terça-feira, 13 de maio de 2014

O Óbvio Deve Ser Dito

É amigos, voltei a publicar.

Eu havia parado de publicar porque achei que estava me repetindo demais. Sempre a mesma briga. Sempre a mesma ideia. Sempre o mesmo desprezo pela gritaria sem raciocínio. EU havia me cansado de repetir.

Então eu parei de escrever. Parei de procurar notícias, de estruturar meus pensamentos e de concluir sempre a mesma coisa.

Nesses dois anos que eu não estou publicando o que eu penso, eu tenho notado que... Faz falta que alguém repita o óbvio.

São tão poucos amigos que falam o que eu penso, que eu não vou mais deixá-los sozinhos. Eles falam melhor do que eu. Eles são pessoas com mais tempo, mais habilidade e até com o português melhor do que o meu. Mas eles precisam de mais pessoas REPETINDO O ÓBVIO.

Minhas opiniões são sempre as mesmas.

Eu sou um liberal. Acho que ninguém precisa mandar em ninguém. Acho que é um absurdo eu chegar aqui e ter que dizer para ti o que tu deves ou não fazer da tua vida.

Afinal, a vida se resume a você escolher como quer morrer...

MAS... Eu sou um homem cético. E só a ciência das coisas aplaca a minha curiosidade. E só com a minha curiosidade plenamente saciada que eu admito que algo É certo ou É errado.

Sim, ninguém tem o direito de dizer para outra pessoa o que é certo e o que é errado... Exceto a lógica matemática. Hipóteses DEVEM ser levantadas. Mas só podem ser levadas a sério após passarem por testes. E, quando uma hipótese passa com sucesso por testes, ela se transforma em uma bonita TEORIA. Teorias já são hipóteses confirmadas, comprovadas. Mas a CIÊNCIA não é arrogante; mesmo tendo certeza de algo, continua a testar essa certeza. Porque a cada novo teste se cria mais conhecimento. A certeza avança ou abre espaço para mais certezas.

Assim, a liberdade individual que eu tanto defendo tem um balizador: você é livre até que o assunto já tenha sido testado pela ciência. Até que você chegue a uma decisão pessoal que já tenha sido comprovadamente testada. Que a lógica simples determine para você o que você É OBRIGADO a fazer.

Minha ex adorava regurgitar a frase "E eu sou obrigada a isso?"

Sim, Mariana. Você é obrigada a fazer muitas coisas. Você, eles, eu e todas as pessoas desse mundo. Somos obrigados a fazer coisas pela lógica simples. Pela palavrada dada. Pela honra de chegar ao final do que se comprometeu a chegar ao final.

Eu vejo um mundo tão matemático... Tão simples de se portar dentro dele. São tão poucas decisões que não são lógicas. Tão poucas decisões que você realmente pode dizer que existem mais de um ponto de vista. Mais de uma solução possível. Menos decisões ainda você pode dizer que "não há o que fazer"...

Por isso, não procure em mim por decisões tomadas em achismos quaisquer. Tudo o que eu escrevo aqui é baseado em alguma lógica matemática. Às vezes vocês me lerão alinhado com pensamentos de igrejas. 
Por exemplo, eu concordo com a "santidade da vida" da igreja católica. Não porque algum ser superior nos deu um "sopro da vida", mas porque É JUSTO E LÓGICO que todo ser humano que tenha sido gerado tenha o direito de viver o tempo de sua vida.
Você não pode ter direito à sua vida, se você não respeitar o direito à vida dos demais. Pensamento simples, lógico. Você é dono do seu corpo e somente dele. Uma mãe não tem direito de decisão sobre o corpo do filho no seu ventre. Pátrio Poder saiu de moda na civilização ocidental lá pelos tempos da Roma Antiga...

Aliás, não espere em meus textos um punhado de links referenciando as coisas que eu falo. Em cada linha há pelo menos uma referência de um pensamento de algum bom autor. Se eu for referenciar tudo o que eu cito, eu morro procurando bibliografia e não publico nada. Pegue as palavras-chave, coloque no google e seja feliz.

A anarquia que eu defendo, então, precisa que as pessoas sejam tão educadas e tenham um pensamento científico tão homogenizado, que beira à utopia.

E isso é o que mais você encontrará aqui: utopias.
Eu não me contento com o "meia-boca". "O que dá para fazer" não é o meu ideal e eu jamais estarei contente com isso. Nós somos seres humanos, poxa vida! Podemos mais! Podemos repetir milhões de vezes a mesma coisa, até que sejamos formidáveis. Caramba!

Aqui, então você já vê a minha solução para 99% dos casos que eu abordarei: Busque CONHECIMENTO E EDUCAÇÃO para que EU não tenha que TE dizer o que fazer, para que TODOS NÓS tenhamos um mundo IDEAL.

Menos que isso é desleixe. E todos nós sabemos que para pobreza há desculpa, mas para falta de capricho não há.

Eu sei. É óbvio. Mas, como o título desse texto diz... O povo não anda vendo o óbvio. Então o óbvio passará a ser dito e repetido diariamente, novamente.

Até amanhã!

Nenhum comentário:

Postar um comentário