segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

2009 / 2010


Adeus ano velho, feliz ano novo!

Lá vou eu para mais um texto de mudança de ano. Sempre faço um, mas nem sempre publico.

Esse ano vou começar com uma tese minha a respeito de 2009: Algum mês ficou pra trás. Sim, 2009 não teve 12 meses, como o de costume. Não foram 365 dias. Um mês, pelo menos, foi esquecido. Por algum tempo imaginei que fosse Janeiro, mas não foi. Fevereiro teve meu aniversário, então não foi também... Sei lá... Talvez um mês de inverno não tenha sido contado, talvez Junho, talvez Julho...

Não sei dizer qual foi, mas esse ano de 2009 passou muito rápido pro meu gosto. Acabou mais rápido que as barras de chocolate ao leite que me acompanham nos finais de semana.

Dito isto, quero passar aos acontecimentos de 2009.

Muito gente morreu, muita gente nasceu. Paciência, o mundo é assim. Só espero que o povo não fique cada vez mais burro, a ponto de querer dar Gatorade ou RedBull para que "as plantas cresçam mais musculosas".

Falando de política, estou dando prazerosas gargalhadas de Balneário Gaivota e, ao mesmo tempo, choro por dentro pelo município e seu povo. Elegeram o prefeito que pagou melhor pelo voto. Agora, este mesmo prefeito reclama que o povo da cidade é pedinte. Claro meu "Bom Amigo", você acostumou mal as pessoas, desprezou os meios para chegar aos seus objetivos (que podem até ser nobres, mas não compensam atrocidades), agora não adianta reclamar. E, só para saber, quantos projetos para Balneário Gaivota e para a região o Senhor levou ao governo do Estado ou ao Governo Federal? Tem conseguido algum subsídio? Tem trazido divisas para nossa amada prainha? Não? Imaginei. Agora não adianta chorar. (Eu não esqueço das promessas... quero a linha de ônibus, os cursos profissionalizantes, a interpraias devidamente asfaltada...)

Bem, vou sair da política senão tenho um treco.

Falando de ecologia, o planeta não está esquentando. Na verdade, os estremos estão mais fortes. Verões mais quentes, Invernos mais frios e, na média, a terra têm ficado mais fria que o histórico. Pra quem pensa um instante é lógico: o mundo não acabará em fogo, e sim em gelo... Nem a Terra nem o Sol ficarão mais quentes, o destino de todo calor é se dissipar.

Pensem, por um instante, nos Dinossauros. Lagartos de sangue frio de 10 toneladas... Se um jacaré de 100 kilos tem que ficar 4 horas sob o calor do sol pra se mexer hoje em dia, um brontossauro ficaria umas 12 horas... Então, com o cair da noite, o frio faria que ele parasse de se mexer muito rápido. Um animal destes pastaria por umas 3 horas durante o dia... Se uma vaca tem que pastar por10 horas pra viver, imagina um gigante como o brontossauro...

Ou seja, a Terra já foi mais quente e está, cada vez mais, resfriando. Cada onda de calor é um soluço precedendo o inevitável.

Todos os cientistas que estão mascarando dados a respeito do Aquecimento Global apenas me embasam...

Barack Obama. Vi, outro dia, um vídeo de uma apresentação "on stage" do Chris Rock (tem no youtube, vai lá e procura) da HBO. Ele fez uma piada com o Obama. Como sempre, presto muita atenção nas piadas. Acho que sou o único sonhador que faz piadas inocentes no mundo. Tenho medo de todas as piadas que não são minhas...
Mas o Chris Rock disse que o Obama não vai ser um bom presidente. Sabe porque? Porque ele tem uma esposa negra. E mulheres negras não se deixam ficar por baixo na relação. Na piada esteriotipada do Rock, as esposas brancas sabem ser primeiras-damas. Elas sabem seu lugar e fazem bem o seu papel, complementando e agindo de acordo com o marido. Já as esposas negras tendem a dominar e mandar em tudo.
Concordo com cada palavra, desde que tire-se as raças da brincadeira e troquem "mulher" e "esposa" por "assessores" e "aliados". Aliás, sendo assim, podem estender o conceito a todos os governos do mundo. A todos os líderes, passando pelos mais populares aos mais desconhecidos, como os chefes de família.
Nesse ano eu aprendi que quem está em evidência nunca é quem manda. Aliás, estar em evidência é a pior coisa do mundo. Você só tem responsabilidades, tem que se preocupar com tudo, todos esperam tudo de você. E você tem o dever de corresponder. E, se por qualquer motivo algo não der certo, a culpa é sua. Melhor ficar quieto, no canto, pra não aparecer muito. Barack Obama mineiro, intendeu ?

