domingo, 26 de fevereiro de 2012

Salvem o Planeta! De vocês!

Existe um conceito astronômico chamado "solidão cósmica". Já falei sobre ele, aqui, de passagem.

Retomando a explicação de forma básica, a "solidão cósmica" se refere a barreira de distância intransponível entre nosso sistema solar e qualquer outro, no Universo.
Para se ter uma ideia de como estamos isolados, a LUZ, percorrendo seus quase Trezentos Mil Quilômetros POR SEGUNDO, demora 4 ANOS e 3 MESES para sair da Estrela mais próxima ao Sol (Próxima Centauri) e chegar à Terra.

Mas o que descrevi acima é referente à LUZ. Com nossas atuais tecnologias, seria possível construir um foguete com um motor nuclear. Esse foguete custaria bilhões e, através da queima de muito combustível atômico e vários "estilingues" gravitacionais, um homem poderia levar "apenas" 85 ANOS para chegar a Próxima Centauri.
Evidentemente, ao contrário do que o filme Avatar afirma, não há sequer o conhecimento de planetas orbitando o sistema triplo de Alpha Centauro. E olha que há um grupo de astrônomos procurando!

Ficou mais fácil se sentir sozinho e isolado, no universo? Ou queres que eu cite estrelas que estão muito além dos 4,3 anos-luz? Quem sabe podemos falar do GJ1214b, um Planeta do tipo super-terra, que teria água, que fica a 40 anos-luz da terra? O que tu achas de 800 anos viajando para chegar à um Planeta parecido com a Terra (tá, mais com Vênus, pelo calor, mas, mesmo assim...).

Pronto. Agora que você está se sentindo isolado e sozinho no Universo, eu vou dar o contraponto, para você se sentir especial:

Basta olhar para o céu noturno e você pode ter certeza: cada pontinho brilhante é uma Estrela (tá, alguns poucos são nossos planetas vizinhos...). E essas estrelas que nós vemos são apenas uma fração de todas as que existem, porque o brilho das demais acaba ofuscado ou é muito fraco para ser notado a olho nu. Pior: mesmo com o mais refinado telescópio existente, não conseguimos ver todas as estrelas que existem! Conseguimos "enxergar" somente estrelas que estão até 13 BILHÕES DE ANOS-LUZ! E, destas que só os super-telescópios conseguem "ver", faz tanto tempo, mas tanto tempo, que a luz foi emitida, que, provavelmente, a estrela nem exista mais.

Mesmo havendo mais estrelas no céu, do que grãos de areia em toda Terra, jamais encontramos provas cabais de vida - qualquer que seja - fora da Terra. Embora, estatisticamente, seja impossível que não haja vida simples fora da Terra, aqui é o único lugar onde a vida se desenvolveu, comprovadamente. Não só desenvolveu vida, mas vida composta, diversificada, interdependente e racional.

Somos únicos, em um planeta único.

Agora que já te situei, vou, enfim, começar a falar sobre o tema do post.

A Terra é a nossa casa, em um sentido amplo. É nossa "mãe", porque nos dá tudo o que precisamos, em um sentido amplo, também. Mas o crítico é que somos filhos de mãe solteira, sem família e que mora no meio do nada. Se ela faltar, não teremos avós, tios, primos, amigos, etc... para nos amparar. Cuidar do nosso planeta não é imperativo: é imprescindível.

E vejo muita gente que nota isso. Gente de extrema boa-vontade. Mas que, infelizmente, são acéfalos sugestionáveis.
Povo triste, que não consegue raciocinar. Quer ajudar e faz o que qualquer um diz, só para ter o sentimento de dever realizado.
Ou você acha, mesmo, que nossa sociedade, capitalista, regida por pessoas extremamente gananciosas, está, realmente, preocupada com o meio-ambiente?
Você acha - MESMO - que separar o lixo salva o planeta? Salva é o custo que a empresa de reciclagem teria, para separar o lixo ela própria!
Na nossa ânsia de ajudar, perfeitamente coordenada com nossa incapacidade de pensar, fazemos coisas absurdas para o meio ambiente, inconscientemente, e, sob pretexto de ajudar, conscientemente fazemos coisas inócuas!

Bem, abaixo eu, enquanto ser pensante, vou dar algumas boas dicas e explicar os porquês corretamente, para você, que quer ajudar o meio-ambiente e não sabe como:

1 - Pare de Comer Arroz;


Eu não gosto de arroz. Tem gosto e aparência de papel cozido em água quente.
Mas não é o meu gosto que salva o mundo, tão pouco o motivo de todos terem que parar de comê-lo.
Você já viu uma lavoura de arroz? Sabe como o arroz é produzido?




