quarta-feira, 11 de abril de 2012

10 Razões Pelas Quais Nova York Funciona!

Copiamos tantas, mas tantas coisas mesmo, dos Estados Unidos. Por que não copiar o que realmente funciona?
Abaixo, trago para vocês uma coisa legal que encontrei, em sites dos States: 10 motivos pelos quais Nova York funciona.
Sim. São 10 itens que vieram primeiro. Coisas que fundamentaram a evolução da cidade, com um todo. Atraíram pessoas e fazem da Big Apple a capital do mundo.

Ressalto que é interessante compara com a sua cidade. Seja ela a maior cidade do país, uma das grandes capitais, uma cidade satélite, dormitório... ou só uma prainha no meio do nada...

Cidades são cidades e o que faz uma funcionar, certamente fará com que qualquer outra funcione!


1 - Os metrôs:

Vamos deixar uma coisa clara: Automóveis são caros. Seja de passeio, sejam peruas, coletivos, caminhões, etc... Um único veículo para cada pessoa é algo caro. Mesmo que seja para um grupo pequeno de pessoas. Mesmo que faça uma linha. Veículos automotores são caros, em comparação com trens. Trens, além de substancialmente mais baratos, são mais rápidos. São mais eficientes. Você não precisa se preocupar em estacionar. E, convenhamos, os estacionamentos cada vez tomam mais espaço útil nas cidades e são proporcionalmente mais caros. Andar de trem tem lá seus problemas, sim. Mas é inegável que a locomoção parece mágica. Você foge dos engarrafamentos e em minutos está no seu destino.
Aqui, no Brasil, temos o péssimo hábito de menosprezar os trens. Quão burros somos? Países de proporções continentais iguais ao nosso, como Rússia, China, Estados Unidos e Canadá baseiam seu desenvolvimentos sobre trilhos! Seja transportando de forma barata e eficiente toda sua produção, seja levando seus habitantes de um lado a outro de suas cidades, estados, países ou continentes. O que faz nosso mundo globalizado é a capacidade de estarmos em qualquer lugar dele, rapidamente. E os metrôs e trens fazem isso melhor do que qualquer outra forma de locomoção.


2 - Água

Nova York não só possui um sistema de distribuição de água perfeito, possuindo 19 grandes lagos como reservatório, como o sabor da água é excelente.
Acho que não preciso explicar como os seres humanos precisam de água potável, né? Também não preciso explicar que todas as cidades se formam perto de alguma fonte de água limpa. Também não preciso explicar que o abastecimento de água é crucial para que uma cidade comporte seus moradores e possa crescer.
Diferente de várias cidades que não se preocupam com a água que seus cidadãos precisam, Nova York oferece a melhor água possível aos seus moradores. E isso é um fato científico: A qualidade da água, em Nova York é questão primária a mais de 30 anos. Testes são feitos regularmente e os encanamentos são alvos de manutenção constante, para garantir que a população tenha o melhor suprimento possível.


3 - Café

Eu já falei aqui. O café é um dos responsáveis pelo avanço da humanidade, nos últimos 3 séculos. E Nova York provê essa bebida dos Deuses de forma inigualável. São mais de 200 lojas Starbuck's em toda cidade. Fora as milhares de outras cafeterias que servem desde o café em copo de isopor, passando por expressos, até os mais variados e saborosos cafés especiais. O café não só mantém as pessoas alertas, como provêm locais de encontros, onde conversas informais criam oportunidades e negócios a todo momento.Com tanta variedade, Novo York, com certeza, detém o melhor café do mundo.


4 - Comércio 24 horas

Nova York é "a cidade que nunca dorme". A qualquer momento do dia, qualquer dia do ano, você encontra algo aberto, para prover a sua necessidade. Isso não só cria um ambiente de total satisfação em seus cidadãos, que estão seguros que podem ter qualquer coisa, a qualquer momento, como trás várias implicações extras: Para manter um negócio aberto por três turnos, os empresários precisam de 3 a 4 grupos de funcionários. Isso se estende para os serviços públicos! Ninguém sai de casa a noite se não souber que haverá segurança, pronto-socorro e demais serviços básicos à disposição.
A cidade pulsa e as pessoas não só reconhecem como vivem cada segundo dessa grande cidade.
Quer dormir, filho? Vá para outra cidade.


