sábado, 25 de fevereiro de 2012

Steve Jobs

Ontem, 24/02/2012, Steve Jobs faria 57 anos, se ainda estivesse entre nós.

Jamais havia me preocupado em saber a sua data de nascimento. Mas confesso que, ao saber que ele é de Peixes, todas as ações dele foram justificadas, para mim.

Primeiramente, Jobs não fez nada, diretamente, com suas próprias mãos. Nenhum Peixe faz. Nós não somos do plano da realização. Não sabemos e, confesso, não gostamos de sujar nossas mãos. Quando o fazemos, disfarçamos nossa insatisfação, treinamos nossa mente para aceitar que "é o melhor para o grupo" e, mesmo assim, ficamos com um gosto amargo na boca.

Peixe foi feito para sonhar o que ninguém mais consegue. Peixe foi feito para inspirar as pessoas a fazerem o melhor possível. Porque, afinal de contas, "o mínimo que se espera é o máximo!".

E, nisso, Jobs foi mestre. Ele viu os recursos disponíveis e soube sonhar as melhores soluções, o melhor futuro.

Ele viu o mouse, invenção da Xerox, ser desprezado. E correu para abraçar a ideia que está nas nossas mãos, até hoje.

Ele imaginou a interface gráfica amigável, antes de qualquer outro.

Ele proferiu que cada casa possuiria um computador, perto do ano 2000... E estava errado... Cada casa tem, hoje, pelo menos um pequeno grupo de computadores. Celulares, Tablets, Notes, Desktops... Não conseguimos mais viver sem estarmos digitalizados. E, com o advento das redes e da internet, cada vez mais e mais serviços estão sendo disponibilizados na web.

Arrisco a dizer que chegará o dia em que será mais barato dar aparelhos e conexão para o povo, para que acessem os serviços públicos e privados, do que manter os mesmos serviços de modo tradicional.

Mas não é só na visão que o Jobs é um Pisciano nato. Ele viajou muito. Fisicamente, "alucinogenamente" e filosoficamente, até conseguir se encontrar. Nesse meio tempo, afundou os dois projetos de sua companhia. Foi demitido da própria companhia que criou.
Mas soube se reerguer, iniciando o projeto Pixar. Mostrou ao mundo que estava de volta. Mostrou sua qualidade ímpar. Voltou à sua empresa.

Recolocou a Apple no mercado com o IMac.
Revolucionou o mercado de MP3, com o Ipod.
Revolucionou os celulares com o IPhone.
Criou o mercado de Tablets com o IPad.

Mercado de Celulares antes e depois do Iphone!

Tudo isso, insisto, sem ter escrito uma linha de código. Simplesmente imaginando e inspirando pessoas.

E, infelizmente, uma doença tirou ele de nós.

Prestem toda atenção nas pessoas de Peixes que estão ao seu redor. Cuidem os sonhos que elas comentam. Suas ideias, imaginações e devaneios. Ali pode estar o futuro da humanidade.






Nenhum comentário:

Postar um comentário