terça-feira, 10 de abril de 2012

Centro de ajuda ao Ípsilon: Realizações

Saudações amigos!

Esse texto é sequência deste aqui!

Amigos Alphas, Betas, Gamas e Deltas, estejam convidados a lerem, aproveitarem e, caso queiram, contribuir para esse auxílio aos nossos amigos Ípsilon.

Hoje, quero retomar o Centro de Ajuda ao Ípsilon, esse admirável ser humano que é desprovido das capacidades intelectuais superiores. No Centro de Ajuda ao Ípsilon de hoje, eu quero passar os conceitos de realização. Mostrar, exatamente, por que os colegas do Ípsilon ganham promoções, criam empresas, têm 4 ou 5 fontes de renda, conseguem saber tudo sobre tudo o tempo inteiro e o pobre Ípsilon... Ah o pobre Ípsilon... Ele fica ali, estagnado, reclamando da vida.

O ponto chave nessa história toda são as realizações. Estou falando de efetivar algum pensamento seu. Ter uma ideia e fazê-la materializar-se na realidade. Por mais boba que seja a ideia, ela é sua e, só por isso, já deveria ser cuidada como um rebento querido.

O que faz o Ípsilon, quando tem uma ideia? A primeira reação é pensar "Ah! Bobagem... Ela não vai dar certo!". O Ípsilon é tão inseguro para desenvolver alguma coisa que ele busca, instintivamente, por um Alpha, para que este dê o seu parecer. E o pior: mesmo a ideia do Ípsilon sendo fantástica e o Alpha dizendo isso com todas as letras, a insegurança do Ípsilon faz com que ele tenha medo: "Será que o Alpha só está me zoando?".

Sim, amigos. Isso acontece. Ípsilons, todos os dias, enterram boas ideias simplesmente por que têm medo da reação dos demais. E, no processo, não notam que milhões de Alphas, Betas e até Gamas inundam o mundo com qualquer ideia que apareça em suas cabeças! A crítica sempre irá acontecer! Não importa com quem seja.

E e justamente por ceder a esse medo tolo que o Ípsilon não expõe sua ideia ao grande público. E é essa resignação que torna o Ípsilon, um Ípsilon. Nosso amiguinho inseguro e medroso fala suas ideias para os outros, mas não assume a autoria das mesmas. Depois de algum tempo, os amigos para quem o Ípsilon falou sua ideia a aprimoram e, quando menos nota, o Ípsilon está vendo sua ideia materializada por outros.

E ainda exclama: "Nossa! Eu tinha pensado nisso!"

Dica: Se você fala demais "Eu tinha pensado nisso", significa que você é um poço de ideias criativas, com muito sucesso na vida, porque não consegue colocar todas em prática... ou és um Ípsilon que fica dando ideias para os outros, enquanto xinga a vida, em seu quarto.

O ponto que quero mostrar, aqui, é que você deve colocar em prática o que pensa. De qualquer modo. "Ah, mas minha ideia não é boa, não está completa, ainda!".
Amigo, se você já tem alguma coisa na cabeça, coloque-a em prática. Faça errado, mesmo! Deixe que os outros critiquem! Seja superior aos ataques tolos e, em cada coisa que te falarem, encontre a crítica positiva e vá aprimorando a sua ideia.


Realize, mesmo que incompleto ou errado. Tenha uma base para trabalhar. Mostre as realizações iniciais.

O maior erro de todo "empreendedor" é ter uma ideia, colocá-la no papel e, somente com isso, querer conquistar financiamentos ou patrocínios. Isso só existe se você for amigo do financiador ou patrocinador. E, até para ser amigo deles, tu tem que ter tido uma ideia e realizado ela: A de ser amigo de quem detém o dinheiro. A ideia de ir à festas e eventos. Bancar esse tempo, usar boas roupas, ter assuntos para falar, quando a oportunidade surgir.

Aliás, até para ter assuntos para falar você deve realizar algo. Nem que seja a leitura de um livro, de um periódico, de um site especializado, de um site de notícias, de um Blog sério...

O importante, Ípsilon, é colocar em prática a ideia. Depois que ela nasceu, aí sim começa o trabalho. Seja uma ideia no seu trabalho, seja uma ideia que irá tomar o teu tempo de descanso, a noite...

A diferença básica entre os teus amigos Alphas e você, Ípsilon, é que você não tem confiança em sua capacidade. Você precisa da aprovação prévia da opinião dos outros, para parir sua ideia. E, mesmo assim, você quer que ela seja perfeita desde o início. Como se o mundo não permitisse editar, apagar, corrigir e refazer.

Amigo Ípsilon: Faça! Se não der certo, recomece! Abandone realizações que não deram certo, não ideias que parecem ruins. Eleja outra ideia e parta do zero.

Eu sei que você consegue por que, quando queres instalar sons automotivos no seu carro, você faz. Quando queres ir a shows de bandas com qualidade duvidosa, encher a cara de bebida, você faz. Por que não colocar para acontecer as coisas edificantes que estão na sua cabeça? Por que não parar de perder ideias para os outros? 

Cada ser humano tem uma contribuição única para dar à humanidade.
É por esse motivo que cada vida é sagrada.



Nenhum comentário:

Postar um comentário