5 - Cultura

Vamos ver se consigo explicar.
Tudo começa na cultura.
Sem cultura não há o que a educação possa ensinar.
Sem cultura, não há leis que possam ser feitas, pois não há senso comum.
Sem cultura, não há produtos que as pessoas cobicem.
A cultura é algo vivo. Uma vez lançada ela é como um vírus, que, ao entrar em cada hospedeiro, se transforma, evolui e gera novos vírus. A cultura é algo único, que usa as pessoas para se replicar, se ampliar e gerar novas culturas... Que entrarão em choque com as demais. Que se reproduzirão mais uma vez, se espalhando pelo mundo. O que a internet faz, hoje, para os mais antenados, Nova York já faz há décadas, para seus moradores. Essa cidade é um afluente de ideias e conceitos, que tornam-se tendência para o mundo inteiro.


6 - CraigList

CraigList é um grande classificado digital. Só que funciona. Os moradores de Nova York conseguem encontrar, ali, qualquer coisa que precisarem. Compram, vendem, oferecem e encontram empregos e oportunidades. Conseguem encontrar lugar para morar, pessoas para dividir casas e apartamentos. Cursos e instrutores para qualquer área que precisarem. As pessoas têm o costume de anunciar suas coisas, antes de jogá-las fora. Assim, o craigslist.com sempre possui coisas até de graça!
Suspeito que nem preciso falar que oportunidades movem as pessoas - e consequentemente a cidade - para a prosperidade.


7 - Vendedores de Rua

Você conhece os vendedores de rua da sua cidade. Entupidos de porcarias que você não quer na sua casa nem se te pagassem por isso. Em Nova York é diferente. Há as tralhas da China, em quantidade. Mas, por causa de todo dinheiro que corre nessa cidade, e da legislação severa, os vendedores de rua têm que vender somente as melhores coisas! Você pode encontrar praticamente qualquer coisa nos vendedores de rua.
E, por esses exatos motivos, muitas pessoas vão à Nova York tentando vender seus produtos originais, mesmo que seja na rua. Sim, as ruas de Nova York são o lugar ideal para você vender aquela receita da sua avó, aquele artesanato que só você sabe fazer... ou simplesmente revender algo que é novidade...


8 - Táxis

Para uma cidade que nunca dorme, táxis 24 horas são o mínimo. Eles inundam a cidade quase na razão de 3 para cada carro particular. No caso absurdo de alguma linha de metrô não lhe atender, sempre haverá um táxi - chova ou faça sol - pronto para te levar para qualquer ponto da cidade. E, o principal, de um modo barato!
Novamente, você não precisa se preocupar com estacionamentos, congestionamentos e trânsito.



9 - Pontes

A cidade de Nova York é composta por diversas ilhas. Nesse ponto, falar de "pontes" significa falar de "acessos". E as pontes de Nova York não representam somente acessos para carros. Pedestres e ciclistas têm seu espaço garantido e respeitado para ir e vir livremente para qualquer lugar, com qualidade e segurança.
O deslocamento seguro entre diversos locais foi o marco do império Romano. E, ainda, hoje, é pré-requisito básico para que qualquer cidade possa se desenvolver e funcionar plenamente. Sem a mobilidade urbana e a garantia que pessoas bens e mercadorias transitem livremente, nenhum lugar do mundo pode se desenvolver.


10 - Área Verde

Seres humanos não são naturais do concreto. Não fomos feitos para viver em um ambiente estéril, hostil à vida. Precisamos de verde. Precisamos de parques. Precisamos de árvores e espaço livre para podermos des-stressar do dia-a-dia.
E Nova York possui um dos maiores parques urbanos do mundo. São 526 Acres de terra preservada, com árvores, lagos, espaços verdes, pistas, quadras esportivas e espaço para diversão.
Cidades que deixam de lado o aspecto verde logo se tornam meras selvas de pedra, que desvalorizam e são debandadas.


Vendo essas 10 características, podemos notar o porquê de muitas cidades no Brasil não darem certo.
Claro que há mais coisas por detrás de cada um desses pontos, para fazê-los funcionar perfeitamente.
E claro que há mais pontos do que os que descrevi, aqui.

Mas cuidar bem desses 10 itens já é um começo brilhante para qualquer cidade que queira atingir o máximo do seu potencial.

Lembro que no final do ano teremos eleições municipais. Por favor, cuide as campanhas para ver qual candidato cita esses itens, querendo realmente que a sua cidade evolua e se torne um lugar legal para se viver!



Nenhum comentário:

Postar um comentário