segunda-feira, 19 de março de 2012

Absurdos Bicicletários!

Bicicleta é que nem empregado preguiçoso: Só trabalha quando o patrão tá em cima.

O Brasil está passando por momentos interessantes. Nossa extensão continental e nossas megalópoles exigem trens, navios e aviões para o transporte barato e eficiente de cargas e pessoas.

Porém, parece que, depois da Segunda Guerra Mundial, a ONU chamou todos os "Vencedores" e decidiu o papel de cada um, no mundo. Ao Brasil, ao que parece, coube o papel de celeiro do mundo e mercado comprador de idiotices tecnológicas.

Com isso, em vez de termos transportes baratos - como qualquer outro país continental - temos estradas singrando cada ponto cardeal, colateral e subcolateral do nosso país. E estradas, por si só, são caras. Construção cara, manutenção cara, acessórios caros (pontes, túneis, etc...) e até para destruir é caro.

Mas nada pode ser mais caro do que um carro. Ainda mais aqui, o país onde os impostos praticamente dobram o valor absurdo que um automóvel já possui.
Mas não é só o valor do próprio carro que é caro. Seus acessórios são caros. Por causa do grande número de condutores necessários (já que todos acabam precisando ter um carro), a formação de motoristas é cara. A manutenção de automóveis é cara. E o combustível que toda a frota consome é caro.

Mas... No Brasil, carros são símbolo de status. Carros são extensões do que cada ser humano pode ser na vida. Por isso, nossas cidades vivem congestionadas. Não há mais lugar para automóveis. Daqui a pouco, você vai sair de casa, vai entrar em alguma via expressa e nunca mais conseguirá sair dela.

Esse fenômeno já acontece na grandes cidades. As médias já vêm a tragédia chegando, daqui poucos anos. E cada cidade pequena mal planejada que cresce está sujeita ao mesmo fim trágico.

Algumas pessoas notam todo o problema que os carros causam e querem utilizar bicicletas para contornar.

Fantástico.

Só que há diversos problemas, aqui.

Primeiro, nossos motoristas não sabem dirigir. Muitos têm transtornos psicológicos graves e só por sua variação de humor, são inaptos para conduzir um veículo.
Depois, brasileiro não sabe estudar. Não recebe a quantidade de aulas necessárias para compreender as leis de trânsito. As poucas aulas que recebe, são de qualidade altamente duvidosa, para formarem um bom motorista.

Depois, os ciclistas também não são santos. Assim como pedestres, não sabem se comportar em trânsito.

Você sabia que o ciclista não pode andar na calçada?
Sabia que o ciclista não pode andar na contramão da pista de rolagem?
Sabia que o ciclista deve manter a direita, na pista de rolagem?

Não, né?

Por mais que a Massa Crítica estivesse fazendo uma manifestação, ano passado, eles estavam errados. Para fazer uma passeata, você deve avisar a polícia, o que não foi feito. A manifestação deles era ilegal. Como era ilegal, eles deveria se comportar como se estivessem andando nas ruas. Deveriam ter mantido a direita. Mas estavam ocupando todo o espaço da rua.

Assim como a mulher que morreu ao ser fechada por um ônibus e atropelada por outro. Ela simplesmente não deveria estar no meio da rua, entre dois ônibus.

O filho do Eike Batista - Thor - está errado. Deveria estar na velocidade correta, deveria ter cuidado a via, deveria ter evitado o acidente. É uma pena que pessoas com posses, no Brasil, não vão para cadeia.
Mas, aposto que você não sabe, ciclistas não são autorizados a trafegar em rodovias. Eles devem estar no acostamento. Jamais na pista de rolagem.

E o acidente aconteceu em uma rodovia, na pista de rolagem

Código de trânsito brasileiro: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9503.htm
Veja: Artigo 58; Artigo 254.

O problema do Brasil são os brasileiros mal instruídos. Esse mar de pessoas que não sabem - sequer - como funciona o próprio país.

Porque é que vocês não conseguem ser pessoas normais?



Nenhum comentário:

Postar um comentário