domingo, 13 de maio de 2012

Instinto Materno

Óóóóiiimmm! Mamães bichinhos, com seus filhotinhos! Como o instinto maternal é lindo, no mundo animal!

1 - Focas:

As mamães focas são altamente dedicadas nos primeiros doze dias. Na verdade, elas não comem durante todo esse período. Infelizmente, após passados estes doze dias, a fome fala mais alto. Ela sai em busca de comida e já está pronta para acasalar, novamente.

Ao contrário de muitas outras espécies, as focas contam com um desmame brusco, aonde o filhote de foca não pode continuar a sobreviver por conta própria, ainda. Geralmente, o filhote é deixado encalhado no gelo, por conta própria, pelo próximo mês e meio, ficando incrivelmente vulneráveis ​​aos predadores. Os bebês chegam a perder metade do seu peso corporal durante esse período de jejum prolongado. Finalmente, quando estão com cerca de oito semanas de idade, eles estão prontos para nadar e são finalmente capazes de começar a caçar sua própria comida. Com uma infância assim, não é nenhuma maravilha que pelo menos 30% de todos os filhotes morrem durante seu primeiro ano.


2 - Cucos

Talvez a mãe mais famosa que tem os piores instintos maternos seja a mãe-cuco. Todos sabem da habilidade que toda mãe-cuco possui: ela procura pelos ninhos de outras aves para colocar seus ovos. Assim, seus ovos são chocados e nascem no meio de outras ninhadas. Como os cucos são grandes, normalmente o filhote de cuco cresce mais rápido, inclusive jogando seus "irmãos" adotivos para fora do ninho. Como é maior, também, acaba conseguindo mais comida, na competição com seus irmãos.










3 - Pardais

Uma mãe humana, se soubesse que o marido tem uma segunda família, pediria o divórcio e pensão. Simples. Porém, a mamãe-pardal, quando descobre que o macho tem outra família, o segue até descobrir onde fica o outro ninho. Então, mata todos os filhotes da outra ninhada de seu "marido". Assim, ela garante que o macho irá se dedicar mais à sua ninhada. É como se a sua mãe matasse seus meio-irmãos, para garantir que o seu pai lhe dê mais atenção.








4 - Pandas

Eu sei, é difícil pensar qualquer coisa negativa sobre essas criaturas adoravelmente fofinhas, mas a realidade é que eles são pais muito negligentes. Na verdade, geralmente os pandas têm gêmeos, só que quase nunca cuidam de mais do que um filhote. A mãe escolhe o mais forte e o cuida mais, dando menos cuidados ao mais fraco que, quase sempre, morre.

Para ser justo, não é inteiramente culpa dela; bambu é notoriamente pobre em nutrientes, por isso é quase impossível para uma mamãe-panda produzir leite suficiente para alimentar dois filhotes. Mesmo assim, ainda é uma decisão dura para uma mãe fazer. Pelo menos os filhotes abandonados em zoológicos ainda são tratados, mesmo porque os funcionários do zoológico não precisam se preocupar com a produção de leite limitada.


5 - Urso Negro

Totalmente ao contrário da mamãe-panda, a mamãe-ursa-negra têm de dois a três filhotes, normalmente. E cuida muito bem de todos eles. Ela gosta tanto de passar trabalho com uma ninhada tão grande que, quando tem só um filhote, é normal ela abandoná-lo, simplesmente porque um filhote, apenas, não vale a pena pelo seu esforço.





6 - Águias

Quando os filhos brigam, os pais - normalmente - sabem quando e como intervir, para acabar com a discussão. As mamães-águia, entretanto, mesmo vendo seus filhos brigares, não intervém: é comum que o filhote mais velho mate o filhote mais novo ainda dentro do ninho, com a mamãe-águia vendo a briga!









7 - Coelhos

Se você reclama que sua mãe não lhe dedicou muito tempo, quando criança, você tem sorte em não ter nascido um coelho. Logo após o parto, a mamãe-celha deixa o ninho e passa o dia inteiro procurando seu sustento, longe da toca. Ela só volta para ao ninho por alguns minutos, por dia, para alimentar os filhotes. Em sua defesa, ela está auxiliando os filhotes: esse comportamento ajuda a afastar predadores.



8 - Besouros

As mamães-besouros colocam seus ovos em alguma carcaça que encontram. Só que as larvas não se alimentam diretamente da carcaça. É preciso que a mamãe-besouro coma a carne e regurgite-a, já digerida, para as larvas se alimentarem. Contudo, nem sempre a carcaça é grande e tem carne suficiente para todas as larvas, o que acaba fazendo com que a mamãe-besouro coma algumas larva, para alimentar as outras.






9 - Lagartos

Muitas mamães-lagartos (de várias espécies), quando notam que seu ninho está sendo atacado e o predador é muito maior do que ela, ela toma uma medida curiosa: come todos os ovos. A lógica é simples: melhor ela se beneficiar do banquete, do que deixar que um predador de outra espécie o faça.










Nenhum comentário:

Postar um comentário