sábado, 21 de agosto de 2010

Mecânica Quântica

Vi uma reportagem sobre um estudo que me deixou bem pensativo.

As partículas sub-atômicas são esquizofrênicas: enquanto não são observadas, elas se comportam como onda; informação pura, em forma de energia. Uma vez observadas, as ondas se transformam em partículas.

Esse segundo em que uma onda é observada e transformada em partícula chama-se momentum.

Cada momentum é adquirido segundo o que os especialistas chamam de Função de Onda.

Bem... o Estudo desse professor de Tel-Aviv corrige o seguinte problema:

O princípio da incerteza, que diz que nada é consolidado até que seja observado gera perturbações óbvias na mecânica quântica. Erros e auto-reparos são comuns. Isso porque pode-se provar qualquer coisa com a função de onda saindo do passado para o presente.
Porém, o momentum não é decidido apenas com o que ocorre no passado, pois, a partir do momentum de observação, haverá uma conseqüência no futuro, gerada por uma nova função de onda.
Essa segunda função de onda retroativa do futuro é, portanto, uma maneira de confirmar se a função de onda que veio do passado está plenamente correta.

Nada disso está provado.
Mas, mesmo assim, me fez pensar, filosóficamente, no seguinte:
Então, a partir do que queremos que ocorra, algo pode ocorrer. Basta que queiramos observar o resultado para que ele ocorra. Porém, a única forma que temos de confirmar previamente o resultado é retroagindo de um futuro onde o que queremos já ocorreu. O pensamento positivo, portanto, acabou de ganhar ares de confirmação científica, aos meus olhos.

Escolher bons pensamentos e boas palavras para guiar o futuro que queremos deixa de ser algo opcional e passa a ser algo fundamental para que possamos observar os eventos que nos deixarão perenemente felizes.


Vamu, vamu Inter!

Nenhum comentário:

Postar um comentário