sábado, 25 de fevereiro de 2012

Saudades de Criciúma.

Novamente, mais um dos textos que encontrei no último metro cúbico de coisas minhas, que ainda estavam na casa da minha avó.


Morei em Criciúma dos meus 9 anos até os meus 16. Nesse período, estudei no Heriberto Hülse, o saudoso "Museu". O texto que vou transcrever, aqui, foi lido para mim justamente quando tinha 16 anos, e saí de Criciúma. Texto que não sei ao certo por quantos ou quais amigos foi feito. Mas é assinado pela Mariana. Lôra. Baita amiga. Saudades.

Transcrevo o texto aqui, na íntegra, como prova de que, mesmo não falando com cada um de vocês, eu me lembro. Eu sinto muitas saudades. Parece que um pedaço de mim falta, constantemente. E esse pedaço arde a cada vez que me lembro de tudo o que eu deixei para trás, nessa época, em Criciúma.

--------------------------------------------------------------------
"Para ser Rei ou Rainha, basta cuidar e valorizar o seu precioso tesouro, com certeza o mais belo e que não tem preço... a vida:
No entanto, viver é nunca desesperar,
                   é cada dia recomeçar,
                   é cada dia crescer,
                   é ser melhor cara dia,
                   é a cada momento servir...
Viver é amar!

Arthur, antes de terminar esta mensagem, queremos te dizer que:
Alguns já se foram,
Você também vai,
Outros continuam aqui,
Mas jamais nos esqueceremos da amizade que tanto uniu a nossa turma, pois a amizade que é verdadeira nunca terá fim!
É neste dia que nos despedimos de você...
Que você seja feliz e, mesmo nas dificuldades da vida, lembre-se de seus amigos, que são eles que fazem parte de nossas vidas e nos fazem crescer, viver e aprender.
Desejamos uma boa viagem a você.

Dos seus amigos da 2001 e professores.

30/04/1999."
--------------------------------------------------------------------

Guardei até hoje, sim. E continuarei guardando com carinho esta folha até o fim dos meus dias. Porque ela me faz lembrar de todos que participaram da minha transição de criança para adulto. Tornaram-me o que sou hoje.
Desde o Jeferson, que deu sua vida, tão cedo, para salvar outra, em uma lagoa.
Passando pelo Felipe "Cowboy", Alison Santos Silva, Anderson "Babaçú", Aline Pires Alzemiro, Daiane Consoni (minha paixão secreta de criança/adolescente... passei ANOS com medo de dizer isso a ela...), Deise Aires Mendoça (por onde anda??), Daiane Santos, Morgana Réus Pizzeti, Mariana "Lôra", Maicon Madeira, Maiko Sartor Goulart, Alexandre "Cara-de-Pau" (pra mim, sempre o "Xandinho", hehe), Gisele (ainda não entendo porque ela não foi com a minha cara...), Carla e, por fim mas não menos importante, o grande Robson Brígido uma das 5 pessoas que considero amigo do peito!

Pelo pessoal das outras séries, com quem não estudei diretamente, mas que foram sempre ótimos amigos: Cíntia (não Felipe, não rolou NADA.), Deise Duarte, Vanessa "Nessinha", Marília Vidal, Michele (prima da Daiane)... entre tantos outros que eu não lembro, agora!

E, claro, pelos grandes professores que tive. Professora Míriam, de Artes que, só depois de muito tempo e até brigas, compreendi a extensão do que elas estava ensinando. Descrição, Análise, Interpretação. Básico da vida! Professora Madalena, de matemática. Tudo o que sou, academicamente, devo à ela. Obrigado. Professora de Geografia, que, se não me falha a memória, chama Irinéa (depois tornou-se diretora do Heriberto...), entre tantos outros mestres que tive, lá no Heriberto.

Espero não ter esquecido de ninguém. Vocês são, todos, especiais.





3 comentários:

  1. Nossa! Nunca estudei no Museu, mas morei a vida toda na Prospera... Me lembrei de várias pessoas que você citou, Babaçu, Cowboy, Robson (seria o Brígido?), Marília Marques Vidal, minha linda melhor amiga desde os 2 anos de idade!!!

    Ahh que saudade eu tenho dessa época!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim! Robson Brígido!
      Então tu tem contato com a Lili! Manda ela fazer uma conta no Face. AGORA, hehe! Saudades dela!

      Bah, saudades sempre existiram desta época. Mas, ao encontrar essas recordações, a saudade aperta muito mais!

      Excluir
  2. hahaha Adoro o Rob!!!

    Com ela só pelo orkut :( Ela casou e esta mornado em Floripa com a família, faz tempo que não vem pra cá e que não a vejo. Morro de saudade!!!

    ResponderExcluir