quarta-feira, 7 de março de 2012

Cadeia de Sonhos

Acabei de descobrir que existe uma coisa que vou chamar de Cadeia de Sonhos.

Não ponderei o suficiente, ainda, mas acho que já entendi como funciona.
Basicamente, funciona assim:

Eu, humano, limitado, tenho vontade de que algo aconteça. Mas, como sou incapaz de realizar imediatamente o meu desejo, projeto ele para um futuro, sem data para acontecer. Isso se chama Sonho.
Só que o sonho tem problemas. Primeiro, ele não gera compromisso. Você é seu único fiscal, para verificar se as metas do sonho estão sendo batidas. Segundo, ele é viciante. Como você projeta para o seu "eu futuro" o sonho realizado, acabas tendo o prazer do objetivo alcançado, só com o pensamento. Logo, um sonho se transformam em dois, três, quatro... Quando menos você notar, sua vida se tornará somente sonhos para o futuro. E como a maioria das pessoas não possui a determinação necessária para fazer os sonhos virarem planos, e os planos virarem realidade... Empilham centenas de sonhos, uns sobre os outros.

Mas o pior não é um indivíduo ter um fardo de sonhos, para si. O problema é que estes sonhos estão, todos, ligados a outras pessoas. Ninguém sonha sozinho. Sempre tem mais alguém envolvido. Tu sonha algo para ti e teus amigos. Para ti e tua paixão. Para ti e tua família... Quando não sonha só para os outros.

Como disse Truman Capote em suas "Histórias Maravilhosas": "É horrível na vida da gente ficar sem alguma coisa que nós queremos; mas caramba, o que me enfurece é não poder dar a alguém alguma coisa que a gente queria que ele tivesse."

1 - Um único indivíduo possui centenas (ou milhares) de sonhos.
2 - E derrama estes sonhos sobre as pessoas que estão à sua volta.
3 - Essas pessoas, por sua vez, são indivíduos que possuem centenas (ou milhares) de sonhos, com outras pessoas.
4 - Ler essa sequência do item "1" ao "4", para cada uma dessas outras pessoas.


Bem, deu pra entender a situação?
Como os sonhos são individuais, eles nascem únicos. Assim, até alinhavá-los em "sonhos sonhados juntos", demora tempo e demanda trabalho. Muito tempo. Muito trabalho.

E, talvez pior do que não conseguir juntar sonhos, seja politizá-los. Ao tentar juntar sonhos, alguns pontos conflitam. "Eu quero morar na Europa!" "Eu quero morar no Canadá!" "Eu não quero ter filhos!" "Eu quero ter vários!" "Eu quero ficar com você, hoje!" "Eu quero outra pessoa!"

Ter que abrir mãos de partes do teu sonho ou dele inteiro, para ficar com outra pessoa, é o início do desgosto. Da mágoa. É a Cadeia de Sonhos se formando e tomando conta de tudo o que está ao seu redor.

E, embora o sonho, em si, seja algo bom, quando ele é colocado nessa cadeia, ele se transforma em algo ruim
Ruim quando não somos capazes de conseguir o que queremos.
Ou quando, simplesmente, outra pessoa é mais capaz e destrói todos os nossos esforços para realizar um sonho.

Não sei se isso é tudo. Mas notei essa Cadeia de Sonhos. Ela existe, é real e é causa da maioria dos conflitos que acontecem. Temos, agora, que aprender a lidar com essa armadilha.




Um comentário:

  1. "Odeio quando feço toda uma projeção de uma conversa com alguém na minha cabeça e, quando encontro a pessoa, ela não segue o script!"

    ResponderExcluir