domingo, 26 de julho de 2009

Inter, Inter...

Ok... Vamos à analise, então...

Existe uma coisa no esquema de um time de futebol chamada de "balanço". O "balanço" é sub-dividido em "balanço ofensivo" e "balanço defensivo". Na prática, se o time está defendendo, tem que ficar alguém no ataque pra "puxar marcação" e, se o time está atacando, tem que ficar alguém para que não haja contra-ataque.

Sim, isso é bem básico. Nas peladas no meio da rua a gente mandava os piá mais novinhos e franzinos ficarem na banheira, o que obrigava pelo menos um dos mais velhos do outro time ficar lá perto do goleiro...

No futebol profissional, o balanço defensivo/ofensivo iniciou-se com 5-5. Ou seja, 5 ficavam "mais atraz" e 5 "mais na frente". Época gloriosa do 4-2-4.

Bem, a habilidade e inovações táticas criaram uma necessidade defensiva maior. Com isso, vários técnicos começaram a criar variações do esquema dentro do mesmo jogo. Aproveitando-se do aprimoramento físico dos atletas, puderam desenvolver balanços em que 7, 8 ou 9 defendiam e 6 ou 7 atacavam.

Hoje, para um time ser realmente competitivo, tem, necessariamente, que defender com, pelo menos, 7 jogadores e atacar com, pelo menos, 6 jogadores. Porém, times campeões costumam defender com 9 e atacar com 7 ou 8.

Como se dá esta "multiplicação" de jogadores em campo?

Simples: além de muito condionamento físico, para que todos suportem 90 minutos correndo, e o técnico tem que desenvolver uma tática que, além de tirar o máximo da habilidade dos jogadores, faça com que eles corram o mínimo possível.

Mas correr pra que? Amigos, o jogo de Futebol é muito parecido com o de Xadrez. Você só pode avançar uma peça se ela estiver protegida por outra.

Em uma partida de futebol, para multiplicarmos os jogadores em ambos balanços sem que estes corram muito, desenvolveram-se os laterais. Jogadores que correm próximos às linhas de lateral. Com isso, eles ajudam a fechar e deter cruzamentos à sua meta, e atacam como se fossem os velhos pontas.

Atentem que os laterais têm o dever de fechar os lados da sua área. Portanto, são fundamentais no balanço defensivo. Porém, como possuem a atribuição de serem pontas também, não pode-se deixar as costas livres. Alguém deve entrar neste seu espaço para que fique devidamente protegido enquanto o lateral aventura-se ao ataque.

Isso, amigos, é função de um quarto Zagueiro, do primeiro ou do segundo volante. Na grande maioria dos casos, do primeiro volante, como o Edinho sempre o fez. No atual Inter, é função do segundo volante, Guiña.

Além disto, quando um lateral ataca, o outro não deve sair da posição de defensor. Isso cria o balanço defensivo com 4 jogadores evitando contra-ataques, deixando 6 jogadores com possibilidade de atacar. Caso haja necessidade, avançam-se os 4 jogadores do balanço defensivo para que o mais adiantado dos 4 esteja já no campo de ataque, criando a possibilidade dos 7 jogadores no ataque.

Mas, no atual inter, a intenção do Tite é aproveitar a habilidade, velocidade e resistência do segundo e terciero homens de meio de campo. Assim, nosso técnico espera que, no ataque, o time fique da seguinte forma:

-------------------Lauro--------------------
---------------------------------------------
---------------------------------------------
------------indio--------Soronodo----------
--Bolívar--------sandro-----------Kléber---
----------------------Guiña----------------
--------------D'Alessandro-----------------
---Magrão----Alessandro----taison--------

Como podem ver, o terceiro homem do meio e o segundo atacante caem pelas laterais. Os laterais ficam presos ao meio de campo, para evitarem contra-ataques juntamente com os zagueiros e o volante. Guiña mais recuado e D'Ale ou Andrezinho, sozinhos, para armar a jogada para o centro-avante concluir, também isolado dos demais.

Quando um lateral "desobedece" o esquema e sobe, o volante não o cobre, exigindo do segundo homem do meio de campo (Guiña) um esforço para cobertura.

O Tite faz tudo isso para que o Inter não seja supreendido defensivamente. Porque, concordo com a afirmativa, uma equipe de futebol vencedora começa pela defesa.

Só que, para se defender, não é preciso abdicar do ataque.

Nossa defesa tras um excelente conceito de marcação, o das linhas de 4. A idéia é que os meio campistas estejam, todos, atras da linha da bola defendendo como zagueiros e os zagueiros estejam a poucos metros dando a devida cobertura, em pares.

-------------------Lauro----------------
-----
-Bolívar----Indio----Sorondo----Kléber-
-Magrão---Sandro---Guiña----D'Ale-----
----------------------Taison------------------
--------------Alecsandro---------------------
-------------------------------------------------
-------------------------------------------------
--------------------------------------------------

Esse esquema, muito usado na europa depende do compromisso de todos os jogadores com a defesa. Os Meias devem, todos, recuar e marcarem como zagueiros mesmo. Já o segundo atacante deve ser uma espécie de Pivô, que corre entre os armadores adversários para tentar roubar-lhes a bola. O centro-Avante deve sempre estar pronto para receber lançamentos e tem que deter, pelo menos, dois marcadores.

Porém, na prática, nosso meio não joga da maneira que precisa para fazerem-se as linhas de 4. Pior: nossa defesa joga nesse esquema, e o meio, em losangulo. Quando atacado o Inter se defende desta forma:

-------------------Lauro---------------------
----Bolívar----Indio----Sorondo----Kléber---
------Magrão--sandro-----Guiña-------------
-----------------------------------------------
-----------------------------------------------
---D'Alessandro---------------Taison---------
---------------Alecsandro---------------------

Magrão providencia cobertura do Bolívar e o Guiña do kléber. Sandro, que deveria dar cobertura por onde a bola estivesse, fica preso ao meio, entrando na área como um terceiro zagueiro constantemente.

Por fim, o problema não é o Kléber mesmo.

Acredito que o maior problema esteja na confusão entre esquemas e supervalorização de jogadores medianos.

Acredito que um 3-5-2 igual ao que o Se Adenor utilizava no Grêmio dele daria muito certo ao inter.

Temos 2 Zagueiros que sabem sair jogando razoavelmente e um Xerifão;
Temos um Volante disciplinado;
Temos um motorzinho para o meio;
Temos dois jogadores qualificados apra a ala esquerda e, na direita, podemos improvisar até 5, dois mais defensivos, 3 mais ofensivos.
Temos dois meias habilidosos;
Temos atacantes com vontade.

---------------------------Lauro---------------------------
-------------------------Sorondo---------------------------
------------Bolívar-------------------Indio----------------
-------------------------Sandro----------------------------
---------------------------------Guiña---------------------
--Magrão-------------D'Alessandro--------Kléber---------
--------------Taison----------------------------------------
---------------------------Alecsandro----------------------

Na necessidade da defesa, Magrão e Kléber podem compor um 5-3-2. No ataque, ambos podem e devem avançar simultaneamente.

Bolívar dá cobertura ao Magrão, Índio para o Kléber. Sandro e Sorondo ficam fixos em suas posições.

Guiña atua como o motorzinho que o tinga sempre foi no Gremio do Tite.

Com os alas e o Taison para tabelar, D'Alessandro não perderá mais a bola tão facilmente, podendo municiar o Alecsandro com mais facilidade.

Pra cima deles Inter!

Nenhum comentário:

Postar um comentário