domingo, 27 de fevereiro de 2011

Atropelamento de Ciclistas em Porto Alegre

Vídeo forte. Quem não quer ver coisa feia, não dê o play.
Vejam o vídeo:


 
Primeiramente, o cara do Golf é um psicopata e merece uns 15 anos em uma cadeia superlotada, ou um leito em um manicômio.


O atropelamento ocorreu por volta das 19h30 na esquina das ruas José do Patrocínio e Luiz Afonso, no bairro Cidade Baixa.

No grupo de jovens que fiz parte (Grande PROJOVEM!), TODA volta ciclística que organizávamos chamávamos a polícia para fazer escolta.
Ciclista que quer andar em grupo PRECISA de batedores na frente (para parar os cruzamentos) e na parte de trás (por motivos óbvios no momento).

Eu ando na redenção todos os dias depois do trabalho e já vi várias vezes esse pessoal andando de bicicleta por ali, sem a menor preocupação com sua própria segurança.

Eles andam em grupo, fechando toda a via, na esperança de serem tratados como um veículo maior.
Na primeira vez que eu vi essa temeridade, já havia pensado que, mais cedo ou mais tarde, haveriam acidentes sérios. Claro que não imaginava um boliche atropelamento em massa como esse.

A própria delegada que atendeu à ocorrência comentou:
"Sabemos que não houve pedido de proteção para a Brigada Militar e nem para a Empresa Pública de Transporte e Circulação, o que poderia ter dado mais garantia de segurança aos ciclistas. Vivemos em uma democracia, mas há regras para isso."
Delegada Laura Rodrigues Lopes


E a justificativa, dada pelos ciclistas, para não utilizarem batedores foi:
"O intuito da Massa Crítica é incentivar o uso da bicicleta, por isso não faz muito sentido pedir apoio de carros para proteger quem está de bicicleta. A partir do momento em que se coloca autoridades policiais e de trânsito apoiando uma manifestação de ciclistas, os motoristas estariam respeitando apenas essas autoridades e não a bicicleta. Vamos discutir a postura da Massa Crítica e avaliar se é necessário pedir apoio para esses eventos a partir de agora."


Não adianta, não vivemos em um pais civilizado. E as bicicletas não possuem vez no trânsito.
Pelo menos não em um trânsito em que os motoristas são habilitados com menos de dois meses de "curso" de direção - ou sequer isso, no caso dos motoristas mais antigos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário