sábado, 30 de julho de 2011

Revolta...

Não entendo como podem haver pessoas que fiquem entediadas e desejem que seu tempo passe mais rápido.
Simplesmente, não consigo compreender.

Isso porque, definitivamente, o tempo é a única coisa que as pessoas realmente têm. E, acreditem, o tempo é curto, limitado, passa rápido e, jamais, suficiente.

Não se enganem com músicas bonitinhas ou com toda aquela semana que falta para algo acontecer... São segundos preciosos os que se esvaem agora, e temos que aproveitá-los da melhor forma possível.
Já falei antes aqui: empresas precisam de tempo para atender mais e mais clientes. Então, as empresas contratam o tempo dos seus funcionários para que possam crescer.
Não é à toa que o capitalismo têm a máxima "o tempo é dinheiro".

Porém, estendendo o assunto, o tempo é um conceito diferente conforme o enfoque muda.
Já comentei, antes, também, que grandes pensadores se valem do tempo gasto com estudos de outros pensadores para, então, desenvolverem mais o assunto de seu trabalho.
Isaac Newton cunhou uma frase esplêndida sobre isso: "se vi mais longe, é porque estava sobre os ombros de gigantes". Ou seja, só conseguiu chegar às suas conclusões porque acolheu um legado deixado por outros. Um legado que foi o resultado de muito tempo gasto com estudos, testes, trabalho, experimentação e divulgação.

Nada é por acaso, ninguém consegue fazer tudo sem querer o tempo inteiro.

Chego a comentar que o legado é o que impulsionou a nossa civilização pois, sem esse valor que damos ao resultado do que fizemos com o nosso tempo, não haveriam heranças de uma geração para outra.
Sim, quero dizer que não é só o dinheiro que é importante quando uma pessoa morre e deixa algo para os seus. Há um legado muito maior do que o valor comercial das coisas: Há todo um tempo e um esforço em tudo o que deixamos para as próximas gerações.

E estes tempos, como em contas de matemática  simples, somam-se aos da próxima geração, nos fazendo cada vez maiores.

Família.

Sabe, esse assunto não tem saído da minha cabeça. Isso porque eu estou começando do zero. Não tenho tempos de vida antes de mim me oferecendo sustentação para chegar mais alto. Não possuo uma fração do resultado do esforço de ninguém para que o que eu faço com o meu tempo seja algo notório. E isso é extremamente frustrante, pois eu sei que tenho muito o que oferecer, pois eu usei muito bem o tempo que tive, até hoje.
Talvez se minha mãe não fosse uma criança, ainda, querendo ser levada no colo por um adulto.
Ou, ainda, se meu pai não fosse um doente mental preso em um universo totalmente à parte do mundo real.

Sei lá. Acho que de ambos lados da minha família faltaram Homens. Com "H" maiúsculo mesmo. Pessoas que soubessem como administrar seus tempos sem ser jogados em cima de camas, lendo livros sem aproveitá-los ou se entupindo de TV Lixo e Música Inútil. Pessoas que tivessem um norte para vida, um "MasterPlan", sabe? Algo como "É isso que vamos fazer esse mês." Sem discussões. Baixar a cabeça e fazer acontecer.

Talvez isso seja só delírio de quem jogou SimCity demais e acha que pode construir as coisas com planejamento, abnegação e persistência.

Só sei que, no final das contas dos tempos, meu pai e minha mãe não tiveram todo o tempo que deveriam ter de seus respectivos pais. E suas mães, infelizmente, eram, apenas, figuras representativas. Brincaram a vida inteira de dona do lar e de professorinha. Mas, quando lhes faltaram o apoio, a sustentação, nada fizeram para garantir o tempo da próxima geração.
Não que isso desculpe o que me foi tirado. Eles tiveram um ônus, mas nada fizeram para reverter a situação. Escolheram o caminho dos fracos. Mãe Advogada E Contadora. Pai Matemático, Engenheiro, Programador, Artista Plástico E Advogado. Nenhum resultado.
Hoje, eu poderia ter escolhido o mesmo caminho dos dois. Poderia estar atirado na casa de qualquer uma das minhas avós, esperando o tempo passar. Mas não. Eu decidi que acaba aqui. Que eu vou recuperar o tempo perdido. Custe o que custar.

Sinto falta de Legado. Eu quero um legado. Quero poder olhar para trás e saber que EU FUI MELHOR DO QUE MEUS PAIS. E olhar para frente sempre com mais esperanças, oportunidades e expectativas.

Os meus "sonhos são os mesmos, há muito tempo..."

Nenhum comentário:

Postar um comentário