quinta-feira, 29 de março de 2012

Titanoboa


Aquecimento Global. Secas, nevascas, temporais, tempestades, terremotos, furacões, maremotos. Faz anos que os cientistas alertam para fatos do dia-a-dia que levam a crer que as ações do homem estão alterando drasticamente o clima do mundo.

Alguns céticos, entretanto, acham que é egocentrismo absurdo que nós, a humanidade, seja capaz de interferir tão dramaticamente no clima do planeta.

Eu, como bom filósofo, gosto de fatos. Comprovações. Gosto de saber os motivos reais que levam a cada pessoa chegar a suas conclusões.

Na última semana, a estação Gran Central de Nova York colocou em exposição uma réplica do fóssil da maior cobra já encontrado no mundo. Batizada como "Titanoboa Cerrejonensis", essa cobra tinha quase 15 metros de comprimento e chegou ao incrível peso de uma tonelada e duzentos e cinqüenta quilos.

O surpreendente é que cobras são répteis. E, teoricamente, qualquer réptil pode chegar a esse tamanho e peso, inclusive hoje. Só que, como possuem o sangue frio, para alcançarem esses números, o ambiente deve ser mais quente. Cientistas especulam que, para que a Titanoboa conseguisse chegar às marcas que atingiu, ela deveria viver em um mundo com temperatura média anual superior a trinta graus.

Assim como a maioria, eu acredito que ações dos homens impactam na temperatura do planeta. Mas esse dado mostra que sim, o planeta já foi mais quente. Ponto para os que acreditam que o papel do home é superestimado.


Um comentário:

  1. Eu acredito ainda em repteis maiores, em uma época igualmente quente e onde o habitat desses animais esteve mais preservado. Biólogos acreditam que em serpente com mais de 20 metros pisaram na Terra.

    ResponderExcluir