segunda-feira, 26 de março de 2012

Porto Alegre é demais!

Primeiramente, hoje é o dia oficial da cidade de Porto Alegre. Não que tenha sido o real. Mas eu não vou entrar nessa discussão.

Hoje, Porto Alegre faz 240 anos. Não é para qualquer um.

Bem, caso você queira conhecer a cidade, caso não queira, mas vai acabar passando por POA e quer aproveitar o tempo, ou já é da cidade e quer um roteiro legal, vou passar coisas para serem feitas, em Porto Alegre, em um domingo.



Não tem como estar em Porto Alegre, em um Domingo, e deixar de começar o dia passando no Brique da Redenção. Prepare uma cuia com uma erva boa, uma térmica que possa ser transportada e vamos para a redenção!
Deslocamento: a partir do centro, qualquer ônibus ou lotação que esteja escrito "Osvaldo Aranha", "Protásio Álves", "Azenha" ou "Santana", irá lhe deixar por perto. Mas, sinceramente, a caminhada do centro até a Redenção é pequena e boa. Passe pela Salgado Filho, pegue a João Pessoa e, em menos de 10 minutos, você estará no Brique. O Brique, em si, é um passeio de uma ou duas horas. Mas, para aproveitar a manhã, passeie pela Redenção, também. É um espaço verde muito legal de se conhecer.
Uma das coisas que vale a pena é pegar a Rua da República e andar 3 quadras, até a José do Patrocínio. Há uma sorveteria ali, vinda diretamente da década de 50, com sorvetes artesanais deliciosos.

Bem, para o almoço, há muitas opções.
Eu, particularmente, sugiro uma esticada até o Menino Deus, na José de Alencar, para desfrutar de filés realmente bem feitos, no Tirol.
Se você quer opções mais interessantes, uma ida ao restaurante no Clube Jangadeiros, na Rua Ernesto Paiva, lá na zona Sul, é sempre um passeio legal.
Sempre há o roteiro de Shoppings, com suas praças de alimentação padrão... Mas porque, né?
Mas, para quem quiser apreciar um churrasco padrão, uma passada no Barranco resolve o meio-dia.

Eu sei que a maioria de vocês irá querer fazer o passeio-padrão, daqui em diante. Vão entrar em algum shopping e só sair de lá a noite. Nesse caso, recomendo, primeiramente, o Iguatemi. Depois, o Barra Shopping. Por fim, o Praia de Belas. São bons locais para se ir. Mas, sinceramente, parecem-se com qualquer outro shopping no Brasil. Caso queiram ir a Shoppings diferentes, uma passada no Shopping Total é legal. O DC Navegantes pode surpreender, também.

Mas esse tipo de passeio é chato. Compras não mostram a cidade. Quer conhecer Porto Alegre? Então tente o seguinte:

Procure pela rua Gonçalo de Carvalho. Recentemente, foi indicada como a rua mais bonita do mundo.

Um passeio pelo Centro Histórico também é algo único.
Comece pelo Mercado Público, caso esteja aberto no domingo. Sempre existem feiras e exposições no mezanino. Sem falar de cafés e restaurantes muito bons. Aliás, não deixe de ir à banca do Holandês e comprar um pouco de geleia de morango.
Pegue a Rua dos Andradas (ou Rua da Praia) e siga até a Casa de Cultura Mário Quintana. Sempre há mostras, exposições, filmes e toda gama de cultura que você possa imaginar, ali.

No final da Rua da Praia você encontra a Usina do Gasômetro. Outro local que sempre exibe algum roteiro cultural. Há um passeio de barco que sai do Gasômetro que eu recomendo muito. Levem Agasalhos, porque é frio, sempre.

Do Gasômetro, você pode fazer uma bela caminhada (bem longa, inclusive) pela orla do Guaíba. Passando pelo Parque Harmonia, Centro Administrativo, Parque da Marinha do Brasil, Complexo do Beira Rio, até o Centro Ibêre Camargo. Bicicletas são uma ótima pedida para o trecho.

Caso estejam com uma locomoção maior, ou de transporte público, sugiro uma ida até as prainhas do Guaíba, na Vila Assunção.

Sim, fiz você passar a tarde inteira perto do Guaíba para que você passe o final da tarde ali. Talvez o espetáculo mais lindo que Porto Alegre possa oferecer, todos os dias, é seu pôr do sol, no Guaíba. Então, se ainda está com a cuia na mão, prepare outro chimarrão ache um bom lugar e observe essa maravilha da natureza. Demora de trinta minutos a uma hora. Mas é inesquecível.



Durante a noite, Porto Alegre fervilha em diversos pontos. Mas indiscutivelmente o mais interessante é a Lima e Silva. Há toda uma gama de restaurantes, bares, danceterias, shows e diversão que vão lhe mostrar a noite de Porto Alegre. Da Perimetral até a Olaria, opções não lhe faltarão.

Mas, é claro, sempre que estiver em Porto Alegre, fique atento às programações. Sempre existem eventos interessantes acontecendo. Ontem, por exemplo, o Beira-Rio recebeu Roger Waters e seu show "The Wall".

Porto Alegre é demais. Um dia não mostra tudo o que pode ser conhecido, cada detalhe dessa cidade charmosa. Conhecer o Cachorro do Rosário, a vista do morro da TV ou aquela padaria que tem o melhor sonho da capital você só vai conseguir caso se apaixone e fique mais tempo nessa cidade linda.

Gostaria que todos cuidássemos mais de nossa cidade. Porque, com certeza, conseguimos olhar para os detalhes da capital gaúcha e perceber que, aqui, existe um pedacinho do paraíso.




Nenhum comentário:

Postar um comentário