quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Aniversário de Charles Darwin!

Ele estaria fazendo 207 anos hoje. O que seria uma adaptação fantástica ao meio, hehe.
De qualquer forma, as ideias dele o fizeram imortal.

A Teoria da Evolução das Espécies é um conjunto de ideias tão brilhantes, que mostram um entendimento tão único do modo como o nosso mundo funciona, que eu chego a compará-la com a Teoria da Relatividade de Einstein.

Você consegue entender o nível de abstração necessária para um ser cuja duração neste mundo é de no máximo cerca de 100 anos, para compreender o que acontece com o passar de milhares de gerações?

É bom lembrar a diferença entre HIPÓTESE  e TEORIA.
HIPÓTESE é qualquer ideia que você tenha. "Existem extraterrestres", "A Terra é plana", "Deus existe", etc...
TEORIA é quando uma HIPÓTESE foi submetida a algum teste... E PASSOU.

Porque não chamamos as teorias de leis, então?
Porque a ciência é HUMILDE. Nós aprendemos que nada é definitivo. Que muitas vezes nosso entendimento chega só até certo ponto, sendo que o conhecimento total da área vai muito além.
Assim como Newton teorizou sobre a gravidade, explicando suas consequências sem explicar suas causas e, séculos depois, Einstein retomou o trabalho e explicou as causas da gravidade, expandindo o conhecimento que Newton iniciou.

Nada mais é "lei" na ciência, porque estamos o tempo inteiro testando as afirmações feitas. Não importa o quanto essa afirmação pareça correta.

O que é a evolução?

A evolução não é a explicação de como a vida começou. A evolução é a explicação de como a vida se comporta para, através de todas as eras, chegar ao ponto em que chegou.

Sendo bem resumido, a evolução nada mais é do que a resposta dos organismos a uma determinada condição que o meio impõe. O indivíduo que melhor sobrevive às adversidades impostas pelo meio sobrevive mais. Tem uma vida com maior qualidade. Tem mais filhos. Ocupa melhor o meio ambiente em que vive.
A evolução não é a sobrevivência do mais forte, ou do mais inteligente... A evolução é um acaso da sorte. É ter olho azul e namorar mais meninas do que o colega que tem olho preto. É ser ruiva e poder escolher qualquer homem do mundo para namorar.

Evolução é o vírus da gripe se reproduzir tanto e tão rápido que gera pelo menos uma cepa agressiva todo ano. E embora seu sistema imunológico já tenha enfrentado e matado a cepa agressiva do ano passado, ele não reconhece a cepa agressiva desse ano. E por isso você tem que tomar uma vacina contra a gripe todo ano ou pegar "um gripão" e ficar de molho uma semana, todo ano.

Evolução são os nossos antibióticos matando 99,99% das bactérias, mas não conseguindo matar aquele 0,01%... Aí esse 0,01% de bactérias resistentes ao antibiótico se reproduzem e se tornam uma super-bactéria, para a qual não temos nenhum remédio que possa nos curar.

Evolução é esse seu polegar que fica contra seus outros quatro dedos, formando uma pinça perfeita, que você pode usar para se agarrar em galhos e escalar árvores... Mãos em formato de pinças, muito parecidas ou iguais às mãos de tantos outros animais... como os macacos.

Definitivamente qualquer um que fale contra as ideias de Darwin ou é um idiota completo que não conseguiu compreendê-las, alguém que está ganhando muito por contrariá-las ou algum seguidor maluco de ideias absurdas.






Nenhum comentário:

Postar um comentário