quinta-feira, 5 de março de 2015

Luz Capturada como Onda e Partícula ao mesmo tempo!

Uma das coisas mais complicadas de explicar é a natureza da luz.

Tão complicada, que diversas pessoas já tentaram teorizar. E o mais surpreendente foi até onde chegamos.


Algumas pessoas teorizaram que a luz é uma onda de energia que se move através de meios físicos.

Essas pessoas fizeram testes e, acredite, conseguiram provas de que estavam certas. Em muitos momentos, a propagação da luz realmente se dá através de ONDAS que perturbam um meio físico.

E esse pensamento até que tem muita coerência. Afinal de contas, já conseguimos detectar que a luz é só mais uma parte do espectro eletromagnético...

MAS...

A luz se propaga no vácuo. Não tem muita coisa entre o Sol e a Terra. Não é um vazio completo... mas o que está ali é tão pouco que não serviria sequer para conduzir as ondas eletromagnéticas.

Então... COMO a luz sai do sol e chega até o nosso planeta?

Algumas pessoas teorizaram, então, que existe uma partícula sub-atômica que conduz a luz. E o pior: essas pessoas testaram a teoria e descobriram que, sim, existe uma PARTÍCULA que carrega a luz. Essa partícula foi batizada de FÓTON. 

Faz mais ou menos um século que estamos lidando com essa dualidade. Ao mesmo tempo que a luz é uma partícula, a luz também é uma onda.
E o pior: já construímos muitos objetos nos baseando só em uma teoria e só em outra teoria. E o mais surpreendente: todos funcionam!

Entretanto, jamais havíamos encontrado uma evidência da luz sendo onda E partícula, ao mesmo tempo.

"Não havíamos", porque nessa semana Fabrizio Carbone e sua equipa da Ecole Polytechnique Federale de Lausanne conseguiram criar um experimento para captar a luz como onda E partícula, ao mesmo tempo.



Esse tipo de descoberta nos responde algumas perguntas fundamentais... 
E abre espaço para muitas aplicações práticas.

Mais informações?

Nenhum comentário:

Postar um comentário