segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

RBS Colorada!

Sou colorado, todos sabem.

Desde o início do século passado, o Rio Grande do Sul tem uma dualidade. Aqui, antes da criança nascer, não se especula se ela vai ter olho claro ou escuro, cabelo loiro ou moreno, características do pai ou da mãe. Aqui no Rio Grande do Sul, a primeira coisa que se discute é se a criança vai ser colorada, ou gremista.

E nem adianta outras cidades tentarem criar rivalidades. Gaúcho que é gaúcho sempre torce ou pro Internacional, ou pro Grêmio. As exceções? Excêntricos que não gostam de futebol ou que preferem fugir à rivalidade, escolhendo times de fora. Mas são pouquíssimos.

Com o passar das gerações foi comum ver instituições que não eram ligadas ao futebol, tomarem partido. Grandes lojas, empresas e qualquer tipo de grupo de pessoas... Quem não toma partido do lado vermelho ou do lado azul, logo é alvo de inquérito.

E a imprensa não pode ser diferente.

Mas a imprensa tem um problema: por questões éticas óbvias, periódicos que querem ser levados a sério não podem tomar partido de nada. Nem de seus patrocinadores!

Assim, formou-se, durante muitos anos, a mítica a respeito de qual time a imprensa apóia.
E, como o principal grupo de mídia do RS é a RBS, o apoio deles é alvo de muita conversa.

Colorados insistem que a RBS é Gremista.
Gremistas insistem que a RBS é Colorada.


Bem, depois desse final de semana, eu cheguei ao Santo Graal dessa questão. Eu tenho a resposta!


Se você gosta de alguém, e vê essa pessoa tomando uma decisão ruim, qual a sua atitude?
Bem, vou adivinhar sua resposta: Você a avisa! Faz de tudo o que pode para que a pessoa, que você gosta, tome a melhor decisão possível. Para que melhore a cada dia mais. Para que vá para frente!
E como você faz isso? Criticando-a, falando com ela, corrigindo-a. Às vezes, simplesmente não há tempo para ser suave com quem mais gostamos. Às vezes, temos que agir rápida e bruscamente, para garantir o melhor para quem queremos bem.

Em contrapartida, quando não gostamos de alguém, não damos a mínima, caso essa pessoa vá tomar decisões boas ou ruins. E, se chegamos a ter algo contra essa pessoa, a indiferença dá lugar à vontade de que essa pessoa logo se dê mal. E fazemos algo para ajudar. Quando vemos que alguém que não gostamos vai fazer algo errado, simplesmente incentivamos! Vemos que as escolhas são ruins e, aí mesmo, dizemos que não há coisa melhor a se fazer, que a escolha é ótima e que deve, sempre, continuar assim!

Bem, amigos.

Escutando a Gaúcha, vendo a RBS e lendo a Zero Hora, notei um padrão.

Quando o grupo RBS fala do Grêmio, são sempre boas notícias. O Grêmio está certo. O Grêmio está maravilhoso. Tudo está bem no Grêmio. O Grêmio não perde, tem acidentes de percurso. O Grêmio não merece estar na segunda divisão. O Torcedor gremista tem que ter mais paciência com o time, que está melhorando a cada dia. Ronaldinho já é do Grêmio. Giuliano já é do Grêmio. Empate heroico dentro de casa. Até o Messi quer vir pro Grêmio, que é o melhor do mundo, mas o malvado Barcelona é que não deixa!

E a realidade gremista? Uma década sem ganhar nada expressivo. Uma década montando times fracos, com ex-jogadores ou promessas que nunca vingam. Uma década vivendo de esperanças que não se concretizam.
Mas, para a RBS, sempre está tudo excelente com o Grêmio!

Agora, quando o grupo RBS fala do Inter, é sempre o contrário: O Inter está mal. Precisa contratar mais e melhor. O Elenco até que é bom, mas precisa de um time titular. O time não chuta, tem que treinar mais. O time não defende, tem que ser mais combativo. O Inter poderia ter vencido, mas só empatou fora de casa. Inter só atento ao mercado, mas não contrata ninguém. Jogador "x", do Inter, está ouvindo propostas de outros clubes, onde está a direção, que não segura os jogadores? Indignação porque o Inter vende mais um jovem e brilhante jogador para o exterior, por Milhões!

E a realidade colorada? Na última década, Campeão Mundial, Campeão da Libertadores, Campeão da Sul-Americana, Multi-campeão Gaúcho, Três vezes vice Brasileiro (um deles roubado pelo Corinthians e STJD). Sempre comprando e vendendo craques, muitos de nível de seleção, em todas as posições. Treinadores de primeira linha, Nacional e Internacionalmente falando. Times de base sendo campeões, sistematicamente, em torneios de suas categorias. Convites para torneios amistosos internacionais.

Sinceramente, amigos, quem ama, cuida. E cuida, nem que seja à base da cobrança exagerada. Ininterrupta. Abusiva. Quem cuida cobra, porque sabe o quanto o cuidado pode melhorar e se superar. Porque sabe que as fronteira, para quem tem talento, não existem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário