quarta-feira, 22 de setembro de 2021

Sobre agilidade, colegas cuzões e puta que me pariu, que raiva do mundo

"Agilidade tá na moda!"

"Vida de agilista é fácil!"

"Quero ser agilista, também!"


Pra você que tá pensando em encarar o ramo de agilidade, deixa eu te contar as partes sórdidas, que ninguém posta:


1) Gestor te contrata por modinha.

Sim. Agilidade tá na moda e a empresa quer parecer legal no mercado. Aí enche a estrutura tradicional de agilistas, sem empoderar nenhum deles. Você vê um mundo de coisas erradas, tem as ferramentas para melhorar o dia a dia e não tem poder para instituir nenhuma delas.


2) Você é contratado para dizer onde teu patrão tá errando.

Tanto o patrão "dono da empresa" quanto o patrão "teu cliente interno, o time". E não, eles nunca têm maturidade para te escutar. E mesmo você já sabendo no primeiro dia o que deve ser feito com certeza absoluta, o caminho SEMPRE é direcionar o time e os gestores para que eles aprendam com os próprios erros. Se você for bom, eles aprenderão. Mas não reconhecerão que foi por sua causa.


3) Incompreensão.

Não, ninguém vai entender o que você está fazendo. Nunca.

Agilidade é contra-intuitiva e sempre existirá o sabe-tudo da empresa para aparecer dizendo que agilidade não funciona. Mesmo você provando que a ação vai beneficiá-lo, o sabe-tudo continuará a campanha contra o que você está fazendo.


4) Ingratidão.

Você vai trabalhar feito um condenado para garantir o bom fluxo de trabalho do time. Vai colocar o seu na reta para bancar ferramentas e práticas necessárias para o bom andamento do projeto.

E o time vai entregar com louvor.

E na hora do agradecimento, NINGUÉM citará seu nome.

"Agilidade nunca entrega nada" - já me disseram.

Parabéns ao time, ao PO, ao coordenador, ao gestor, ao diretor, ao cliente, ao RH, à tia do cafezinho e ao bom tempo que nos ajudou. Todo mundo ganha tapinha nas costas, menos o agilista.


Se vale a pena?

Vale.

Sim, vale.

Mesmo contra tudo e contra todos, o seu agilista continua fazendo todo o necessário para garantir o bom andamento dos projetos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário