quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Algo a mais

De mediocridade, o mundo está repleto. Alguns poucos diamantes brutos a serem lapidados, misturados em meio a ouro de tolo e pura pirita.

Mas mesmo muito raros, existem indivíduos que se sobressaem. Pessoas que por algum motivo conseguem inovar e mostrar o conteúdo que tem. Pessoas com "algo a mais".

Jerry Seinfield é um desses caras. Em 2007, lançou a animação "Bee Movie", excelente filme que mostra a saga de uma Abelha que processa os seres humanos por roubarem o mel. Muitas piadas de situação, todas inteligentes, com um roteiro suave, porém profundo.



Ali, Sainfield mostra como as abelhas são importantes para o nosso mundo, de uma forma que qualquer um pode compreender: Fartas com todo o mel que os humanos tiveram que devolver, as abelhas não trabalhavam mais. Sem precisar fazer o mel, as abelhas não visitavam flor por flor. E sem a necessidade do néctar, o pólen não era passado de planta para planta. Logo, as plantas do mundo inteiro começaram a morrer. Muitas das quais dependem nosso conforto, nossa economia e nossa alimentação.

Porque exalto essa animação e seu criador? Simples:

Desde o final do século passado, um fenômeno vem alarmando biólogos, botânicos, agricultores e cientistas, de modo geral: A Síndrome da Desorientação da Colmeia.
Basicamente, as abelhas operárias saiam de suas colmeias e não conseguiam mais voltar. Desorientavam-se, não conseguiam voar ou caminhar e, simplesmente, morriam.

Essa doença estava dizimando as colmeias na Ásia, Europa e América do Norte, prejudicando consideravelmente a polinização das plantações.

Procurei por um link, mas não encontrei. Uns 5 anos atrás, havia visto uma reportagem sobre um povoado na China que havia empregado todos seus habitantes para polinizarem a plantação de Pêssegos do local. Justamente porque as abelhas haviam sumido!

O quadro estava tão preocupante que cientistas passaram a estudar a Síndrome, na esperança de encontrar uma cura para essa doença. Sim, quase como estudam tratamentos e remédios para nós, seres humanos!

Hoje, enfim, foi divulgada uma notícia, quase como nota de rodapé, mas que promete ajudar muito no combate à mortalidade das abelhas:

Notícia no G1.

Notícia no Terra.

Agora, é combater a tal mosca e ver se as colmeias param de sumir.
E, talvez, o Seinfield venha a fazer mais algum filme de animação. Com linguagem bem simples, mas que explique para a massa sobre os fatos simples, mas impressionantes, do nosso mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário