quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Porque Eu Xingo

Na última segunda, estava conversando com os colegas de serviço, durante o almoço.

Papo vai, papo vem, tocaram em um assunto que eu mencionei aqui, no blog.

Como bom blogueiro, imediatamente resumi o meu post e disse para o pessoal acessar, comentar e seguir, hehe!

Porém, prontamente, uma colega disse que "eu não vou entrar lá, tu xinga" (ou coisa semelhante, não lembro... não tenho boa memória).

Vi, aí, um bom tema para um post. Mas, na seqüência, pensei que as pessoas que se sentiram ofendidas com meus xingamentos já nem voltam mais aqui... Então, a explicação ficaria somente para os que entendem o sentido dos meus xingamentos. Contudo, decidi escrever sobre os xingamentos porque eles me ajudarão a discorrer sobre algo que quero falar, hoje.

Desde sempre, acredito que as pessoas que fazem maldades ou são burras, ou são más, de verdade.
Porém, não consigo acreditar que uma pessoa seja, por essência, má. Eu creio que o ser humano é bom, por natureza. E que é o meio, as más companhias e, por fim, a necessidade urgente, que forçam a pessoa a cometer atos horrendos.
Não concorda comigo? Bem, há um experimento bem interessante com crianças, que ajuda a comprovar meu ponto de vista:


Viu? Pessoas vêm programadas com bondade em seu código genético.

Então, ao meu ver, o meio, más companhias e necessidade distorcem nosso senso de certo e errado. Passamos a ficar maus.

Só que esses três fatores só podem dominar uma pessoa se ela é burra. Estúpida. Ignorante. Vil. Desavisada.
Como tenho tanta certeza? Simples. Milhões de casos de pessoas que nascem, crescem e vivem em meio à marginais ou na pobreza extrema até sua morte e, mesmo assim, mantém o coração bom. Fazem o certo a todo custo.
Em contrapartida, pessoas que nascem, crescem e vivem em ótimos ambientes, cercados de cultura, apoio, carinho e oportunidades, muitas vezes tornam-se más.


Mas, então, quando xingo alguém, aqui no Blog, estou querendo dizer que a pessoa é má?

Sim.

Hoje tive que escutar - de uma pessoa que tenho em alta conta - que "ah! tu tem o dom para escrever, domínio sobre os assuntos... nem todos são assim!".

Mentira. Falácia. Caô. "História pra Boi Dormir". Lero. 171.

Todos temos o que falar. E,a menos que não tenham sido alfabetizados, bem ou mal todos sabem escrever! Eu mesmo me acho um péssimo escritor! Escrevo e reescrevo mil vezes a mesma frase, procuro por palavras no Google e, muitas vezes, nem eu consigo entender o que quis dizer!
Qual é a diferença?

Eu não me calo. Não sou mais um conivente. Não deixo passar o que me incomoda, nem que seja reclamando aqui, nesse Blog.



E, toda vez que alguém se cala, acha que "não é comigo" ou que, simplesmente, prefere ficar vendo novela e Big Brother, em vez de se informar, ler e ter conhecimento do seu mundo, esse pessoa é um estorvo para sociedade. Uma pessoa que está dando de ombros para a necessidade de todos. E muitas vezes dela mesma!
Uma pessoa má!

Por isso xingo.

Xingo porque até Raul Seixas xingou:


"Num planto capim-guiné, Pra boi abaná rabo
Eu tô virado no diabo, Eu tô retado cum você
Tá vendo tudo, E fica aí parado
Cum cara de viado, Que viu caxinguelê"

Xingo porque não vejo a iniciativa do bem. E é na ausência do bem que o mal se instala.

João Campos. 
Seria isso aí uma Saudação Nazista?

Hoje, fiquei sabendo do Projeto de Emenda Constitucional número 99 de 2011, proposta pelo Deputado João Campos (PSDB/Goiás). Sendo pago com o dinheiro do povo, este nobre(?) Deputado está legislando em causa própria. Seu projeto propõe:

"Acrescenta ao art. 103, da Constituição Federal, o inciso X, que dispõe sobre a capacidade postulatória das Associações Religiosas para propor ação de inconstitucionalidade e ação declaratória de constitucionalidade de leis ou atos normativos, perante a Constituição Federal."

O projeto pode ser visto e acompanhado aqui:

http://www.camara.gov.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=524259

Bem, amigos. Já falei, antes, aqui, sobre o que é o Estado Laico. O que é o Estado de Direito. Já expliquei as suas devidas importâncias. Já disse como era antes de dividirmos Estado e Igreja. E já disse como ficou depois que o fizemos.


Esta emenda quer iniciar a fusão do Estado com a Igreja, novamente. E é um perigo.

Hoje, existem vários grupos que podem intervir em um projeto de lei. Sindicatos, Associações, Partidos Políticos, entre outros. O que há de semelhante entre eles? Eles possuem um estatuto registrado.
Ou seja: um agrupamento de pessoas que quer ser ouvido, tem que, antes, se organizar. Tem que deixar os seus motivos para se reunirem bem explícitos, de antemão. Assim como esclarecer seus objetivos.

Desculpem-me os que creem na Bíblia. Mas ela não é um estatuto. Entre vocês mesmos há divergência na interpretação de frases claras e diretas. Imaginem para quem vê de fora... Seus argumentos que sustentam seus pontos de vista são altamente dúbios.
O caso, por exemplo, do aborto e do casamento gay. Cristãos são contra os dois! Mas só casais heterossexuais podem cometer aborto... Porque odiar casais que não podem abortar? Bem, sei lá... Nessa questão, gays deveriam ser enaltecidos pela Igreja!

Mas enfim. Hoje, dogmas não são mais suficientes para determinarem se certa lei é ou não correta para a sociedade. Estudos científicos, usos e costumes e a cultura como um todo é que são fatores determinantes.


Desde a separação do Estado e da Igreja, a Igreja pode influenciar indiretamente, através da parcela da população que a pratica, nos usos e costumes e na cultura. Mas, diretamente, não mais.

E, o mais absurdo deixo para o final, é que esse projeto não contempla todas as Religiões. Sim. O nobre(?) Deputado deixa claro que só as "Associações Religiosas de caráter nacional" terão o direito. Ele ainda cita exemplos:
CGADB - Convenção Geral das Assembléias de Deus no Brasil, CONAMAD - Convenção Nacional das Assembléias de Deus no Brasil, Ministério Madureira, CNBB - Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, Supremo Concílio da Igreja Presbiteriana do Brasil, Convenção Batista Nacional, Colégio Episcopal da Igreja Metodista, etc. , etc., etc..

Bem, os exemplos são só vinculados a Cristianismo! Ou seja, todas as religiões Afro não são de caráter nacional. Espiritismo não é de caráter nacional. Outras religiões, como Budistas, Indus, etc... estão excluídas, também!
Além disso, as pessoas que optam por terem sua própria orientação religiosa ou, ainda, não crerem em nada, tem sua opinião descartada!

Lei absurda, que, só por ser apresentada, deveria fazer o Deputado perder o mandato.

Ter esse tipo de ideia é burrice. Mas não saber que isso anda por aí, é pior. Mas o que mais dói é saber que haverão pessoas que irão ler isso e darão de ombros. Esses, sim, são os maiores estúpidos de todos.

Um comentário:

  1. As pessoas são más no geral e elas nascem, sim, más. As que são boas tiveram algum distúrbio muito forte. :)

    ResponderExcluir