quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Esquerda X Direita

E ai tchê! O que é Direita e Esquerda, politicamente falando???

Hummmmmm não sabe, né?
30 segundos para a resposta: TEMMMMMMMMMPOOOOOOO

(TicTacTicTacTicTacTicTacTicTacTicTacTicTacTicTacTicTacTicTacTicTacTicTacTicTacTicTacTicTac)

Fim!

Então, voltamos à idade média, final das grandes explorações, do metalismo, início da revolução indústrial.
No centro do mundo, tínhamos o Rei. O Estado era fundido com a religião (e, muitas vezes, confundido).

Do lado "direito" do Rei estavam a igreja, os nobres e as cortes. Cada nobre (barões, duques, etc...) era, ainda, "dono" de extensas áreas de terra que formavam o império do Rei. Portanto, enquanto o Rei estivesse no trono, os nobres estariam com seus interesses garantidos. Por outro lado, a igreja entretia e explorava os mais necessitados, dando-lhes migalhas como contrapartida, enriquecendo no processo. Por isso, essas pessoas sempre votavam pela manutenção do Estado, como estava. Pão e circo para a população não reclamar e seguir obediente. Qualquer mudança que ocorresse tenderia a ser para pior.

Já do lado "esquerdo" ao Rei, estavam as gerações de nobres que não partilhavam da simpatia do Rei, a população (que, frequentemente, era explorada e subjulgada aos interesses da elite) e toda ou qualquer expresão de revolução, liberalismo, livre comércio, não-tributação, mobilidade social, etc...

Para devida referência, vejam o filme "Os Miseráveis". Mostra exatamente o início da revolução Francesa e marca muito bem os ideais da esquerda de liberdade.

Hummmmmmmmmmmm... Quem parou para pensar um pouco nisso e comparou com o Brasil, achou, no mínimo, esquisito.

Isso pois, no Brasil, os partidos que possuem cunho "popular", que distribuem pão e circo, que montam verdadeiras cortes de cargos públicos e vestem a bandeira do auxílio aos carentes é, por via de regra, chamado de "esquerda"... Mas fazem exatamente o que a "direita" do Rei fazia antes!

Em contrapartida, nossa "direita" política é quem prega o liberalismo econômico, o livre comercio, o enxugamento da máquina administrativa, a livre iniciativa e a redução de tributos, assim como a "esquerda" do Rei.

A inversão destes valores no Brasil se deu durante a ditadura militar. Isso pois os militares, para se manterem no poder sem serem vistos como comunistas pelos EUA e poderem compor o bloco americano, instituíram uma "ditadura capitalista" ao invés de uma "ditadura comunista". Então, como no relato que colhi pessoalmente de Luis Carlos Floriani (um dos idealizadores do SIMPLES): "Não havia época melhor para ganhar dinheiro do que na ditadura! Isso porque ninguém sabia, realmente, qual era o valor das coisas. Assim, se alguém ia pesquisar o preço de um martelo na tua loja, tu poderia negociar falando: '-Agora é R$10,00, mas eu não sei se o preço vai continuar o mesmo até tu voltar.' As pessoas simplesmente corriam para comprar e o dinheiro sempre existia!"

Quando nossa Ditadura acabou e o pluralismo partidário se instituiu (arght!), os partidos pró-capital, que sempre foram a esquerda do Rei, se transformaram em Direita, automaticamente. PSDB, DEM(PFL), entre tantos outros, são vistos como a situação ainda hoje.

No mesmo momento, os partidos com cunho social-comunista viraram a Esquerda.

Ainda há, infelizmente, os partidos de centro, os quais rezo toda noite para que o papai do céu destrua impiedosamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário