segunda-feira, 21 de maio de 2012

Músicas em Sequência

Eu sou de um outro tempo. Um tempo em que as músicas vinham em mídias físicas. Ter uma música significava ter, também, um disco, uma fita ou um CD. Claro que, como a mídia tinha custos para ser produzida, era caro demais fazer toda uma produção para uma única música. Claro que sempre existiram os Singles e Fitas Demo. Mas eles eram exceção.

O fato é que, muitas vezes, para termos uma única música, acabávamos comprando todo um álbum. Pelo menos 10 músicas vinham em cada álbum. Isso ajudava - muito - a descobrirmos músicas "Lado B". Àquelas músicas que nem o próprio artista achava que seriam sucessos. Músicas muito boas, na maioria das vezes. Músicas de verdade, arte pura, sem o desespero comercial dos grandes sucessos.

Mas os álbuns tinham outra característica: a sequência das músicas. Muitas vezes escutávamos a música que mais gostávamos nos álbuns e, como havia uma sequência, a próxima sempre era escutada.

Isso fazia - principalmente nos Discos e Fitas - com que a próxima música depois da que gostávamos "grudasse" na principal. Com a repetição extrema, nossa mente chegava a estranhar e, até, exigir a complementação da música que mais gostávamos.

Vieram os CD's e, junto, a possibilidade de fazer o "shuffle". O player "misturava" a ordem das músicas, nos dando sequências diferentes.

Veio a era digital e, com os famosos downloads, perdemos a noção de álbuns. Baixamos, somente, as músicas que gostamos. A rapaziada mais nova, provavelmente, sequer entenderá essa noção de complementação de uma segunda música, depois da primeira.

Como notei que isso acontece? No Player do meu computador, na empresa. Como meu trabalho é mais lógico do que público, passo a maior parte do dia com fones nos ouvidos. E, ao compor minha biblioteca de MP3, eu notei que:



1 - Até 2004, eu tenho álbuns completos, no player. Unpluged in New York, Dookie, Black, Kerplunk, Elephant, Nevermind, etc... Depois de 2004, eu tenho músicas soltas. Uma de um álbum, outra de outro, etc...

2 - Quando monto "listas", eu coloco muitas músicas que são a sequência das que escolhi, primeiramente, para a lista. Todas estas são as sequências dos álbuns.

Você que é mais novo, talvez não tenha esse "problema". Pena. Eu sei que o pessoal mais velho descobriu muitas pérolas em álbuns, só porque compraram um disco por causa de uma única música.

Vale a pena escavar. dar uma chance para o álbum completo. Escutar repetidas vezes cada música. Deixar que ela te envolva. Descobrir cada variação, de cada instrumento, durante a execução de cada música. Descobrimos coisas fantásticas.

A minha música preferida, por exemplo, jamais tocou em rádios (ao menos no Brasil). Chama-se Christie Road, do Green Day, do álbum Kerplunk. Esse álbum tem como principais músicas, "2000 Light Years Away", "One of my Lies" e a primeira versão de  "Welcome to Paradise".

Fica a dica.




Nenhum comentário:

Postar um comentário