Bem tudo isso dito acima, vou falar do meu time. O Inter foi a melhor decepção que já vi no futebol brasileiro. Nunca um time que foi enquadrado em "decepcionante" chegou tão longe. Dois campeonatos ganhos (Gauchão e Suruga), três vice-campeonatos (copa do Brasil, Brasileirão e Recopa) e uma eliminação precoce na Sul-Americana. Tem muito time de quem se espera muito que não chegou nem perto disso. Vide Palmeiras.
Eu continuo achando que faltou coragem (isso mesmo, coragem) aos dirigentes do Inter. Coragem pra manter jogadores (Magrão, Nilmar, etc...), pra contrair e assumir dívidas, pra contratar reforços e para reconhecer falhas (dentre todas, o Tite foi a pior).
Meu medo pra 2010 é que esta coragem parece que continua em falta.

No plano familiar, tudo anda tão esquisito... Impressionantemente esquisito. Sinto-me como o Bart, enquanto pesca com o Flanders, no filme dos Simpsons. "Não vai me estrangular?" Pergunto-me o tempo todo, com uma estranha saudade das loucas brigas injustificadas e intermináveis. É muito estranho que "estranhos" tratem-me melhor que os meus. E haja bobagem no argumento que "é melhor apanhar bastante em casa pra ficar prevenido contra as maldades da rua..."
Sinceramente, prossegue a minha mais sincera e sadia inveja das pessoas que possuem uma família normal, onde as mães e os pais se amam e fazem de tudo para sustentar um lar, um ambiente de aconchego e porto seguro aos seus filhos.
Quanto à minha “família”? Bem, gostaria que eles parassem de encher o saco por causa de dinheiro, notassem que esse é o menor problema deles e passassem a conviver em paz.
“...Por mais que se esforce, há um abismo que separa um homem do outro, impossibilitando que alguém assuma o papel deixado para trás por outrem...”
Amigos, amigos, amigos! Nunca falo com vocês, mas aqui está meu voto de felicidade, paz, sucesso, harmonia e tudo que é de bom para cada um de vocês. Aos que estão próximos eu sou estranhamente distante. Sim, é meu modo de ser. Posso parecer falso, mas sou só reservado. Ainda não sei entoar minha voz direito e minhas frases soam esquisito na maioria das vezes. Mas é porque eu sou meio torto, desculpem-me. Aos que estão longe, tenham guardada a melhor lembrança da coisa mais divertida que fizemos juntos. Sou grato a cada um de vocês pelo que adicionaram na minha vida. Não pensem que eu não penso em cada um.
Quanto ao meu coração? Ele anda em excelentes mãos. Espero que eu consiga representar para ela pelo menos metade do que ela representa na minha vida... “Porque é tanto... Tanto... Se ao menos você soubesse...”
Para 2010? Quero Frioooooo! Quero paz. Quero que as pessoas tenham ímpeto de evoluírem, quero poder ser alguém melhor também. Quero continuar tendo a chance de acertar, a confiança para poder cair e o amparo para poder me levantar, cada vez melhor. E que eu possa ser este amparo para os que estão próximos de mim também.
Um puta 2010 pra todo mundo.
Arthur Tavares

Nenhum comentário:

Postar um comentário