sábado, 17 de março de 2012

San Patrick's Day

O dia de St Patrick é a 17 de Março. É feriado na Irlanda porque St Patrick é o seu santo patrono.

St Patrick foi um missionário encarregado de converter os Irlandeses ao Cristianismo no século 4º depois de Cristo. É considerado o fundador da Igreja Católica na Irlanda.
No século 17, a Igreja determinou que o dia 17 de março seria, então, feriado. O hábito e festanças passaram a ser culturais: para eles, o dia representa algo como o nosso carnaval. Todos saem de verde às ruas (por causa do símbolo do país, um trevo de três folhas) e, a característica mais conhecida é a de comer e, principalmente, beber MUITO (é o único dia em que as restrições quaresmais não contam). 

Neste dia há desfiles pelas ruas das grandes cidades irlandesas. Em Dublin, a capital, há um desfile de Carnaval e há festas pela noite dentro. As pessoas vestem-se de verde e pintam trevos na cara, porque o trevo é o símbolo da Irlanda; St Patrick usava-o como uma metáfora para explicar o conceito da Trindade (Pai, Filho e Espírito Santo).
A cor verde é associada ao dia de St Patrick, porque é a cor da Primavera, da Irlanda (considerada a ilha verde) e do trevo. 
As crianças em idade escolar seguem ainda hoje uma pequena tradição, beliscam os colegas que não usam verde neste dia. 



Como eu disse, seria um evento de ligação entre o país e a igreja, o santo em si, mas sabe como são os bebedores, sempre arrumam uma boa desculpa para beber, não adianta. Você pode ser de outra religião ou de repente nem ter um, gostar ou não da igreja, só lembrar da Irlanda por causa do maldito Henry que meteu a pata na bola e fodeo com eles nas eliminatórias da Copa de 2010, mas você vai se vestir de verde (ou não), o que seja, mas vai acabar comemorando de alguma forma, bebendo com os amigos. Sendo o pub irlandês ou não. 


No fim, o que importa é que você não acabe o dia sóbrio, mesmo não sendo Cristão.
Pode beber o homenagear São Patrício à vontade: Odin entende e perdoa.




Nenhum comentário:

Postar um comentário