terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Ar Condicionado

Teoria boba... Mas vamos lá...

Procurei por pesquisas, mas não encontrei, ainda, nada referente a isso na Internet...

Os aparelhos de Ar Condicionado têm sua potência especificada em BTU's. Isso significa que, ao serem ligados, utilizam tanta energia que ficam quentes. É por isso que são instalados com metade para fora... Se ficassem, inteiros, dentro de um recinto, o aquecimento do aparelho seria maior do que a capacidade de resfriamento do mesmo, deixando o ambiente mais quente.

Ao procurar por uma pesquisa na Internet, eu gostaria de encontrar um indicador dizendo quanto um aparelho de Ar Condicionado aquece, em média, ao ser ligado na função de resfriar.

Como não sei exatamente, vou fazer um paralelo aqui: Aparelhos de Ar-Condicionado são como Geladeiras. Funcionam com compressores que transformam um gás em líquido através de pressão. Esse líquido é empurrado para dentro da sala ou geladeira, fervendo lá dentro. Quando ferve, o gás é transportado para fora da sala ou da geladeira. Portanto, esses aparelhos não "colocar frio para dentro" e, sim, "empurram o calor para fora".

É nessa definição que queria chegar. "Empurrar o Calor para fora".

Pense em uma cidade grande, onde você não consegue definir um único "centro"... Porto Alegre, Rio de Janeiro, São Paulo, Tóquio, Londres ou Nova Iorque. Milhares de prédios, ocupando uma área imensa. Uma área imensa "jogando o calor para fora". Calor de equipamentos (computadores, televisores, etc, etc...), de seres humanos, animais, do próprio verão...

Ao "jogar calor para fora", somamos o calor que o próprio aparelho produz, e multiplicamos pelas centenas de milhares de unidades...

Bem, minha tese segue essa linha de raciocínio até chegar na seguinte conclusão: Zonas externas de cidades com muitos edifícios e vários aparelhos de ar-condicionado ligados ao mesmo tempo devem ser, pelo menos, 3 graus mais quentes do que as áreas sem os referidos aparelhos ligados.

Pense nisso por um instante: boa parte do "aquecimento global" que está sendo sentido nos grandes centros pode ser apenas... milhares de Aparelhos de Ar-Condicionado ligados ao mesmo tempo, empurrando mais e mais calor para a rua...

Gostaria de ver uma experiência: A medição média de temperatura de três dias com e três dias sem ar-condicionados ligados, intercaladamente. Ou seja, dia sim, dia não, desligaríamos todos os aparelhos de ar condicionado de uma cidade e faríamos medições médias de temperatura.

Qual seria o resultado?

Nenhum comentário:

Postar um comentário