sábado, 18 de fevereiro de 2012

O Livro de Eli

Após muitas indicações e bons comentários sobre o filme, estava realmente interessado e esperançoso nesta história.

Depois de muito (mas muito mesmo) tempo, assisti ao filme "O Livro de Eli".



O filme, basicamente, trata de um futuro pós-apocalíptico. Cerca de 30 anos depois da hecatombe nuclear, a humanidade já está irreconhecível. Ruínas por todos os lados, pessoas virando canibais, muitos filhos de sobreviventes, que sequer sabem ler!

Importante citar que a maioria dos sobreviventes ficou cega, por causa da hecatombe nuclear.

O interessante é que, após a dizimação, um grupo de pessoas (só citados como "eles", no filme) mandou que queimassem todas as Bíblias impressas, no mundo.

Os pequenos povoados se formam. Pessoas que controlam fontes de água controlam os povoados.
Um regente de um povoado faz sua busca pessoal por um livro.
Esse personagem quer que seja encontrada uma Bíblia, pois sabe que, com ela, exercerá um domínio gigantesco sobre os demais.

É aí que entra o personagem principal, Eli (Denzel Washington), que possui uma Bíblia. Ele ouviu a "voz de Deus" que disse a ele que ele deveria rumar para o oeste. Mesmo sem saber o porque, Eli se esforça para cumprir sua missão.


Esse preâmbulo, entretanto, é o que me deixou desgostoso com o filme. As coisas que ocorrem, as locações escolhidas... tudo parece "encheção de murcilha", para que o filme ganhe tempo necessário para ser considerado "longa-metragem".

A falta de uma trama coesa é nítida ao vermos que personagens entram e saem do filme, em poucos minutos.

Enfim, ferido e com a ajuda da brilhante Mila Kunis, Eli chega no "Oeste". Nas ruínas de San Francisco existe uma comunidade que se esforça para recuperar a cultura e conhecimento humano. Uma espécie de arca. E Eli trás o último exemplar de uma Bíblia, no mundo.


Claro que não contei tudo. Há um ponto fantástico, no filme, que tu só entende nos últimos 3 minutos. E, assistindo o filme novamente, tu entende porque Eli acredita tanto em Deus.


Particularmente, não gostei muito do filme. Fotografia muito derrotista, além de um clima muito "down", o filme inteiro.
Não vou dar mais do que nota 7 para esse filme que, certamente, não entrará na minha coleção particular. Mas é uma boa distração para um dia em que não há nada o que fazer.


Nenhum comentário:

Postar um comentário