviu no último momento ajudando a criar o Visão. A Joia da Mente está incrustada na testa de Visão desde então.



5 - Joia do Tempo
Vista em: Doutor Estranho.
Poderes: Manipulação do tempo, acesso ao passado, presente e futuro.
A Joia do Tempo está dentro do Olho de Agamoto no MCU e estava sob os cuidados da Anciã. Durante o filme o Doutor Estranho toma o Olho de Agamoto para combater Dormammu. No fim, o Olho de Agamoto revela a Joia do Tempo em seu interior. A joia continua na Terra sob a proteção dos magos.



6 - Joia do Espírito
Vista em: Ainda não vista no MCU.
Poderes: Nos gibis, a joia permite ao usuário manipular espíritos. Roubar, absorver, tirar e dar vida. Ainda é um portal par ao Universo Idílico, uma referência para um "Universo após a morte".
Todos que conhecem as histórias vindas dos gibis achavam que a Joia do Espirito apareceria no filme do Doutor Estranho. Mas depois do final de Doutor Estranho muito se especula que a joia apareça em Thor Ragnarok. Provavelmente adaptarão Adam Warlock com sua versão feminina (criada pelo Enclave) como sendo Hela. Pode ser que Hela e Loki utilizem a Joia do Espírito para banir Thor de Asgard, conforme as primeiras notícias sobre o enredo do filme.
Há quem diga que a joia já foi apresentada e está em poder de Heimdall, que a utilizaria para poder ver todos os seres vivos em todos os planetas.
Mas, novamente, tudo isso não passa de mera especulação.
Particularmente, eu estou ansioso por ser surpreendido!



BÔNUS:

7 - Joia do Ego
Vista em: Ainda não vista no MCU.
Poderes: Nos gibis, a joia permite ao portador ter conhecimento completo da extensão dos poderes de todas as demais jóias e a manipular as energias dimensionais em conjunto.
Essa não é uma das pedras originais e não é necessária para a Manopla do Infinito ter todo seu poder completo. Foi introduzida nos gibis como uma joia extra encontrada por Loki em uma de suas tentativas de dominar o Universo.

Duvido muito que esta joia apareça no MCU, mas seria muito interessante ter esse gancho para uma fase 4 ou 5.

Quem sabe a força dos filmes da Mavel não torna essa sétima joia canônica?




Nenhum comentário:

Postar um comentário