terça-feira, 16 de novembro de 2010

Quinta Dimensão

Há quase um ano atrás, compreendi a Quarta Dimensão e, de quebra, já propus uma teoria sobre a mesma.

http://alsssg.blogspot.com/2009/11/teorias2.html

Agora, um ano depois, estou aqui para falar da quinta dimensão. Na verdade, consegui um material muito bom que fala sobre todas as dimensões já comprovadas. O problema é que, mesmo entendendo o texto, é complicado discernir a dimensão proposta. É esse discernimento que, sempre que me "cair a ficha" eu pretendo escrever aqui.

Um breve prelúdio:

Então as 3 primeiras dimensões são nossas escravas. Largura, comprimento e altura são facilmente domináveis. Podemos nos mover nesses 3 sentidos praticamente para qualquer lugar.

Porém, somos prisioneiros da quarta dimensão. O tempo nos é contado, uma constante da qual não descobrimos ainda como nos libertar. Não podemos vagar livremente para o futuro ou para o passado; não podemos ficar "parados no mesmo ponto do tempo". Mais que isso: como nosso tempo é contado, este nos dá uma limitação no espaço! Só podemos nos mover até 80 anos, em média.

Portanto, seres de 3 dimensões manipulam as três primeiras dimensões e estão presos na quarta.

Agora, vamos contemplar a vida de um ser de quatro dimensões:

Ele pode manipular as 4 primeiras dimensões. Comprimento, Largura, Altura e Tempo são brinquedos para ele. Dando Ênfase na quarta dimensão (mesmo porquê as outras 3 já foram explicadas antes), esse ser hipotético, agora, pode manipular o tempo. Pode voltar no tempo, avançar, evitar o momento de sua morte até que se canse de viver, etc...

Porém, como todo ser, ele está preso na próxima dimensão. A quinta dimensão para o ser de quatro dimensões é algo que não pode ser controlada, uma constante imposta.

A Quinta Dimensão, segundo os físicos teóricos, é o conjunto de universos que são criados a partir de uma possibilidade.

Isso significa que nosso viajante do tempo até pode ir e voltar livremente... mas ele trilha sempre o mesmo caminho. Quase como se rebobinasse e avançasse o mesmo filme. Nosso ser de quarta dimensão até pode ir para o futuro, mas só poderá ver e interagir com os resultados de suas ações futuras que compões a sua pessoa. Ele pode voltar para o passado apenas para reviver o que já foi feito.

Isso tudo porque a gama de realidades que são criadas a partir de cada possibilidade está contida apenas na quinta dimensão.

Significa dizer que só um ser de quinta dimensão pode escolher em qual realidade deseja existir, em qual tempo e qual espaço.

Isso é mais filosófico ainda... Significa dizer que, até a quinta dimensão, não possuímos livre-arbítrio. Temos a nossa linha de tempo, em que tomamos decisões. As decisões tomadas "consolidam" a linha principal, onde o ser de quarta dimensão pode trafegar. Porém, não é porque consolidamos uma linha dimensional que as demais deixam de existir.

As linhas periféricas são criadas mesmo assim. E esse conjunto de linhas de tempo possíveis formam a quinta dimensão.

Sim, em algum lugar esconde-se um universo onde você é você, mas não é igual a você. Um universo onde você nunca conheceu seu melhor amigo, sua namorada, sua esposa... nunca brigou na escola, nunca cortou o cabelo... Há universos onde os seus "não's" transformaram-se em "sim's" e onde os seus "sim's" foram "não's".

Esse multi-universo particular é a linha de movimento de um ser de quinta-dimensão, e representa a prisão do ser de quarta dimensão.

Filosoficamente falando, não gostaria de ser um ser de quarta dimensão. Por melhor que fosse a minha vida, ficaria extremamente chateado em não poder ver as demais possibilidades das minhas escolhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário