domingo, 4 de março de 2012

Academia

A vida é feita de fases.

Quando criança e adolescente, a fase é de descobrir a si e ao mundo, ao seu redor. Prova-se de tudo. Alguns têm juízo e seguem os bons conselhos, para não fazer (muitas) bobagens.

Passada esta fase, defini-se o adulto. Estudos, carreira, mais estudos, festas, grandes aquisições, etc...

Por muito tempo, meu modo de cuidar do meu corpo e saúde foram meramente empíricos. Exercitava-me mais por diversão. Tenho uma alimentação saudável, mais porque gosto do sabor de alimentos saudáveis.

Mantive, por 25 anos, meus 1,70m e meus 70kg, só por brincadeira.

Acontece que, dos 25 anos até hoje - 29 - eu fui obrigado pelas circunstâncias a cuidar da minha carreira. Trabalhar sério, pesquisar tecnologias não para entregar e apresentar trabalhos acadêmicos mas, sim, para utilizar no batalha diária pelo melhor resultado.
Em paralelo, essa época marcou a minha saída definitiva da vida com a família, para a vida sozinho.
Cuidar do relacionamento - praticamente sozinho - com a minha namorada e definir as questões do dia-a-dia da minha casa, tomou-me muito tempo.

Foi então que notei que meus 70kg haviam se multiplicado!

Nunca. Insisto. NUNCA fui alguém preocupado com aparência, estética ou - sequer - saúde.
Mas o sinal vermelho soou.

Bem, como eu já não como errado (até pouco, para o meu padrão), o problema não seria resolvido por uma nutricionista.

Foram três meses procurando o melhor lugar. Vendo academias, escolas de natação e outras alternativas. Conversando com colegas, procurando por dicas na internet.

Na última semana, me inscrevi em uma academia.

A primeira aula eu estava assustado. Fiz a avaliação física e eis os resultados pertinentes:

Objetivos recomendados:
1 - Saúde;
2 - Redução de Percentual de Gordura;
3 - Fortalecimento Muscular;
4 - Definição.

Composição:
Peso Magro: 60,84kg.
Peso Gordo: 21,36kg.
Peso Ideal: 70,74kg.

% Gordura Atual: 25,99%.
% Gordura Ideal: 14,00%.

Resumindo o que está escrito aí em cima, em números, a avaliação mostrou que eu ganhei a "barriguinha de programador". Muito tempo sentado, somado a pouco exercício físico, resultaram em uma Dobra abdominal de 93cm.

Recebi as seguintes recomendações:
1 - Praticar atividades cardiorrespiratórias com baixa intensidade e duração prolongada (por volta de 30 a 45 minutos) e exercícios de resistência muscular localizada, que envolvam grandes grupos musculares.
2 - Reduzir ou substituir da dieta atual as frituras, doces, refrigerantes e gorduras de origem animal em excesso.
3 - Praticar atividades de grande sobrecarga, como por exemplo a musculação. A musculação promove aumento da massa muscular e consequentemente o aumento do perímetro do segmento.

Pronto!
Agora, vou fazer duas aulas por semana. Muita esteira e puxar muito ferro. O tempo de esteira recomendado mostra porque ir e voltar do trabalho andando não têm adiantado para emagrecer. Fico menos de 20 minutos andando. Para ajudar, nos dias que não tiver academia, vou fazer um caminho mais longo, para fechar meia hora, pelo menos. Assim, a caminhada será todos os dias.
Quanto à alimentação, refrigerantes eu evito ao máximo. Não chego a cortar, porque sempre tem uma festinha ou amigo que oferece. Mas já me acostumei a almoçar sem beber nada. Fritura eu não como. Nada mergulhado em óleo passa pela minha garganta. Só de pensar no sabor de um pastel ou coxinha, meu estômago já se revolta. Mas sou fã de grelhados. Tenho que ver como isso fica. Fiquei sabendo que um desses bifes grelhados são só 30% proteína. O resto é gordura. Recomendação para comer mais carboidratos, leguminosas e cereais. Então, assim será. Também sou muito fã de doces. Mas eles foram cortados. Agora, nada de doces, para mim.
A sobrecarga é que não tenho feito. Mesmo. Para isso, a musculação será ótima.

Depois da primeira aula, as considerações:
Já fui avisado que eu sentiria dor no outro dia.
Então, não deixei o professor puxar muito. Fui de leve. Não quis aparecer "ah! eu aguento mais 10!".
O legal é que, pela avaliação do professor, o meu "leve" foi um pouco mais pesado do que ele achava que eu iniciaria. Com duas aulas por semana, mais um futebol semanal, ele acha que em 5 meses os resultados já serão evidentes. Muito bom. Só que eu não quero resultados evidentes. Quero estar em ótima forma física em seis meses.
Assim, mesmo no dia após, não senti dor extrema.
O legal foi que senti um pouco de dor em músculos que eu "nem sabia" que existia. Entre o peito e os ombros, por exemplo. Gostei de achar exercícios que mexem com partes do corpo que eu não consigo, naturalmente.

Então, esse mês eu continuarei com duas aulas por semana. Mesmo porque a academia não tem mais vagas para três ou cinco dias. Mas tem o futebol de quarta. E segundas e sextas, farei caminhadas longas, para voltar do trabalho.
Assim que abrir vaga, faço três vezes por semana. Quatro, se possível. Será muito bom, e a meta será batida.

O sinal vermelho toca, alertando que a fase da minha vida é de continuar sendo um proficiente profissional e cuidar da minha saúde e forma física.

Quando chegar a hora de vocês, não se esquivem. Academia é demais. Fácil de fazer. Divertido, até.
Cuidar do corpo é imprescindível. Afinal, ele é o seu veículo, durante essa vida.



Nenhum comentário:

Postar um comentário