quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Excelência


Excelência é o que difere o zé-ninguém, do mundialmente famoso.

Excelência é o que todos deveríamos almejar. O grau máximo de perfeição. A qualidade suprema. A bondade destilada. Fazer o melhor, de coração aberto, para que todos possa desfrutar.

Sempre quis falar disso, mas só hoje eu consegui um bom exemplo para mostrar, exatamente, o que é Excelência.

Houve um acidente, no Rio Grande do Sul. Um ônibus saiu da pista, andou por cerca de 100 metros no mato e embicou na borda de um riacho.

De um lado, a Globo, provavelmente representada pela RBS, fez sua matéria. A gigante das telecomunicações brasileira e mundial, faz a foto que está reproduzida ao lado. Minha impressão? Que o ônibus se perdeu no meio do matagal e criações de gado, que é o RS. Provavelmente, estava andando em alguma estradinha de chão batido, algum sobressalto ocorreu, e o motorista saiu da pista. Um rally de 100 metros depois, acabaram em um riachinho qualquer.



Do outro lado, a Folha de São Paulo, que sequer tem representante no Rio Grande do Sul, faz a mesma matéria. Quase os mesmos detalhes, inclusive o tamanho do texto é bem parecido. Porém, a foto mostra muito mais. Essa, que está ao lado, já dá referências. Uma ponte, estrada, caminhões. Podemos ver mais detalhes. Não é uma mera ilustração: a imagem complementa e contribui para a informação.



A diferença entre estas duas fotografias vai além do ângulo: O fotógrafo da Globo estava cômodo, sobre a ponte. De lá, creio que tirou algumas fotos do ônibus, dando-se por satisfeito em pegar um resquício de cidade ao fundo e algumas pessoas...

Já o fotógrafo da Folha... Este mostra o que é excelência. Qualquer um poderia tirar a foto lá da ponte. Para-se o carro, aponta a câmera e a foto está pronta. Mas o fotógrafo da Folha não conteve-se. Ele teve que descer até o local. Ele procurou pelo melhor ângulo possível. Quis tirar a melhor foto. Quis ir atrás para poder ter o melhor resultado.

Duvido muito que os fotógrafos tenham vencimentos muito diferentes. Creio, menos ainda, que encontrem desafios diferentes. Mas um é excelente. O outro, comum.
E é só a excelência que faz a diferença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário