sábado, 21 de maio de 2011

Piratas do Caribe 4

Primeiramente, uma chamadinha para o filme.



Quem me conhece sabe que eu adoro os filmes da Disney. Eles sabem fazer filmes com tudo o que um filme tem que ter.
Ontem fui ver os Piratas 4 e, no botão abaixo, vai o que achei do filme.
Se você não assistiu, não clique no botão e não leia! Vá ao cinema e tenha a sua opinião antes!






Bem, quando acaba uma trilogia, esperamos que tudo tenha um desfecho e a obra esteja completa.
Porém, no mundo dos negócios, a banda não toca bem assim. Se a trilogia deu dinheiro, é muito mais fácil espicharem a saga do que darem o projeto como encerrado.

Pois bem, Piratas do Caribe 4 NÃO é isso!

É bom lembrar que Piratas do Caribe não é um arco comum. Na Disneylandia, há sub parques temáticos e brinquedos, cada qual referenciando uma das criações da companhia. Mickey, Pateta, Cinderela, Pluto, Peter Pan, Toy Story, Carros... Etc, etc, etc... Cada lugar deste partindo do imaginário em direção à realidade.

Porém, há um parque na Disney que não havia partido da imaginação: Os Piratas do Caribe.

Os Piratas foram idealizados para o aproveitamento de robótica, informática e mecânica, mas jamais estiveram em um desenho, livro ou sequer em contos.

Então, a Disney lançou o primeiro filme.
O que ninguém sabe, é que o primeiro filme não teria seqüencia; Os Piratas do Caribe 2 e 3 só existiram porque o 1 deu certo demais. E não só economicamente falando: o sucesso foi avassalador.

Porém, depois do show de efeitos especiais do Piratas 3, ninguém achava que seria possível que uma continuação pudesse existir. Ledo engano. Piratas do Caribe 4 tem a mesma tocada do primeiro, em uma reformulação quase total de elenco, mas sem perder a seqüencia da história.

Poderia contar o filme inteiro aqui, mas, mais uma vez, as idas e vindas, tramas e subtramas e os ardis de Jack dão voltas em nossas cabeças.

Fica, ao meu ver, somente a crítica sobre as personagens da Penélope Cruz e do Missionário, que entram na história "sem mais nem menos" e saem com gosto de terem sido, apenas, personagens de apoio à trama.

Em um segundo momento, Jack nunca fora - até agora - o personagem central dos filmes. É estranho ver o Piratas 4 girando em torno de Jack e de todas suas aspirações. Mesmo assim, o roteiro é bom o bastante para esconder de nós (e até dele próprio, talvez) os planos de Jack.

No final, todos sabiam que Jack trocaria as taças.

Um comentário: