quarta-feira, 28 de março de 2012

A Páscoa "Deles"

Já faz tanto tempo que estão emburrecendo as pessoas, que eu já estou convicto da certeza "deles" de que somos, todos, completos retardados mentais.

Por "Eles" subentende-se todos os poderosos, donos de empresas e organizações realmente significativas. Aquelas mesmas pessoas que compram os políticos, que nos compram.

"Eles" pagaram pelo emburrecimento ilícito da população e, agora, usufruem do investimento efetuado.

A páscoa está chegando. E, é claro, todos os vendedores de chocolates querem mais é vender. Afinal de contas, é pra isso que a páscoa serve: vender chocolates.

Só que, durante todo o ano, nós somos bombardeados com notícias sobre as calorias que o chocolate possui. Como o chocolate doce pode causar males cardíacos, renais, pancreáticos... Sem falar que aquela barra deliciosa de ouro negro que passa suavemente pela língua parece que vai reto para a barriga e se deposita lá. Inflando, logo em seguida.

Todos sabemos disso. Quem está se preocupando com a boa forma quer mais é distância de chocolate. Alguns não conseguem ficar longe e sofrem a cada mordida.

Sabendo de toda a propaganda contra, o que a industria do chocolate faz?

Ontem (duas semanas antes da páscoa) saiu uma matéria. Pequena, despretensiosa. Daquelas que tu não abre para ler. Eis o link:


É. para quem estava com a consciência pesada em participar da páscoa, ler a manchete é tudo de bom! Chocolate mantém a pessoa mais magra! Uh-ul! Bóra lá nos entupirmos de chocolate!

Mas, é claro, o meu querido amigo cérebro nem precisou de muito esforço para me mandar abrir e ler a matéria. O cheiro de manipulação rescinde a quilômetros desse texto.

Primeira coisa que me salta às vistas: 1.000 pessoas entrevistadas. Para generalizar alguma coisa para 6 bilhões de pessoas, com uma amostra de só mil, é complicado. No mínimo, força tanto a barra quanto as pesquisas de intenção de voto em eleições, no Brasil. Essas mil pessoas não representam nada.
Depois, os detalhes sórdidos foram delicadamente distribuídos no meio de frases que exaltavam os benefícios do chocolate.
Depois, as pessoas com menor IMC comiam chocolate três vezes por semana. Olha, amigo, isso não é nada. Três barrinhas por semana não vão engordar ninguém que seja ativo. O problema é que quem é gordo, mesmo, pega uma barra de 200 gramas e come em meia hora. Não há peso que se segure, assim. O texto deixa bem claro: Até 28 gramas por dia. Sabe o que são 28 gramas? 1 Bom-Bom. Mas dos pequenos. Um quadradinho de uma barra de chocolate. Sim. Só isso de chocolate, para o dia inteiro.
Por fim, ficou claro que as pessoas são ativas. Caminham, correm, praticam esportes, vão à academia... Mantém o corpo se mexendo, queimando calorias. Assim, um pedacinho de chocolate aqui, outro ali, não é criminoso: é essencial! Recuperar energias de forma rápida, para que o corpo se sustente em exercício, sabe?

Colocar uma matéria assim, em diversos meios, duas semanas antes da páscoa, com certeza garantiu alguns milhões a mais às grandes empresas de chocolate.
Não que eu seja contra o chocolate. Sou contra essa manipulação idiota que "Eles" insistem em fazer conosco... E a forma vergonhosa como nós insistimos em cair nessas armações, sempre.




Nenhum comentário:

Postar um comentário