sábado, 31 de março de 2012

Homens São Simples


Infelizmente, homens são criaturas simples. Pronto, concluí o texto. Se você quiser, pode compartilhar o texto e ir fazer outras coisas.




O que? Você ainda está aqui?




O que houve? Tenho que dizer alguma coisa a respeito, para provar que, infelizmente, homens são criaturas simples?

Tá bom. Eu desenvolvo. Mesmo acreditando que não seja necessário. Porque, afinal de contas, é uma pena que homens sejam criaturas simples.

Os anseios de vida de um homem são simples. Qualquer coisa que um homem faça tem motivações evidentes. Homens não trabalham para serem os melhores. Homens não se esforçam para provarem que podem. Homens não querem conquistar o mundo. Quando um homem faz qualquer uma dessas coisas é porque quer atingir um objetivo. Um objetivo simples.

Homens são criaturas simples, justamente porque não se permitem (ou conseguem) transformarem-se em criaturas complexas.

Sim, homens são criaturas simples porque, mesmo com 100 anos, ainda são crianças. Seus desejos são de crianças. Seus sonhos são de crianças. Suas motivações, portanto, são de criança. Para não passarem por completos bobalhões, todos os homens criam toneladas de argumentos "sérios" para justificar suas atitudes infantes. Mas, no final das contas, gastar bilhões de dólares para mandar um homem à lua nada mais é do que um desejo - de milhares de crianças que cresceram demais - se realizando. Mesmo que todo o conhecimento gerado não sirva para nada. Mesmo que tenhamos que criar necessidades para que esse conhecimento atenda e, assim, pareça útil.

Homens, enquanto criaturas simples, só querem ter suas necessidades básicas atendidas, diversão fácil e o coração cheio. Qualquer coisa que um homem conquistar, além disso, é considerada futilidade.

Não há frase que resuma melhor o que estou tentando dizer do que uma que o Homer falou, no longa-metragem dos Simpsons. Quando a Marge estava braba com ele, em um quarto de motel barato, ele exclamou:
"Eu não penso muito no que faço... Só tento não fazer muita besteira, para ter o direito de me deitar ao seu lado, toda noite..."

Homens, quando solteiros, fumam, bebem, entregam-se à noitadas e todo tipo de diversão disponível. Mas, é entrar A MULHER em suas vidas, que as coisas acabam entrando nos eixos, naturalmente. Como resumiu brilhantemente o Fabão (@morroida) outro dia, no twitter: "Quando não temos ou as nossas mulheres não estão por perto, nossas casas são viradas em bebidas e bobagens. Mas parece que ter um peito para agarrar à noite substitui todos os outros vícios e nos acalma."

Claro que "ter um peito" é uma alegoria, para expressar a ação "estar agarrado à mulher que nós gostamos" de uma forma "máscula" que os outros caras não nos considere "veadinhos". Somos criaturas simples, lembra? Sim, mesmo sendo público e notório que não somos "veadinhos", não queremos ser chamados de "veadinhos". Mesmo sabendo que "ser veadinho" não é algo errado ou ruim. Não é pelo homossexualismo em si. É pela ofensa direta, infantil. (Tem muito homossexual que não é "veadinho", tem muito hétero que é.)

Viu como homens são criaturas simples? Nos importamos com coisas simples. Queremos coisas simples. Nos esforçamos por motivações simples.

Se há algum problema nisso, é justamente porque, ao sermos simples, acabamos deixando a complexidade da vida nas mãos das mulheres. Por muito tempo, elas nos trouxeram grandes problemas complexos para resolvermos. Sim, houve um tempo que, para conquistar uma mulher, era necessário percorrer um deserto escaldante, atravessar um pântano fétido, encontrar a saída de um labirinto, escalar uma montanha gigantesca, passar por um exército de ninjas armados com laser's, matar um dragão de 11 cabeças, dar o beijo que a despertaria do sono amaldiçoado e, enfim, voltar todo esse caminho até a casa dela!

Hoje em dia, nas baladas, o cara é quem tem que avaliar se a menina serve para ficar... Tem cada armadilha por aí... E, como o homem é uma criatura simples, ele não é bom em separar as que prestam das perversas...

Talvez, só esteja faltando uma adaptação. Homens deveriam aprender a serem criaturas mais complexas. Criarem pré-requisitos para aceitarem se submeter a determinadas condições. Aumentar o nível das exigências mínimas. Criarem novas e complexas vontades.

Porque, já que os desejos complexos das mulheres têm se transformado em roupas, sapatos, carros, fama e status, tolos, parece que estamos ficando sem adultos por perto. E essa decadência da figura austera está tornando nosso mundo, a cada dia, mais problemático. 

Mas, como eu disse lá no início, infelizmente homens são criaturas simples. E, não adianta, continuaremos sendo.




Um comentário: