sexta-feira, 11 de março de 2011

Terremotos por todos os lados!

É, a coisa anda complicada...

Primeiramente, quero linkar esse site aqui:

Apollo11

Extremamente interessante o site.

Quanto aos terremotos dos últimos anos, ando preocupado.
Claro que as mortes diretas são preocupantes, mas vou ressaltar esses dados:

Terremoto do Japão (11/03/2011):

O terremoto que assolou o nordeste do Japão e criou ondas gigantes no Oceano Pacífico pode ter deslocado o eixo da Terra em 10 centímetros. As informações são de um estudo preliminar do Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia (INGV) da Itália.

Terremoto do Chile (27/02/2010):
Richard Gross, geofísico do Jet Propulsion Laboratory da NASA em Pasadena, Califórnia, usou um modelo de computador para calcular os efeitos. A duração do dia deve ter começado mais curto em 1,26 microssegundos e o eixo, sobre o qual a massa da Terra é equilibrada, deve ter sido deslocado perto de 8 centímetros.

Terrmoto em Sumatra (Tsunamis - 26/12/2004):

O sismo de 26 de Dezembro alterou em 2,5 cm a posição do Pólo Norte. Este movimento sugere uma tendência sísmica já verificada em terramotos anteriores. O sismo também afectou a forma da Terra. A forma da Terra (aplanada nos pólos e com maior diâmetro sobre o equador), variou uma parte em 10 milhões, tornando a Terra mais redonda. No entanto, todas as mudanças são muito pequenas para serem percebidas sem instrumentos.
O sismo diminuiu ainda o comprimento dos dias, em 6,8 microssegundos, pelo que se depreende que a Terra gira um pouco mais rápido do que o fazia antes.

-----------------------------------------
Nosso planeta é sensível a estas variações. Pelas escalas gigantescas, 20 centímetros de variação podem dar dias a mais - ou a menos - de uma determinada estação, todo ano... Isso significa dias a mais - ou a menos - de incidência de sol, calor, ou frio e chuvas...

Essas variações tênues podem, localmente, ditar se uma safra vai ser grande, ou será destruída...
Variação nas precipitações, nas correntes oceânicas e nas correntes de vento podem mudar totalmente as cadeias alimentares, provocando extinções ou superpopulações.

E ainda creio que o homem possa ter parte nisso. semeamos toneladas de alimentos todos os anos, movemos outros bilhões de toneladas de matéria de um alado para outro, desde minérios básicos, passando por toda sorte de produtos até nós próprios!

Esse deslocamento todo afeta o equilíbrio das placas tectônicas. Principalmente as menores. E essas placas desestabilizam as próximas. E os terremotos acontecem.

Claro que, com a superpopulação humana na Terra, a cada tremor mais forte temos tragédias concecutivas.

Um comentário:

  1. Isso realmente me preocupa...E afinal, a discussao somos ou nao culpados...Pode levar a algum lugar???
    Se ao menos tentassemos mudar, procurar novos habitos, sei la!!!
    O panico q as pessoas criam com o mito do "Apocalipse, vamos todos morrer" Me da muito mais medo!!!!!

    ResponderExcluir