terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Eu sou um Déspota Esclarecido.

Não me siga.
Caso, algum dia, eu me candidatar a algo, por favor, demova-me deste caminho. Não vote em mim. Não me dê nenhum tipo de poder.

Eu sou um Déspota Esclarecido. E, caso um dia alce ao poder de decidir os rumos - sequer - do meu condomínio, vou fazer o correto, sempre. E o correto, ao meu ver, é sempre o ideal. Porque, "Quando a necessidade e a perfeição são inimigas, há algo errado", já diz a assinatura dos meus e-mails.
Uma necessidade jamais pode ser negligenciada. Mas só a atenção à necessidade não basta: toda necessidade deve ser sanada. Mas só aquietar a necessidade não é o suficiente: a necessidade deve ser executada. Sumariamente. Sem direito a acusação, sem direito a defesa, sem humanidade, sem piedade e sem remorso. O que é necessário categorizou-se nesta lacuna por sua urgência e importância.
Todos sabemos o que é ou não necessário. Não precisamos estudar anos ou adquirir experiência de décadas para saber que um mendigo precisa de um banho, de comida, morada, roupas limpas e uma oportunidade na vida. Talvez reabilitação. Talvez algum tratamento. Talvez, apenas, alguém que interceda por ele, junto à sua família. Sei lá.
Sabemos, todos, que é um absurdo que existam madames que gastam mais com seus cachorrinhos de enfeite, por semana, do que o que ganham, com o suor dos seus rostos, chefes de família, em um ano inteiro.
Eu sou a pessoa que, se tiver um quinhão de capacidade de realizar em minhas mãos, vou ANIQUILAR esta desgraça em que já nos afogamos. Sou a pessoa que vou DESTRUIR a certeza das pessoas que ganham com a miséria dos outros.

Desabafo feito, vamos ao post.

Hoje, quero falar de aquedutos.
Não, não vou xingar você que não estudou o suficiente na escola, tão pouco parou 15 minutos em frente a um canal de cultura, leu um livro ou sequer "googleou", para saber o que é.

Como sempre, aqui vão alguns links:

http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/energia/conteudo_265339.shtml

http://www.slideshare.net/eloambiental/a-histria-do-saneamento-bsico

http://atonito.blogspot.com/2005/07/aquedutos-romanos.html

http://pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:Lista_de_aquedutos_de_Roma

http://pt.wikipedia.org/wiki/Aqueduto

Bem, agora que você já sabe o que é um aqueduto, vou reunir, aqui, os dados que interessam à minha conclusão.
Embora tenha-se conhecimento de um sistema de eliminação de esgoto na Babilônia, em 3750 Antes de Cristo, o primeiro sistema de fornecimento de água conhecido é o aqueduto de Jerwan, construído em 641 Antes de Cristo. Sim, mais de 2.500 anos atrás, pessoas construíram um sistema elaborado de 18 canais, que traziam água das colinas a Nínive até Jerwan, cerca de 65 kilometros distante.

http://pt.wikipedia.org/wiki/N%C3%ADnive


Várias culturas utilizaram-se de aquedutos, mas Gregos e Romanos fizeram os mais notáveis.

Reafirmando o óbvio, então, um aqueduto serve, basicamente, para retirar água de um local onde ela existe em abundância e transportá-la até um local onde esteja em falta.
Preciso, mesmo, lembrar o quanto a água é importante para a vida, em geral? Não né? Que bom.

Bem, nosso país está sofrendo várias calamidades. Em alguma épocas do ano, chove demais em certas localidades e, em outras, chove de menos. Em outras épocas, as chuvas se invertem e, onde chovia muito, chove pouco e onde chovia pouco, chove muito. Há lugares que chove sempre. Há lugares que não chove nunca!

Isso aí não é o Sertão Nordestino... É o interior do Rio Grande do Sul!

Em todos estes lugares, em todas estas épocas, pessoas são desalojadas, enfrentam doenças, passam necessidades e MORREM pelo excesso ou falta d'água.
Não bastasse as calamidades dos efeitos imediatos, estiagens e inundações acabam com plantações e criações, o agronegócio como um todo, nossa maior força. Comércio e indústria são destruídos, deixando multidões de desempregados. Economia gira mais lenta, negócios são desfeitos, pobreza e mais miséria.

Populações inteiras sofrendo porque o Brasil não possui planejamento Urbano: 
Cada um vive onde encontra um lote barato para comprar ou ocupar!

E nossos políticos rindo à toa, pois, com os decretos de calamidade, podem pedir e gastar verbas públicas à vontade, desviando até colchões, por exemplo, como em uma prainha no sul de SC, depois do Furacão Catarina...

Somado isso tudo ao temor irracional da falta de água potável, eu só posso imaginar que ou todos à minha volta são muito burros, ou eu é que estou maluco.

Isso porque, enquanto chover, SEMPRE haverá água potável, no nosso planeta. Aliás, essa água doce e potável que cai dos céus, de graça, é a nossa solução para todos os problemas apresentados. Basta que saibamos captá-la e armazená-la.

Não consigo compreender como é viável, barato e louvável construir tubulações para transporte de gás natural da Bolívia até o Sul do Brasil, passando por São Paulo, mas, para criar um sistema de açudes para represar água das chuvas (tirando-as da rota das áreas habitadas e plantadas) e um sistema de aquedutos (para levar água dos lugares que tem muito, para os lugares que tem pouco), qualquer fiscal de merda do Ibama se atravessa e impede a obra.


Aliás, parece que o Ibama é só um órgão de fachada. Um braço do Governo, para que este pose de bonzinho perante o povo: "Íamos fazer uma obra essencial e barata, aqui. Que melhoraria a vida de todos! Mas o Ibama não deixou!". E, é claro, até o Ibama tem uma justificativa louvável: "Há plantas/animais/ecossistema na região que não pode ser afetado por uma obra humana!".

Porque um gasoduto é aprovado para passar pelo meio da mata e um Aqueduto não?

Sinceramente, seus "ecochatos"? FODAM-SE os macaquinhos na estrada ali perto de Pelotas! Eu quero a estrada duplicada!

Se não ficou claro, falo novamente:

FODAM-SE OS MACAQUINHOS! NÓS, OS HUMANOS, PRIMEIRO!

"Ai Arthur, como tu é insensível com a natureza!"
Vai lá. Vai ser sensível com a criança em Minas Gerais, que perdeu a família inteira por causa das inundações. Leva pra casa e cuida, junto com todos os cachorros imundos que tu encontrar na rua (que só emporcalham nossas cidades).

O fato é que a Terra sabe se virar muito bem sem nós. As espécies sabem se defender. E, se tem algo que a humanidade pode fazer, para preservar nosso planeta, é o controle demográfico.
Menos filhos, menos pessoas, menos necessidade de recursos naturais, áreas para cidades, plantações, criações, etc...

Ela, e a vida que ela sustenta, vão existir até o Sol explodir! A Terra sequer nota nossa presença. 
Nós é que vamos nos extinguir, se não evoluirmos logo!

Agora, se existirem, realmente, 10 bilhões de pessoas no meu centenário, paciência. Teremos que encontrar meios para dar vida digna para todos.

Nem que seja olhando para o nosso passado e recriando soluções fantásticas, custe o que custar, como o bom e velho Aqueduto.

Está aí. Não votem em mim para nada. Porque eu vou tomar o poder só para mim. Porque, ao que me parece, só eu sei o certo e o errado e só eu tenho inteligência suficiente para tomar as decisões de maneira acertada.

Por favor, provem-me o contrário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário