segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Filmes a serem vistos!

Faz tempo que não posto um filme a ser visto.

Hoje, quero deixar, aqui, um filme muito bom que vi no último mês. Aquisição certa, para ocupar espaço de honra em minha videoteca particular: "O Primeiro Mentiroso" (The Invention of Lying).



O Primeiro Mentiroso começa em um mundo onde não existe a mentira. Um mundo rígido. Um mundo único. Nós, espectadores, passamos a acompanhar o dia-a-dia de Mark (Ricky Gervais) um roteirista de cinema fracassado. Feio, com péssimos genes, envergonhado... a antítese do sucesso, materializada em pessoa.
Acompanhamos os últimos momentos da decadência desta pessoa, até que ele atinge o fundo do poço.

E é no momento de maior desespero que Mark faz o que parecia já impossível (inclusive para quem está assistindo, que já se acostumou com a franqueza grosseira que o mundo sem a mentira propõe): conta a primeira mentira do mundo!

O mais engraçado é que, em um mundo sem mentiras, as pessoas não possuem malícia alguma!

Como a mentira é a extensão da imaginação, nenhuma arte existia: e é contando mentiras que Mark cria os melhores roteiros de sua época, não só reavendo seu emprego, como se tornando rico e famoso.

Há momentos tocantes nesta comédia. Como não há vazão para a imaginação e a vida se baseia apenas em fatos, não existe religião! Até que Mark conta uma mentira à sua mãe, em seu leito de morte!

O filme é fantástico, e nos faz pensar em todas as mentiras que contamos no nosso dia-a-dia, sem que sequer notemos!

É uma comédia para ser vista com olhos críticos e mente alerta.

Bom filme a todos!




Nenhum comentário:

Postar um comentário