segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Bichos

Chego em casa, hoje, tomo meu banho, preparo minha janta e sento à frente do Note.
Hora de me conectar na segunda jornada de trabalho do dia.
Passo pelos blog's habituais, leio a Time Line do Twitter, vejo as postagens no FaceBook... 
E acabo lendo as notícias do dia.

Hoje, em especial, me deparo com isso:

http://g1.globo.com/mundo/noticia/2012/02/atriz-americana-morre-atropelada-ao-parar-carro-para-ajudar-animal-ferido.html

Minha primeira reação foi twittar:


Esse é um assunto que eu tenho guardado por muito tempo para dar um Ponto Final.

Primeiramente, eu gosto de animais.
Sério.
Pode parar de rir.
Não, não estou mentindo.

A Gata
Acho legal o relacionamento que o ser humano desenvolve com outras espécies. Em muitos casos e pontos a relação é extremamento benéfica para ambos lados, não importa se o companheiro é um cachorro, gato, peixe, passarinho, papagaio, hamster, porquinho da índia, pôneis, sapos, cobras, iguanas... etc...

O problema, ao meu ver, é a dimensão que esta prática está tomando, em nossos dias.
Animais têm deixado de ser meros bichos de estimação, geralmente soltos na rua, amarrados no quintal, com acesso restrito a poucos cômodos da casa, para ganharem nossas salas, sofás, quartos, camas e toda a atenção das nossas vidas!
E, o pior, é que ninguém nota que isso é mero marketing da "indústria pet", que gira milhões todos os anos ao vender produtos de quinta categoria, por preços abusivos, só para que você pense que está mimando "um membro da família".
Desculpem se eu desiludir alguém, mas cães e gatos não gostam de você. Eles não dão a vida por você. Eles sequer sabem quem é "você" e "ele", na relação.
Ridículo isso de uma pessoa, por se sentir sozinha, olhar nos olhos de um bicho e achar que, ali, está todo o sentimento que não consegue obter de outros seres humanos. Todos os dias vemos exemplos e mais exemplos de pessoas que dedicam suas vidas à animais, jurando que ali há "amor".

Úúrso. Hehe.
Não, eles não amam você.

Cachorros são seres de matilha. Seres sociáveis, eles lutam por posições na hierarquia do bando. Quando seu cachorro aprende algum "truque", ele está somente se curvando ao poder de alguém que ele vê que é mais forte que ele. Ele se curva à vontade de quem é mais forte. E nós costumamos "recompensar" o truque feito com comida. Para o seu "melhor amigo" é o mesmo que tu dizer: "Humilhe-se, fazendo algo que não é comum tu fazer, senão tu não come hoje!" E ele sente isso.
"Ah! Mas cachorros já deram a vida por seus donos!"
1 - O raciocínio deles é instintivo e imediatista; eles não sabem pesar risco real de vida.
2 - Ao "defender o dono" eles só querem provar força, para galgar posições na hierarquia da matilha.
"Ah! Mas meu cachorro me recebe fazendo festa, me cheirando e lambendo meu rosto!"
1 - A "festa" que eles fazem, é porque pensam que tu voltou da caça, com comida.
2 - Ele te cheira, para saber o que tu "caçou".
3 - Ele lambe tua boca, para que tu regurgite a comida que tu caçou. É assim que os filhotes fazem com os pais.

Não, eles não amam você.

A Gatinha
Gatos são piores, ainda. Eles não são sequer seres de matilha. Eles já são, naturalmente, independentes. São animais menos domesticados do que cavalos, ovelhas ou vacas. Tanto que, para que você tenha um gato realmente "de estimação", o bicho tem que ser acostumado com pessoas, desde cedo. Se o gato passa as primeiras semanas longe de humanos, torna-se arisco e indomesticável.

"Ah, mas meu gatinho me recebe se esfregando na minha perna! Ele sente minha falta!"
Nop. Gatos têm glândulas odoríferas próximas ao canto da boca. Usam esse odor para "marcar" coisas como suas. Prova de amor? Nada. Ele sabe que você trás comida para ele.

Animais não te amam.

Papagaios, Cavalos, Peixes, Roedores e Répteis. Nenhum te reconhece como objeto de valia afetiva. 

Pior, ainda, as desculpas que se ouve para defender a manutenção destas relações doentias.
"Ah! Meu PitBull/Rottweiler/Dobberman serve para defender a minha casa!"
Sim. Inclusive de ti mesmo, se o cão acordou com "as guampa virada".

Peach. "Piti"
"Ah! Meu cusco dá alarme!"
Sim. E como. Principalmente quando não precisa. E, como todo bom ser vivo, é extremamente falível. A única vez que entraram na casa da minha avó, durante toda a vida da poodle dela, foi justamente quando a cachorrinha não soltou nenhum pio. Duas horas depois, demos falta do bicho e ela estava sob o armário, tremendo de medo.
Sem falar que usar o teu "melhor amigo" para um trabalho de vigia, só por comida e lugar pra morar, é escravidão. Belo amigo você é.
Compre um sistema de segurança logo... É mais barato do que o que tu gasta com o cachorro... mais efetivo e dá menos incomodação para todos.

"Ah! Meu anima de estimação me faz companhia!"
Derrotado. Saia, vá conhecer gente. Dedique todo o esforço que você presta ao seu pet para conhecer e ser amigável com as outras pessoas. Aposto que elas passarão a gostar de você. 

"Ah! Mas as pessoas traem umas às outras, meu cachorro não é interesseiro!"
Não tenho culpa se você não sabe escolher as suas amizades e, por causa disso, é um traumatizado. Já ouvi pessoas dizerem que "só o animal me entende". Nossa. Está na hora de se fazer entender melhor, não acha? Existem milhares de pessoas em situação igual, reclamando da falta de sentimentos, de pessoas de bom caráter, loucos para ter um relacionamento verdadeiro. E seu animal de estimação é interesseiro, sim. Até cachorros que acompanham mendigos só querem proteção e comida. Você é um mero provedor.

Por fim, algo que eu não compreendo. Em nosso mundo, tantas coisas carecem da dedicação de tempo, de dinheiro e de mão de obra. Tanto o que ser feito, por todos os lados... E as pessoas perdem tempo com animais!!

Não. Não dê o tempo ou o dinheiro que você ia gastar com seu animal, diretamente para filantropia. É burrice. Não, não dê nada!  

Mas há como ajudarmos. Educação básica para que as pessoas sejam mais respeitosas entre si. Infra-estrutura básica para garantir os direitos humanos à todos. Precisamos de pesquisas para garantir a sustentabilidade do nosso desenvolvimento, sem destruir o nosso planeta.

E, mesmo com tantos problemas à nossa porta, resolvemos gastar nosso tempo de forma egoísta, nos enganando com seres de outras espécies, em um relacionamento quase doentio.
Preferimos parar nossos carros para cuidar do cachorro acidentado, no meio da pista. Mas, no mesmo meio da rua, atropelamos, arrastamos e deixamos para morrer as pessoas.

Não, teu animalzinho não é racional e não te ama. Outra pessoa pode te dar o sentimento que tu espera. Basta que tu dê à outra pessoa a mesma dedicação e paciência que tu dá ao teu animal.

Mas eu sei como é. Os animais são manipuláveis e suas vontades são fáceis de saciar.
Eu gosto de animais. Já morei com todos os que estão aqui, nesse post. Já cuidei de todos. Mas eu não troco outra pessoa por nenhum deles.

Onde está a Gata?

Onde será?

Achou!

Como ela se meteu ali??? Oo





Nenhum comentário:

Postar um comentário