quarta-feira, 16 de maio de 2012

Hipocrisia

Esse texto está pulando na frente de outros cinco, de tão importante que ele é.
Se você chegou até aqui, leia com atenção.

Tem uma coisa que eu abomino: Hipocrisia.

A hipocrisia é, com certeza, a pior coisa que eu posso imaginar. Falaram mal de mim, com absoluta razão, por todo o tempo em que estive entregue à compulsão da mentira. Só que, mesmo no auge da pior crise, eu jamais menti tanto quanto a hipocrisia que domina todas as pessoas, ao meu redor.

Vamos deixar clara a definição de hipocrisia?


Certo? Compreendido?

Então. Dizer que vai ir à biblioteca, e acabar indo lutar em uma arena para ganhar dinheiro para um carro, é um mentirinha boba. Algo que magoa, mas não destrói um mundo. Agora, dizer que acredita em fazer o bem quando, na verdade, só está tentando compensar a dor por não ter impedido o ladrão que matou seu tio. Isso é hipocrisia.

Sim, acabei de chamar Peter Parker - meu herói favorito, durante toda a minha adolescência - de hipócrita.

Todos sabemos o que é certo e o que não é. Isso está a tanto tempo no nosso instinto, que já deve estar entalhado no DNA. Sim. Todos sabemos, exatamente, o que é o certo e o errado, em cada momento, cada decisão, cada encruzilhada das nossas vidas. Só que... o certo nem sempre nos favorece. E é exatamente aí que a hipocrisia se instala. Quando fazemos algo que sabemos que é errado, só para nos beneficiar. Pior: damos desculpas para, no final, convencemos a todos e a nós mesmos que o que fizemos está certo.


Sim, amigo. Você sabe que aquele dinheiro não era seu. Você sabe que não era para ter ganho a promoção. Você sabe que não deveria ter recebido aquele elogio. Sabe que nunca mereceu aquela garota. Sabe, exatamente, onde a sua filosofia de vida está furada. Aliás, estás tão cansado de saber onde estás errado, que tens terabytes de argumentos prontos para cada ponto falho do que defendes, só para teres ganho pessoal.

Seu time não é tão bom assim. Sua família não é tão boa assim. Você não tem todos os talentos que diz ter. Não estuda o quanto diz estudar. O sinal não estava verde. VOCÊ VIU A PLACA.

Só que... por um momento... aquilo te beneficiou. E, então, você diz que "ninguém está vendo, mesmo". Você transige e, embora saiba que é errado, dá de ombros.

Depois, na frente de todos, diz que não. Diz que faz tudo correto, o tempo inteiro. Cobra dos outros.

Depois você vem aqui, e diz que meu texto é raso, superficial, senso-comum.

Bem, amigos. Meu texto é tudo, menos senso-comum. Eis o melhor elogio que recebi neste ano:


Querem saber o meu segredo? Eu sou o cara que devolve o troco dado a mais. Eu sou o cara que fala na cara, porque não aguenta ser "agradável" com quem eu não gosto. Eu sou o cara que me entrego, quando faço cagada. E que deda, quando vê os outros fazendo burrada. Eu sou o cara que, se mexe em algo que não é seu, o faz com intuito de devolver, assegurar a integridade até que o dono apareça. Eu sou o chato da turma, que pede para a galera não fazer algazarra, quando a professora sai da sala. Mas sou o mesmo que olha no olho da professora e diz que a aula dela está chata e que eu não estou me interessando.

E isso tudo faz com que eu não tenha compromisso nenhum que não seja com merecimento próprio. Eu não peço aumento. Eu não peço promoção. Aliás, nem aceitaria, se não achasse que mereço. Eu sei, exatamente, o quanto mereço receber, hoje. E não aceitaria mais do que isso, pelo meu esforço.

Posso melhorar? Claro! E vou tentar. Mas jamais vou me permitir afirmar algo que não acredite, só para me beneficiar.

Porque tudo isso? Porque eu sou um mentiroso compulsivo. E estou em reabilitação. Sim, como se fosse um alcoólatra no AA. "Meu nome é Arthur e eu estou sem mentir a cinco anos". Não, nunca acaba. Amanhã é outro dia em que eu vou me controlar para não mentir. Para não ter uma recaída, eu parei TOTALMENTE. Tanto que não consigo mais mentir nem para mim mesmo.

Foi aí que eu descobri o que era a hipocrisia. E como TODOS praticam-na TODOS os dias.

E a hipocrisia, amigo, é a pior mentira que pode existir. Porque ela pega no âmago. Defendemos ela. Sem a menor vergonha. Com o tempo, ela começa a criar raiz na sociedade. Vira coisa normal.

Só há um modo de mudarmos esse país. Não, não é revolução, porque, mesmo que ela aconteça, será hipócrita. Servirá para beneficiar alguém. Se quisermos, realmente, mudar esse país, temos que nos tornarmos pessoas melhores. Fazer o certo porque é o certo a ser feito. Mesmo que nos prejudique diretamente. O certo a todo custo.

Só assim brasileiro deixará de ser bicho.


Nenhum comentário:

Postar um comentário