terça-feira, 23 de novembro de 2010

A Ignorância Brasileira:

Amigos... Vejam o vídeo que está neste Link:

http://www.youtube.com/watch?v=uwh3_tE_VG4&feature=player_embedded

Para os que não conseguem escutar, aqui está a transcrição:

Mário Mota:
- 11 Mortos nesse feriadão. 20 no último, Finados. É uma guerra civil, declarada!
- Luiz Carlos Prates, um simples passeio pode acabar, pode terminar, em uma tragédia que atinge toda família. Muitas vezes por imprudência, imperícia no volante.
E eu gostaria que você nos falasse um pouco sobre isso Luiz Carlos Prates.

Luiz Carlos Prates:
- É só isso Mário Mota, só isso! As pessoas saem absolutamente desatinadas por uma pressa que não se justifica por nenhuma razão. Eu andei ontem na BR-101. Nunca a tinha visto com tanto movimento nem em dias de semana. Ontem era metade de um feriadão, quem tinha que ter saído já tinha saído e ainda era muito cedo para voltar para casa.
- Mas o que é isso?
- Antes de mais nada, a popularização do automóvel. Hoje qualquer miserável tem um carro. O sujeito jamais leu um livro, mora apertado em uma gaiola que hoje chama de apartamento, não tem nenhuma qualidade de vida, mas tem um carro na garagem. E este camarada, casado, como não suporta a mulher nem a mulher suporta ele, sai. Vão para a estrada. Vão se distrair. Vão se divertir. E ai, inconscientemente, o cara quer compensar as suas frustrações, com excesso de velocidade.
- Tem cabimento um camarada "não vencer a curva"? - Como se curva fosse feita para vencer...
- Quando o camarada morre sozinho, problema dele! Mas quando mata um inocente?
- Ontem havia um acidente na estrada, no trecho norte da BR-101. Eu vinha para Florianópolis, era do outro lado. Os caras paravam, do lado em que eu vinha, e atravessavam a pé para ver o que tinha acontecido, com o movimento absolutamente incomum. Se um desgraçado desses é atropelado (e esta é a palavra) se um desgraçado desses é atropelado e feito sanduíche na pista, o que é que vão dizer? "Este trânsito insano!"
- Insano é o cara que para o carro, atravessa a BR pra ver o que aconteceu com outra pessoal!
- Então é isso: estultícia, falta de respeito, frustração, casais que não se toleram, popularização do automóvel, resultado desse governo espúrio, que popularizou o carro pelo crédito fácil o carro para quem nunca tinha lido um livro.
- É isso!

---------------------------------------------------------------------------------------------------------

Várias considerações a fazer a respeito dessa opinião.

1 - Lembro, antes de mais nada, um conceito bobo:
Pessoas medíocres falam de pessoas;
Pessoas medianas falam de fatos;
Pessoas sábias falam de idéias.

2 - A função do Jornalista é promover o debate. Nisso, o Sr Luiz Carlos Prates foi extremamente eficiente. Usou o tema, o meio e o tom certos para atiçar as opiniões. Tomara que nosso povinho de merda não fique só na marola do bate-boca e chegue a conclusões a respeito disto. E tome as atitudes necessárias!

3 - Sem falso-moralismo: "Qualquer um" quer dizer "qualquer um". E, sim, hoje, "qualquer um" pode ter um carro. Muitas vezes sem carteira. Muitas vezes acéfalos. E "qualquer um" independe de status.
Aliás, ainda não identifiquei o "horror a pobre", indicado por muitos, no texto. "Miserável", para mim, faz referência ao espírito e inteligência do cidadão que, com poucos recursos (poucos; não nenhum! Pois, como citado, o cidadão pode possui um apartamento...), escolhe investir em um carro em detrimento de educação, cultura, qualificação profissional, etc...
E não venham me dizer que isso não ocorre. O que mais vejo são "homens" que fazem de seus carros extensões de suas personalidades medíocres. Que se matam em rachas, capotam, dirigem embriagados, etc...

E ISSO NÃO É PRIVILÉGIO DA CLASSE BAIXA: Os piores miseráveis são os que têm oportunidades e, mesmo assim, escolhem o "ter" em vez do "ser".

Mas não é porque existem ricos inconscientes que não há pobres. Não sejamos hipócritas. Nas classes baixas é muito mais comum encontrarmos pessoas com pouco estudo, pouco discernimento, muitas vezes sem habilitação, dirigindo carros com má manutenção, provocando acidentes.
Importante frisar... se o cidadão chega a ter um carro, não é tão pobre como muitos querem difamar o Prates.