Em uma determinada época, a lavoura de arroz deve ser inundada, com um espelho dágua. Então, o arroz não pode ser plantado em terras muito porosas, senão nem toda a água do mundo conseguiria ficar represada. Geralmente, arroz deve ser plantado perto de rios, lagoas e afins. Como o rio ou lagoa está logo ali, é comum que os arrozeiros desviem o curso da água, para inundar suas lavouras. Como a água para o arroz deve ser limpa, geralmente vem do mesmo lugar que a água que as populações utilizam para abastecer as cidades. Só tem um problema, aqui: Por causa da produção comercial, os arrozeiros acabam colocando adubos químicos e pesticidas nas lavouras. Depois que passa o tempo de inundação, os arrozeiros escoam a água da plantação... para o rio, novamente! Só que com o diabo dentro! Depois, não sabemos porque nossos lençóis dágua estão poluídos.
Arroz é, basicamente, amido. E existem outras fontes de amido mais saudáveis, fáceis de produzir e, devida a substituição do arroz, mais baratas. Milho, Trigo, Cevada, Batata, Batata-Doce, Aipim... Só para ficar aqui, no Brasil.

2 - Pare de ter filhos;


População demanda recursos. Temos cada vez menos recursos. Mais pessoas e menos recursos é uma conta que, fatalmente, não dará certo.
Meninas e meninos: Tenham parceiros fixos! Promiscuidade gera uma população de mães-solteiras, famílias quebradas e filhos bastardos mal-educados.
Essas crianças - preocupadas demais com as suas imensas revoltas internas - deterioram a moral, ética e bons hábitos da nossa sociedade. E isso só gera essa massa adepta ao consumismo irracional. Compram para preencher o vazio que existe dentro de si, todas as vezes sem precisar, realmente, do que estão adquirindo.
Sem falar que já somos 7 Bilhões de seres humanos. Matéria a 37º, que não existia a algum tempo atrás. E, para esse povo todo, animais a mais são criados, para alimentação. Matéria a 37º, que não existia a algum tempo atrás.

3 - Economize energia elétrica;


No nosso país, temos, em geral, energia elétrica limpa. A imensa maioria vem de hidroelétricas, que não interferem tanto na vida do planeta. Temos fontes eólicas e solares. Mas temos, também, termoelétricas a carvão e gás. E estas últimas são o inferno na Terra!
"TUDO VAI PARA ALGUM LUGAR!"
Eu tenho, comigo, que a temperatura média do planeta não está subindo por causa das emissões de gás carbônico, mas por causa do calor que essas liberações emanam. É bom lembrar da lei da termodinâmica que diz que, em um sistema fechado, a energia se conserva. E a Terra, como um todo, pode ser vista como um "sistema fechado". Por milhões de anos, a Terra se aqueceu com o Sol e com o atrito gravitacional da translação da lua. Tinha toda a noite para se resfriar, voltada para o frio do negro vácuo.
Aí, a uns 10.000 anos, chegaram seres que dominaram a arte de fazer fogueiras. Mas eram poucas fogueiras, o mundo conseguia viver com essa diferença mínima de calor a mais.
Só que, de uns 200 anos para cá, a revolução industrial desfez esse equilíbrio. Todos os equipamentos eletrônicos que você liga pegam essa energia - que já gera calor - e, para funcionarem, geram mais calor. Duvida? Encoste do lado da fonte do seu computador. Quente, né?
Isso sem falar de calefações a gás, cavão, etc...
Como dependemos dos equipamentos eletro/eletrônicos, hoje, para SOBREVIVER, temos uma situação complicada:
A Terra recebe calor, durante o dia, do Sol, do atrito gravitacional da lua e das nossas fontes e uso de energia.
Não o bastante estar mais quente, a noite, em vez de somente se esfriar, a Terra recebe mais calor, das nossas fontes e uso de energia.
Esse calor a mais tem que ir para algum lugar. E ele vai para nossa atmosfera. Fica incrustado nas rochas. Derrete o gelo, evapora a água, cria tempestades cada vez maiores.

4 - Ande menos de veículos auto-motores;


Automóveis (todos, de motos à aviões Jumbo) são meras usinas de energia, em miniatura. Usinas que funcionam da pior maneira possível: a combustão. Geram muito calor.
E, muitas vezes, de modo desnecessário. Deveria ser crime ambiental andar sozinho em um carro com espaço para 4, sem boa justificativa.




5 - Planeje o seu consumo.
Consumir por consumir incentiva a roda-viva do capitalismo.
Entendam: Até uns 200 anos atrás, as coisas era mais caras, mas eram "on-demand". Só tirávamos da natureza o que precisávamos para atender àquele caso específico.
Com a revolução industrial, os bens passaram a ser produzidos em massa, sem destino certo. Comprar um destes itens porque precisa, beleza! Vá em frente e aproveite que são mais baratos. Agora, comprar por impulso só aumenta a média de vendas do fabricante. E o fabricante prevê o próximo ano de produção, de acordo com o que foi vendido neste ano. Se você comprar por comprar, o fabricante vai produzir por produzir. E, nessa história toda, quem perde é o planeta, porque toda a matéria prima vem do mundo natural. Usar a matéria prima sem necessidade deveria ser crime ambiental.


Pronto, eco-chato. Agora você tem coisas ao seu alcance para fazer. Melhor, sabe o porquê está fazendo tais coisas e exatamente onde está ajudando.




Um comentário:

  1. Ótimo texto. Muitas coisas fica dificil mudar devido nossa cultura, como comer arroz rs

    Andar menos de carro, consumir moderadamente, poupar energia, menos filhos... Acho possível nos educar e também passar para a próxima geração novos habitos.

    Abraço Ari.

    ResponderExcluir