sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Divisão por Zero

Bah....

Ando pirando com esse assunto.

Na escola, "aprendemos" que o resultado de qualquer divisão por zero é igual a 1.
Essa "solução" indica que, ao tentarmos dividir um conjunto de qualquer coisa por zero, como não há sujeitos que receberão a divisão do conjunto, o conjunto continua agrupado, sem dono. Por isso, ao tentar dividir 8 laranjas por nenhuma pessoa, o que resulta é um grupo de laranjas, sem dono.

Elegante. Porém muito, muito errado!

Essa solução funciona em cálculos simples e pequenos. Porém, quando os cálculos pequenos já se tornam complexos... ou até em cálculos grandes e simples, o resultado começa a se tornar absurdo!

Exemplifico:

A quantidade de laranjas do pai, multiplicadas pela diminuição das laranjas do filho mais velho pelas do filho mais novo é igual a duas laranjas. Maravilha.
Suponhamos que, nessa função, ambos filhos possuam 3 laranjas cada.

Laranjas do pai x ( laranjas do filho mais velho - laranjas do filho mais novo ) = 2

X x ( 3 - 3 ) = 2

X x 0 = 2

Ok... então vamos dividir as duas laranjas resultantes por zero e vamos saber quantas laranjas têm o pai...

X  = 2 / 0

Então... o pai tem uma laranja?

x = 1 ?

Mas... todo número multiplicado por zero tem que ser... zero... não é? Então como o pai tem uma laranja? De onde ela veio?

Agora, pensemos em cálculos que exigem precisão. Como, por exemplo, nanotecnologia e robótica... A própria computação... São, todas, baseadas em cálculos matemáticos automatizados, programados. Como as máquinas resolvem a divisão por zero? E se uma cirurgia depender de uma divisão por zero?

Pior que estou entrando nessa discussão que já dura mais de dois milênios e ainda não foi solucionada...

Pelo que estive lendo, me parece lógico que o problema é conceitual... a matemática tem uma regra que diz que, se a fórmula parte de um princípio errado, a conta inteira estará errada. Creio que a divisão por zero esteja nesse vácuo.

Minha teoria é que, ao chegar em uma divisão por zero em uma conta, significa que há um grupo que não terá dono(s).logo, deverá-se verificar quem é o "dono" anterior deste grupo e o porquê que o grupo foi arremessado à divisão entre nenhum dono. Assim, podemos fazer uma engenharia reversa na fórmula até que a mesma chegue ao seu início filosófico. Assim, podemos ajustar o princípio da fórmula para que não exista a divisão por zero.

Pronto, acabei de destruir milhares de importantes funções matemáticas que nos ajudam em milhões de situações cotidianas, bilhões de vezes todos os dias, no mundo inteiro.

Esse é um assunto que eu adoraria discutir e me aprofundar...

Nenhum comentário:

Postar um comentário