4 - Bem, para os riquinhos miseráveis, cadeia.
Agora, o que dizer das pessoas com poucos recursos? De quem é a culpa pelas más decisões dessas pessoas?
Bem, só posso pensar que seja do governo mesmo. Mas eu não vou entrar no debate político: mesmo com 8 anos, o PT não pode desfazer o sucateamento das instituições que vêm de décadas. Aliás, nem o PSDB. Nem o Collor.
Escolas, em outros países, possuem mais horas-aula, mais matérias, currículos orientados para a realidade, professores muito bem remunerados, material de primeira.
Nem vale a pena comparar com as escolar do Brasil, onde os alunos não podem mais serem reprovados! A institucionalização da ignorância chegou a tal ponto que alunos se acham no direito de afrontar professores! Pior: o nível dos professores que entram em sala de aula para formar nossos cidadãos está cada vez mais deprimente! Mal pagos, esses professores não fazem questão alguma de incentivar o brilhantismo nos alunos.
Isso, é claro, sem falar do currículo. É um desgosto que, hoje, as crianças aprendam praticamente a mesma coisa que minha mãe aprendeu no colégio.
Aliás, na época da minha mãe ainda havia OSPB e EMC, disciplinas fundamentais para qualquer cidadão...
Organização Social e Política do Brasil... Se ainda existisse essa matéria no primeiro e segundo graus, o Tiririca não teria seu argumento definitivo para ser eleito. Afinal, todos saberiam o que faz um Deputado Federal... Saberíamos os destinos dos nossos impostos, como se calculam, porque votamos.
Educação Moral e Cívica... Nem preciso falar que isso está faltando... tenho até um post sobre como as pessoas não sabem respeitar e cuidar dos bens comuns. O Bom-Senso é algo que deve ser passado de pessoa a pessoa, segundo a cultura. Quando as coisas boas não são repassadas, as coisas ruins tomam lugar. Depois, reclamam dos "bondes", do "funk", da violência, da sujeira, do trânsito...

E pensar que, na Alemanha (e em alguns outros países), as aulas de direção são feitas no segundo grau... As pessoas saem - depois de TRÊS anos - sabendo tudo a respeito de condução.
No Brasil, temos duas semanas de um cursinho mixuruca, mais duas semanas de aulinhas andando a 40Km/h (porque instrutor nenhum quer se responsabilizar por eventuais acidentes) para obter a licença...

E não me venha dizer que "governo X" aumentou vagas na Universidade... Universidade não ensina a dirigir... ou ser cidadão. OSPB e OMC e Aulas de trânsito no 1º grau ajudariam muito. Porém, com a Educação sucateada, é difícil.

5 - Ridículo, nessa história toda, são as pessoas saírem para defender partido "X" ou partido "Y". Temos é que defender o cidadão. Temos que defender as pessoas. E como se defende? Dando-lhes oportunidades de crescer. E crescer não significa só dar acesso a dinheiro e crédito. Crescer passa por provas de certificação idôneas (não como o Enem ou o Enade estão sendo feitos hoje...). Crescer passa por estrutura para aprendizagem real.
Todos - sem excessão - que atacaram o Prates o fizeram em defesa de um partido. Aproveitaram-se da palavra "miserável", tiraram-na do contexto e atacaram a pessoa, não a idéia.
Engraçado, quando o Lula falou que a crise mundial do último ano foi gerada por "loiros de olhos azuis", ninguém pegou o vídeo e criticou. Não houve discussões em milhares de fóruns, blogs e sites. Aliás, passou tão batido que aposto que você até já se esqueceu... E é verdade mesmo! Assim como os miseráveis (que não sabem se portar na sociedade), que só têm um carro porque houve isenção de IPI e facilidade de crédito...
Não esqueçam que, nas eleições para prefeito, trabalhei para o PT e sou autor desse post aqui:
http://alsssg.blogspot.com/2010/10/agora-vamos-de-pt.html

6 - Por fim:
Acho que o Prates atacou direitinho o problema do nosso trânsito:

Pessoas frustradas, sem qualidade de vida;
+
Acesso fácil à maior máquina de matar feita pelo homem: o Carro;
+
Falta de educação e bom-senso no trânsito (MISERÁVEIS DESGRAÇADOS!);
+
Estradas de 1950 para montante de veículos de 2010 (Superlotação e falta de manutenção);
=
Mais mortes no trânsito brasileiro do que na Guerra do Iraque, por ano.



Não posso evitar de colocar o antigo nome do meu Blog...
"Pra ti ver que merda..."

Nenhum comentário:

Postar um comentário