segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Filmes a Serem Vistos

Faz alguns anos, vi esse filme na TV a cabo, com o nome "Estranhas Criaturas". Somente hoje eu descobri o seu nome real e, de quebra, várias menções ao seu respeito. Aliás, todas as resenhas que li batem exatamente com o que acho do filme: Uma idéia fantástica, bem executada, porém sem dinheiro suficiente.

O resultado é um filme precursor de Bruxa de Blair (que também não teve muitos recursos) e de Cloverfield (cuja idéia é horrível, mas possui muito dinheiro investido).

Abaixo, reproduzo a resenha encontrada neste link:

http://terrorvision.wordpress.com/2008/02/26/alien-abduction-incident-in-lake-county/

 Por ser totalmente igual ao meu pensamento sobre o Filme.

Aliás, isso sim é terror.

 --------------------------------------- x ---------------------------------------

Alien Abduction: Incident in Lake County

alienabduction8okeq9.jpg Uma das primeiras idéias de Steven Spielberg sobre alienígenas, reza a lenda, acabou virando o filme Poltergeist. O conceito original, porém, era mostrar uma família suburbana ameaçada por alienígenas malvados que queriam adentrar sua residência e abduzi-los. A idéia do filme de Terror foi alterada e o diretor produziu Poltergeist ao invés, e ganhamos E.T., o filme de alienígena, como uma fábula moderna.
De fato, o tema abdução extraterrestre não é novo no Cinema, há diversos filmes do gênero; alguns bons, outros medianos. Um filme, porém, chamou-me a atenção enquanto navegava pelas águas turvas do Cinemageddon: Alien Abduction – Incident in Lake County.
Acabei de assistir ao vídeo. Trata-se de uma produção televisiva de 1998 nos moldes de A Bruxa de Blair (e agora, também, similar à Cloverfield) e realizada com orçamento baixíssimo. O único diferencial em relação ao da bruxa é que, além de tê-lo precedido em um ano, realmente fiquei assustado ao ver Alien Abduction. O filme, que faz as vezes de um documentário em que uma câmera/fita de vídeo é encontrada por um policial dias depois de uma família ter sido aterrorizada por aliens em sua casa isolada, surpreendeu-me positiviamente.alienabduction17.jpg
No enredo, após um aparente blecaute na noite do Dia de Ação de Graças, os irmãos Matthew, Tommy, Brian e Kurt, por farra e até mesmo por curiosidade, vão investigar o motivo da escuridão: estranhas explosões em um pequeno transformador de energia elétrica à beira da floresta, o que em tese teria gerado o apagão. Como a família McPherson mora em um local afastado no estado de Montana, há matas, bosques e casas muito distantes umas das outras naquele condado, Lake County. Detalhe crucial: um deles, que deseja ser um diretor de vídeo clipes, não larga a filmadora de vídeo por nada, filma tudo com sua handy cam.
Em meio às explosões estranhas do transformador, localizado no alto de um poste, o video maker descobre algo na mata à esquerda, algo que parecia ser um OVNI atrás de umas árvores, aterrissado. Momentos depois, descobrem que há “ocupantes” perambulando perto do objeto, seres que parecem molestar algumas vacas da propriedade vizinha. A partir daí os irmãos acabam avistados pelas criaturas… Meus amigos, é ver para crer – e se divertir bastante. E até sentir uns calafrios! Qual seria o destino dos membros da família na casa próxima, que também incluía esposas e namoradas?
lakecoun01.jpgÉ incrível o que um bom diretor, no caso o premiado Dean Alioto (que até faz uma ponta), pode fazer com pouca grana, com luz e, principalmente, com a ausência dela. E sempre, como ensinou nosso mestre Hitchcock há algumas décadas, utilizando mais sugestão e menos exposição. A fita é apresentada como algo genuíno, que realmente teria acontecido, e essa “aura” de mistério, regada com depoimentos de “especialistas” que assistiram à mesma previamente, deixa o filme ainda mais saboroso. E saiu antes do filme da bruxa! Quando de seu lançamento, em 1998, causou até furor no meio Ufológico.
Infelizmente, Alien Abduction não foi lançado em VHS ou DVD, só pude assisti-lo por que o encontrei para download, via bit torrent, no excelente Cinemageddon, mais precisamente aqui.
Para uma experiência mais legal, apague as luzes e assista sozinho!
Aliás, os diretores de A Bruxa de Blair e de Cloverfield deviam ter visto este filme antes de realizarem os seus… Iam chorar como crianças quando percebessem como Alien Abduction é muito melhor e custou bem menos dólares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário