domingo, 25 de março de 2012

I Want to Belive in Anything!

No seriado Arquivo X havia um cartaz, na parede do escritório do Fox Mulder. Esse Cartaz mostrava a foto de um disco voador e os dizeres "I Want to Belive" ("Eu quero acreditar").

(Nunca acredite no trabalho de uma pessoa que mantém seu escritório impecável!)
Assim como o eterno dilema de quem veio primeiro, o ovo ou a galinha, há o dilema se a arte imita a vida, ou a vida imita a arte. E, acreditem, o dilema e a discussão sobre esse assunto são antigos e não estão nem próximos de serem concluídos.

Há quem diga que a arte se origina na vida. Sem os fatos do dia-a-dia, seria impossível criar a beleza que a arte nos revela. Seria impossível imaginar que exista mais do que podemos ver.
Entretanto, há quem afirme que a arte é, sempre, um devaneio alheio. Devaneio esse que, depois de expressado, influência o inconsciente coletivo, o senso comum e a opinião de cada pessoa. Uma obra de arte relevante nos faz ter uma visão diferente do mundo. A partir disso, moldamos nossa realidade para nos aproximarmos ao máximo do sonho traduzido em arte.

Tem gente que mistura os dois e acha que a arte se baseia na vida para extrapolar a realidade. A partir disso, as pessoas são influenciadas e acabam mudando o mundo de acordo com o impacto que as obras tiveram em suas vidas.
Por fim, sempre existe o pessoal do contra. Que acha que arte é bobagem e não retrata nada da realidade, tão pouco consegue mudar o mundo.

Mas vou te dizer que sim. A grande maioria das pessoas querem acreditar em algo. Se esforçam para gerar sentido em suas vidas. É, consumismo, você está falhando miseravelmente na sua tentativa de tornar-se um Deus.

Em vez de compras, a maioria da humanidade busca sentido para suas existências em religiões.

Mas, convenhamos. Religiões muito antigas, com dogmas ultrapassados e filosofia falha para os dias atuais, estão deixando de serem os pontos de referência, no mundo. Todos os dias mais e mais cultos e igrejas são fundados. Desde uma facção de alguma religião que discorda de algum ponto na interpretação de seus livros sagrados, até cultos extremamente originais.

Hoje, descobri um culto travestido de filosofia que me fez escrever esse texto.
Eu não tenho como explicá-lo, sem mostrá-lo. Vocês simplesmente não acreditariam.
Eis o link:
http://ordemjedi.com.br/2012/01/29/filosofia-jedi-e-a-quarta-maior-religiao-no-reino-unido-leia-mais-em-httpwww-tecmundo-com-brda-ficcao-para-a-realidade15628-filosofia-jedi-e-a-quarta-maior-religiao-no-reino-unido-htmixzz1krkz/

Sim, amigo. Alguém achou tão legal a ideia dos Jedi, de StarWars, que criou uma "Ordem Jedi".

Sinceramente, só consigo imaginar a frase "Eu quero acreditar".

Mas, até vejo um ponto de razão nessa história toda. Não é segredo para ninguém que eu sou ateu. E afirmo que sinto distinção no tratamento que me é dispensado pelos outros, antes e depois de saberem disso. Parece que não acreditar em nada é algo feio, na sociedade. Então, conversando com outros amigos que passam pela mesma situação, passamos a "cultuar" Odin. A ideia é simples: Já que a sociedade exige que acreditemos em algum Deus, porque não acreditar em algum Deus realmente legal?

Particularmente, gosto da ideia de que só temos o tempo, na nossa vida. E, como ele é, de fato, a coisa mais importante que temos, ele deveria ser um Deus cultuado. Como diz Renato Russo: "...O infinito é realmente, Um dos Deuses mais lindos...".

Mas, como só encontraremos a resposta definitiva para essas questões depois da morte, só posso encerrar esse texto com mais uma citação de Arquivo X:

Essa frase não quer dizer "A Verdade está lá fora".
A tradução mais correta seria algo como "A Verdade está fora daqui".





Um comentário:

  1. Não pode se dizer que eu sou ateia, porque eu acredito em alguma coisa, mas se tem uma coisa que eu tenho certeza que eu não acredito é em religião.
    Religiões existem para castrar o indivíduo! A pessoa fraca, que não consegue pensar sozinha, acaba cedendo. Muitas vezes até por solidão, para ter um grupinho. Convenhamos que se Deus existe, ele não ia achar necessário um bando de gente rezando/comungando por ele no mesmo bat local, cada um poderia fazer isso da sua própria casa.

    ResponderExcluir