sexta-feira, 13 de abril de 2012

Sexta-Feira 13

Hoje é sexta-feira 13!

Para muitos, é um dia de extremo mau-agouro e azar.


Claro que, na verdade, é só mais um dia comum, com forte apelo comercial para se fazer festas de "Dia das Bruxas".

Mas tem gente que leva a sério as superstições.

Em um exercício simples, vasculhei a internet e encontrei um monte de "lendas" a respeito da sexta-feira 13 dar azar. Mas de duas delas eu gostei mais, e vou reproduzi-las, abaixo:

A história de origem nórdica fala sobre um grande banquete onde o deus Odin realizou a reunião de outras doze importantes divindades. Ofendido por não ter sido convidado para o evento, Loki, o deus da discórdia e do fogo, foi à reunião e promoveu uma enorme confusão que resultou na morte de Balder, uma das mais belas divindades conhecidas. Com isso, criou-se o mito de que um encontro com treze pessoas sempre termina mal.


De acordo com outra história, a maldição da sexta-feira 13 tem a ver com o processo de cristianização dos povos bárbaros que invadiram a Europa no início do período medieval. Antes de se converterem à fé cristã, os escandinavos eram politeístas e tinham grande estima por Friga, deusa do amor e da beleza. Com o processo de conversão, passaram a amaldiçoá-la como uma bruxa que, toda sexta-feira, se reunia com onze feiticeiras e o demônio para rogar pragas contra a humanidade.


Lembro que isso tudo é bobagem. Quem faz sua sorte é você mesmo. Uma excelente Sexta-feira 13 para você!






Nenhum comentário:

Postar um comentário