terça-feira, 19 de maio de 2015

Sobre Humaniza Redes e a Liberdade de Expressão

Eu não ia falar nada a respeito desse Humaniza Redes. Mas eu tenho visto absurdos tão grandes propagados, que eu preciso apontá-los.

Você me acompanha? Obrigado.

Algumas das maiores invenções da humanidade não são tangíveis. Nosso intelecto conseguiu desenvolver livre associação, contratos, leis e, entre outras tantas coisas, o motivo desse pequeno textão: a Liberdade de Expressão.

A Liberdade de Expressão é algo simples de entender: Significa que todos são livres para expressar o que quiserem.
Sem restrições. Sem "mas". Sem nenhuma restrição. Cada um que fale aquilo que estiver dentro de sua cabeça.

Porque a Liberdade de Expressão é uma das maiores invenções da história? 
Porque, até ela nascer, as pessoas não tinham o direito de falar o que quisessem. Reis, padres e toda sorte de autoridade podiam ditar o que você poderia ou não falar. Sua vida era guiada pelo medo de agir contra a vontade de tiranos.
E mesmo assim... Se algum dia você dissesse algo que desagradasse os déspotas, você morria. Sumariamente.


1 - A Liberdade de Expressão salvou vidas e só isso já colocaria essa invenção no TOP-10.

Mas a Liberdade de Expressão mostrou um lado maior.

2 - Quando você permite que as pessoas ponham para fora o que pensam, as ideias começam a circular. As ideias se chocam umas com as outras. Elas se misturam.
E foi dessa sopa de ideias em debate que as ciências como conhecemos nasceram. Todas as pequenas conquistas que desfrutamos no nosso dia-a-dia começaram quando as pessoas puderam se expressar livremente.
Perguntas nunca feitas foram respondidas de modos nunca sonhados. Quebrando tabus, desafiando autoridades e contrariando a lógica imposta até o momento.

O que era tido como "subversivo" mostrou-se, apenas, uma forma dos tiranos controlarem o povo.
As verdades foram aparecendo aos poucos, trazendo prosperidade para todos.

3 - Mas o maior ganho que a Liberdade de Expressão trouxe foi a oportunidade de conhecer as pessoas.

Você passa a conhecer as pessoas de verdade, de acordo com o que elas acreditam.
É importante deixar as pessoas falarem, porque só assim você pode saber o que as outras pessoas pensam. Só através da expressão do outro que você pode avaliar se essa pessoa é uma boa companhia ou não.

Entenda: Ninguém deixa de ter uma ideia ruim porque você impede essa pessoa de falar suas ideias ruins.
Racistas, nazistas, terroristas, pedófilos, etc... Nenhum deles vai largar suas convicções porque "é proibido expressar simpatia por" suas ideias.
E chega a ser meio absurdo que alguém queira impedir a liberdade de expressão geral só por causa de grupos como esses. Ainda mais porque só permitindo que esses grupos se expressem é que nós conseguiremos identificar esses indivíduos.

Não sei quanto a você, mas eu quero saber quem são as pessoas que pregam ódio. Não só para ficar afastado delas. Mas para monitorar quando um Alahu Akbar comprar 10Kg de dinamite.
Ou, ainda, para saber os argumentos que levam esses extremistas a pensarem ideias de ódio. Uma coisa é certa: se eles não expressarem seu ódio nunca, nós jamais encontraremos a oportunidade de contra-argumentar e mostrar aonde o pensamento deles está errado.
E se nunca apontarmos seus erros, eles jamais sairão de sua condição de ódio.

Sem a oportunidade de se expressar, esses malucos ficarão remoendo seu ódio em silêncio, até explodirem em algum atentado, chacina, crime hediondo... ou só em pequenos atos de violência no dia-a-dia.


E porque eu estou escrevendo tudo isso agora?
Porque o governo do nosso país acha interessante "Humanizar as redes sociais". Com postagens, querem determinar o que as pessoas podem ou não dizer. Querem controlar a linguagem. E controlar a linguagem é o primeiro passo para controlar a mente das pessoas. Porque passamos a construir os pensamentos já levando em consideração o que pode ou não ser expressado.

E quando as pessoas perdem a possibilidade de falar o que quiserem, voltamos à era dos tiranos. O poder corrompe o ser humano. E o desejo destes déspotas de manter o poder tende a criar justamente essa era terror. Um mundo aonde as pessoas são jugadas só por não concordarem com a ideia vigente.

O direito de usar a Liberdade de Expressão é uma das maiores conquistas da sociedade ocidental. Pessoas morreram para que você tenha o direito de pensar e falar o que quiser, hoje em dia. Mesmo que a ideia absurda que você esteja expressando seja acabar com a liberdade de expressar ideias.

Afinal de contas: todos têm o direito de mostrarem o quão babacas são, não?

Nenhum comentário:

Postar um comentário