terça-feira, 19 de julho de 2011

Transporte Público de Porto Alegre...

Então, implementaram a "segunda passagem gratuita em meia hora", em POA.

O "brilhante" sistema faz com que o cidadão tenha uma segunda passagem gratuita em meia hora depois de ter saído do primeiro ônibus, caso você use o cartão.
Como algumas linhas demoram mais que outras, dividiram os itinerários em grupos, com um número de minutos somados à meia hora. Assim, quem vem de longe para o centro tem tempo para pegar um segundo ônibus em meia hora, e quem usas uma linha mais rápida, fica com meia hora também. Para que ninguém saia lesado em caso de quebra, engarrafamentos,etc, agentes de transito farão baldeamentos.
Simples assim!

Peraí... Simples o escambau!

O sistema público de Porto Alegre têm diversos problemas, e a passagem integrada é o menor deles.
Todos sabem que quase todas as linhas de ônibus convergem para o Centro Histórico, entupindo, sujando e depredando esse espaço.
Além disso, nos horários de pico, esses ônibus só contribuem para um engarrafamento que pára praticamente todas as avenidas que ligam o centro aos bairros... Borges, Farrapos, Osvaldo, Protásio, Ipiranga, João Pessoa, Bento, Sertório, Assis Brasil... Só para ficar nas maiores.
Sem falar que essa convergência faz com que o comércio tenha maior incidência no centro: todos passam todos os dias por ali.

Bem... deram circo ao povo, que vai rir feito idiota por ter "se dado bem em cima dos ônibus" com a segunda passagem.

Mas não é o ideal. E vocês sabem. comigo, se não é ideal, eu tenho um treco!

Vou citar duas cidades:
1 - Criciúma, para não poder dizer que Porto Alegre não tem recursos para fazer.
2 - Coritiba, para não poder dizer que só cidade pequena pode fazer.

Duas cidades reais que resolveram TODOS os seus problemas de mobilidade pública instalando o sistema de TERMINAIS.

Como funciona?
Simples!

Um terminal central e tantos terminas, em cada zona da cidade, quantos forem necessários.
Entre estes terminais, apenas os ônibus "troncais" transitam.
De cada terminal, partem e chegam os ônibus das linhas próximas.
O usuário paga a passagem na entrada dos terminais, ou subindo em um ônibus, nas paradas.
Enquanto o usuário estiver dentro de um ônibus ou de um terminal, sua passagem continuará valendo.

Em Porto Alegre, creio que o ideal seja um mega-terminal, integrado com o Trensurb, no centro.
Um terminal na Zona Norte, na Sertório perto do Aeroporto.
Um terminal na Zona Leste, onde a Ipiranga encontra a Bento.
Um terminal na Zona Sul, ali na Icaraí, próxima ao Hipódromo.

Os troncais fariam a seguinte rota:
Sai do Centro, chega na Zona Norte;
Sai da Zona Norte, chega no Centro;

Sai do Centro, chega na Zona Leste;
Sai da Zona Leste, chega no Centro;
Sai do Centro, chega na Zona Sul;
Sai da Zona Sul, chega no Centro.

Do Centro, saem ônibus para Cidade Baixa/Menino Deus, Azenha/Santana/Bomfim e Independência/Floresta/Moinhos de Vento.
Da Zona Norte, saem as linhas para os bairros próximos, assim como a Zona Sul e Zona Leste.

Pronto, amigos, Porto Alegre menos congestionada, com um transporte público de primeira.
Fácil!

Só não vê quem não quer... ou quer superfaturar onde pode...

Um comentário:

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