domingo, 27 de fevereiro de 2011

Sonhe uma vida mais bela!

Acabei de ler a seguinte frase:

"Gaste mais horas realizando que sonhando, fazendo que planejando, vivendo que esperando, porque, embora quem quase morre esteja vivo, quem quase vive já morreu."

Essa frase estava em um desses orkut's da vida.
E ela não estava sozina não: há muitas e muitas pessoas com a mesma frase, ou com frases de significado semelhante.

Sabe, esse tipinho de pensamento me revolta.

Pensar que para acender uma lâmpada, Thomas Edison demorou quase 2 anos... Pesquisas, Teorias, Planejamento, Prototipação, Tentativa e Erro, até - em um passe de mágica - conquistar o seu objetivo.

Posso citar mais milhares de pessoas que, como Edison, gastaram um tempo precioso da sua vida e fizeram algo maravilhoso.
Mas vou além.
Vou citar pessoas que não só gastaram o tempo da sua vida, mas aproveitaram o tempo da vida dos outros, o resultado do esforço que parecia ter chego a um fim, mas não chegou.
Posso citar Albert Einstein, que, não satisfeito com a explicação de mundo de Sir Isaac Newton, tomou o tempo não só da fonte primária, mas de muitos outros que teorizaram; juntou todos estes tempos ao seu próprio e unificou matéria e energia. Mostrou que a gravidade não é uma "energia misteriosa que aproxima matéria" mas, sim, a deformação que a matéria faz no espaço.

Entendam: Coisas grandes precisam de tempo. Ninguém tropeça em uma teoria geral da unificação de leis da física. Ninguém monta uma máquina nova em sua hora de ócio. Não há livro, tela, filme ou música que não sejam resultado direto de planejamento, horas árduas de esforço e comprometimento com a causa, espera silenciosa pela faísca da criatividade... "Uma música é 5% inspiração e 95% transpiração", não é assim a frase? Mas essa "transpiração" não é somente ficar torturando o instrumento... é imaginar a letra, é sentir a melodia antes de executá-la, é lembrar que a bateria pode fazer tal som para complementar. É sonhar com o fim da execução e a reação que as pessoas terão.

Eu arrumaria a frase infeliz citada lá em cima.
Diria eu que temos, sim, que realizar. Mas, sem o sonho, a realização pura nos transforma em robôs automatos de linas de montagem, que realizam sempre as mesmas tarefas simples, incapazes de transcender e mostrar ao mundo o pleno potencial humano.

"Viva cada dia como se fosse o primeiro!"

Por fim, esse tipo de frasezinha me parece filosofia feminista, feita para justificar a onda de libertinagem que assola nossa civilização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário